FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Misho - Diário de 10 sementes
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Cleriston
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 19, 2007 1:02 pm    Assunto: Misho - Diário de 10 sementes Responder com citação

Olá pessoal!!

Depois de muito ler sobre estratificação eu me empenhei neste processo no ultimo final de semana, e gostaria de relatar a vocês a minha experiência.
Eu fiz o processo com 10 sementes.
5 sementes eu recebi da Melanie lá da Suiça
• Euonymus europaeus
• Taxus baccata
• Acer palmatum
• Carpinus betulus
• Acer campestre
4 sementes eu apanhei perto de casa e eu não sei o nome delas (vocês podem me ajudar? Clique e veja a árvore em que tirei a semente).
Semente 1 (ou é caliandra ou é parente)

Semente 2

Semente 3

Semente 4 (Acho que é flamboyant)

1 semente eu ganhei, e ela é de Mamona vermelha. Isto mesmo, Mamona. Sei que a Mamona é “praga”, pega muito fácil, mas eu resolvi também aplicar este processo nela para ver no que dá. Obs.: Essa Mamona eu acho muito bonita (Cor avermelhada).
Veja as sementes abaixo

16/11/2007
Eu esquentei água e medi com termômetro (de medir febre) até chegar +/- nos 38º.
Coloquei a água em uma garrafa térmica e despejei as sementes e fechei a garrafa.

17/11/2007
Retirei as sementes da garrafa térmica e fiz o mesmo procedimento do dia anterior (esquentar a água e despejar as sementes)

18/11/2007

Eu peguei areia grossa e peneirei e misturei com substrato HT (eucatex) (1/2 a 1/2 cada)

Neste momento me surgiu uma dúvida. Será se eu utilizo o resto areia que sobra na peneira ou se eu utilizo a parte peneirada? Fique com essa dúvida, pois a parte peneirada ela não tem tanta drenagem quanto a que ficou na peneira. Em compensação eu ouvi dizer que as pedras alteram o pH do substrato, e a parte que fica na peneira tem muita pedrinha.
Eu resolvi então utilizar a parte peneirada.
Para não sujar a minha geladeira (e não ter rolo com a patroa) eu coloquei um “feltro” (que a loja de agropecuária me indicou) no fundo dos vasinhos.
Como eu não tinha arame eu improvisei o "prendimento" do feltro no vaso

Depois de os 10 vasos prontos, eu coloquei 5 sementes de cada “tipo” em um vaso, e coloquei etiqueta no vaso para identificá-las.
Depois umedeci os 10 vasos com borrifador e coloquei aqueles plásticos “film” de cozinha nos 10 vasinhos. Ai me surgiu outra dúvida. Preciso furar este plástico? Semente respira?
Depois coloquei os 10 vasinhos na geladeira.

Quando eu tiver novidades eu posto aqui no diário das 10 sementes.

Vou fazer um resumo das minhas dúvidas e gostaria da ajuda de vocês :
Depois de penerar a areia, eu utilizo a parte peneirada ou o que fica na peneira?
Semente respira? Devo furar os “film” ?
Quais são os nomes das sementes que colhi perto de casa?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 19, 2007 1:35 pm    Assunto: Responder com citação

Belo trabalho de Fds hein garoto... Very Happy

A areia pra plantar sementes eu uso a parte peneirada e descarto a que fica na peneira.
Sobre as espécies:
Primeira:
Caliandra Selloi

Segunda:
Não sei posso chutar Pithecolobium Dulce

Terceira:
Leucena(eu acho)

Quarta:
Flamboyant

Sobre o plástico nao sei te dizerao certo mas fiz o mesmo processo que voçe com sementes de maça e deixei o plástico aate aparecerem os brotinhos...

Grande abraço
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: