|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jmarcal2004
|
Enviada: Qui Nov 15, 2007 2:35 pm Assunto: O que fazer com meu primeiro bonsai de Romã? |
|
|
Olá pessoal, sou novo por aqui. Ganhei um pré-bonsai em abril de romã e desde então venho consultando esse forum para tirar duvidas. Não consegui postar uma foto da planta pq minha camera digital está estragada mas queria uma ideia de voces.
Ela está naqueles vazos de plasticos e aparenta ter uns 2 anos. Já vi fotos de outros pré-bonsai de romãs por aqui parecido com a minha.
Pois bem, assim que ganhei ela deu 3 romãs, mas no inverno deu uma praga que parecia uma pluminha branca que acho que era colconilha. Elas mataram as romãs e quase perdi a planta, mas lendo aqui no site passei calda de fumo nela e podei os galhos secos e ela virou outra. Brotou muito, ficou verdinha.
Mas agora na primavera ela deu apenas 2 flores, uma morreu e a outra virou uma romã que não está desenvolvendo. As folhas estão escuras, com aspecto seco. Ela deu colconhilha de novo e tratei com fumo de novo e coloquei farinha de osso pensando que seja falta de adubar, mas agora quero saber a opiniao de voces para essas duvidas:
1) Quero coloca-la no escorredor para engrossar o tronco. É a época certa? mesmo tendo um fruto?
2) Porque ela dá tanta colconilha? Estou regando apenas quando a terra está seca pq li que elas aparecem com a umidade. Será que é porque a planta toma pouco sol?
3) Quero usar no escorredor o substrato que o Geraldo postou aqui com pedaçõs de tijolos com 3 a 5mm. Como vou quebrar isso sem máquina? Vcs tem alguma técnica?
Desde já agradeço
PS: Passei essa mensagem para o tópico Principiantes pq acho que será mais apropriado, mas não sei como excluir essa Desculpem |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qui Nov 15, 2007 8:35 pm Assunto: |
|
|
Cara é o seguinte. Dê um jeito de transpanta-la, nao se preocupe tanto em moer os cacos de telha, você pode usar areia grossa de construção mesmo, só se certifique de que haja uma boa drenagem. Jamais deixe a terra encharcada, este tipo de planta necessita de sol também. Garanta que vá tomar o maximo de sol possível e que a terra estará sempre úmida (é assim mesmo q se escreve e não com H mais).
Assim que você transpantá-la é bem capaz das flores e folhas murcharem, mas não se preocupe isso é comum nesta planta, elas irão brotar novamente. O Geraldo tem mais dicas sobre esta planta, mas te aconselho a já tira-la deste vaso e passar pra algo que dê mais espaço para as raizes crescerem.
Poste uma foto pra podermos ver a planta.
Att
NÃO ADUBE DEPOIS DO TRANSPLANTE, AGUARDE PELO MENOS 1 MES. _________________ José Carlos |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Nov 16, 2007 12:16 pm Assunto: Re: O que fazer com meu primeiro bonsai de Romã? |
|
|
Jmarcal2004 escreveu: | 1) Quero coloca-la no escorredor para engrossar o tronco. É a época certa? mesmo tendo um fruto? |
Sim, a primavera é a estação adequada para o transplante da espécie.
Jmarcal2004 escreveu: | 2) Porque ela dá tanta colconilha? Estou regando apenas quando a terra está seca pq li que elas aparecem com a umidade. Será que é porque a planta toma pouco sol? |
Este pode ser o motivo, pois a grande maioria das árvores precisa da luz solar direta (que também previne pragas e doenças) no mínimo por 4 horas diárias...
Jmarcal2004 escreveu: | 3) Quero usar no escorredor o substrato que o Geraldo postou aqui com pedaçõs de tijolos com 3 a 5mm. Como vou quebrar isso sem máquina? Vcs tem alguma técnica? |
Use a técnica do banquinho, cerveja gelada(que pode ser substituída por uma limonada) e marreta pequena
- você senta no banquinho, procurando um pom posicionamento. Empunhe a pequena marreta com firmeza, e vá quebrando os cacos de tijolo/telhas... a cerveja ou limonada é pra consumo próprio, pois dá uma sede...
Depois peneire tudo (cerâmica triturada) e descarte o pó, que pode ser nocivo.
Espero ter ajudado! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 1:04 am Assunto: |
|
|
Alexandre, adorei a sugestão da tecnica da Cerveja.
foi por isso que o trabalho não rendeu na ultima vez que fiquei quebrando cacos de ceramica. Não utilizei a cerveja.
Abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
sandro monteiro
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 9:55 am Assunto: |
|
|
Caro amigos a tecnica da cerveja é muito boa, acontece que eu exagerei um pouco e ainda hj estou com os dedos inchados de tanta martelada. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Nov 20, 2007 11:03 am Assunto: |
|
|
A não tive que comenta
Essa tecnica da ceveja é ótima
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
Jmarcal2004
|
Enviada: Qua Nov 21, 2007 10:50 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos que me ajudaram.
Irei fazer o transplante nesse fim de semana então. Vou quebrar o tijolo como foi recomendado (falta arrumar só o banquinho e a marreta pq a cerveja já comprei... )
Passei a colocar a planta cerca de 7 horas no Sol e aumentei a agua para deixar a terra umidade e a planta já virou outra. O fruto já está ficando vermelhinho e as folhas estão mais abertas.
Logo vou postar uma foto.
Agradeço mais uma vez a paciencia e ajuda de todos. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|