Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 12:05 pm Assunto: Um Ficus benjamina sobre rocha fruto de várias técnicas! |
|
|
Olá, pessoal! Hoje decidi mostrar para vocês um Ficus benjamina que venho desenvolvendo há mais de dez anos. Ele foi construído originalmente de umas raízes de outro ficus que sairam pelo orifício de drenagem do vaso. Este vaso (1) ficava exposto em uma mureta da varanda do apartamento. Elas foram descendo até o chão e eu coloquei um vaso tipo mamadeira para recebê-las. Passaram-se os meses e o orifício ocluiu-se. Então eu serrei a raiz bem rente ao vaso original (2) e ela ficou lá viçosa por uns seis meses mais sem apresentar brotação de folhas e era também muito mole e flexível em sua estrutura. Foi aí que decidi fazer um enxerto (3) usando um galhinho da planta mãe. O enxerto pegou e cresceu forte lançando galhos e folhas. Percebi concomitantemente o endurecimento do lenho das raízes que agora se transformavem em tronco. Outro problema apresentou-se: o tronco era muito alto e, portanto, fiz uma alporquia para reduzí-lo (4). Após lançar raízes fiz o corte do tronco e plantei-a num vaso. Coloquei-a sobre uma rocha e amarrei com tiras de câmara de ar. Bem, depois de uns 5 anos acho que posso dizer que tanto trabalho valeu a pena. Ficou um belo conjunto de raíz sobre rocha.
Eis a foto de como o bonsai está agora em um vaso de cimento de fabricação própria e provisório!
Espero que tenham gostado. Bem, eu adorei! A arte do Bonsai nos permite este tipo de prazer. Abraços!
 _________________ Há quem ame e adore o Yamadori!
Editado pela última vez por Edmar Claudio M. da Silva em Qui Fev 21, 2008 1:08 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 12:33 pm Assunto: |
|
|
Oi Edmar,
o "gostoso" nesta arte é poder ver a ÁRVORE aparecendo com o passar dos anos
Boa composição, e desenho ilustrativo também!!!
Eu acho que você poderia inclinar o conjunto mais para direita, ou trabalhar para os galhos do lado direito ficarem maiores, dando equilíbrio a planta. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 2:46 pm Assunto: Ficus sobre rocha |
|
|
Obrigado, Alexandre, pelas preciosas dicas! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 2:55 pm Assunto: |
|
|
PUXA DE RAISES VC CONSEGUIL UMA ARVORE QUE LEGAL.
PARABENS PELA EXPERIENCIA E ADICA DO ALEXANDRE E BOA DEIXAR OS GALHOS DA DIREITA CRESCER UM POUCO MAIS VAI FICAR MELHOR. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 3:02 pm Assunto: |
|
|
Edmar,
No estilo raiz sobre rocha, as raízes devem "abraçar" a pedra, o que não parece ser o caso, a menos que não de para ver na foto. Então da próxima vez tente dispor as raízes de forma a abraçar a pedra, e de forma ainda que não fique espaço entre a raiz e a pedra, isto cria um efeito muito bom. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 6:34 pm Assunto: Raízes sobre rocha |
|
|
A rocha em questão se estende mais por baixo e as raízes realmente abraçam a pedra. Estão parcialmente cobertas! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 8:13 pm Assunto: |
|
|
Belo trabalho, Edmar, vc nos passa um método mt interessante para que possamos experimentar em nossas plantas. eu sempre podava as raízes excedentes,mas agora vou deixá-las crescer pra experimentar.
itamar nobre- natal/rn |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Nov 18, 2007 6:43 pm Assunto: |
|
|
Edmar . foi o uma maratona este teu bonsai , tu não tens as fotos de todas estas fases , seira legal se tivesse .
Este bonsai tem historia , heim???
Resumindo: Voce pegou as raizes+galho , tirou o que tava no meio ( isto é a arvore ) e fez outra rsrsrsrs.
O desenho tambem ficou show , Parabens
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 19, 2007 9:59 am Assunto: Ficus sobre rocha |
|
|
joellagunasc escreveu: | Edmar . foi o uma maratona este teu bonsai , tu não tens as fotos de todas estas fases , seira legal se tivesse .
Este bonsai tem historia , heim???
Resumindo: Voce pegou as raizes+galho , tirou o que tava no meio ( isto é a arvore ) e fez outra rsrsrsrs.
O desenho tambem ficou show , Parabens
Joel |
Pois é, amigo Joel. Não pude documentar a evolução em fotos pois, à epoca, não tinha uma digital e, também, porque não seguia um método de documentação do processo, mas o desenho esquematiza-o bem. Esta árvore, para mim, é a prova que na arte do Bonsai quase tudo é possível, basta saber o caminho e querer persistente e pacientemente segui-lo. Um abraço! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Nov 19, 2007 12:23 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Edmar
Trabalhos como este nos ensinam que temos que ter paciencia e nunca desistir...como voçe falou foram 10 anos
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Nov 19, 2007 1:31 pm Assunto: |
|
|
Eu te digo meus parabens dedicação faz a diferença Edmar.
Continue com esse belo trabalho!
E nos mande as fotos um ABRAÇO.  |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 21, 2007 9:23 pm Assunto: Ficus sobre rocha |
|
|
Obrigado, amigo Alberto Alves, pelo elogio e incentivo. Valeu! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Nov 21, 2007 9:25 pm Assunto: Ficus sobre rocha |
|
|
Obrigado,meu amigo Fabio Dougla, pelo incentivo. Um grande abraço! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|