FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajudem -me ,caliandra,caindo folhas!
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
dudu631

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 7:54 pm    Assunto: Ajudem -me ,caliandra,caindo folhas! Responder com citação

As folhas de minha caliandra estão constantemente caindo,e o pior é que não estão secas,estão verdes...
Ajude-me!

E mais uma coisa,como cuidar de um caliandra:
Local?
Rega?
Já necessita de poda?
Qual terra usar?
Qual época floresce?
Pode desfolhiar?

www.freewebs.com/bestgamesclicboard
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Olá DUDU631,

Vamos aos dados da sua planta :

Nome Popular: CALIANDRA
Espécie sub-espécies: Caliandra Brevipes (está escrito esponjinha na etiqueta, é a mesma sub-espécie)
Família:Leguminosae
Origem:América
Altura (em ambiente natural): 6m

A Caliandra é uma planta belíssima, que emite linda floração no período da primavera ao verão.

Ela é bem sensível a solos encharcados, principalmente se está sendo cultivada na parte interna de sua casa.

O ideal seria deixa-la exposta ao sol evitando os maiores picos de raios solares, no entanto é preferível deixá-la a pleno sol do que em sombra constantemente.

O ideal seria até 10:00 hs e após 16:00 hs...mas é raro alguém conseguir fazer isso e nem é tão indispensável(somente nos dias de muito calor e sol é que ela poderá sofrer um ouco mais).

Dudu,é importante você saber que, durante a noite , a Caliandra costuma fechar as folhas, o que muitas vezes assusta, mas é uma estratégia utilizada para preservar-se no momento em que não há mais claridade (noite).Os Pitecos (Phitecolombium Tortum fazem a mesma coisa).

A sua planta possui um excelente caule e um futuro interessante, e talvez o problema não seja tão grande quanto você imagina, portanto NÃO DESISTA e tente fazer uma verificação geral a fim de que possamos resolver seu problema, ok?

1º Passo - Marcas nas Folhas, Galhos e Troncos

-Percebi que o tronco da planta está sadio, porém pela foto não dá para analisar os galhos e folhas.Procure por pontos brancos, aparência de ferrugem, ´´pó branco´´ ao longo dos galhos,pulgóes,etc...
Se não há evidência de nenhuma praga, vamos ao 2º passo.

2º passo: Verificação das raízes.

Com cuidado, retire sua planta do vaso e vá desmanchando com a mão o torrão de terra até que sobre pouca terra envolvendo a raiz.
Lave essa raiz com um jato de água e deixe ela bem limpa.
Verifique se ela está sadia, firme, ou amolecida como se estivesse ´´podre´´.
Analise da mesma maneira; pontos brancos, pó branco, pequenos ´´pulgões´´ e se estiver tudo em ordem vamos ao último passo de verificação.

3º passo: ´´Teste de Drenagem´´...ou seja,

verifique qual é a capacidade deste substrato (solo) de eliminar rapidamente os excessos de água para que não haja encharcamento e apodrecimento da raiz.

Você deve recolocar a planta no solo e jogar a água (réga normal).

Se a água ficar ´´empossada´´ na superfície, significa que seu substrato está compactado e retém a água.Se a água for rapidamente ´´sugada´´ pelo substrato e escoar com igual rapidez pela parte inferior do vaso, então seu substrato está com boa drenagem.

Depois disso, verifique se não há compactação de raiz, ou seja, as terminações sulfocadas e com o mesmo formato do vaso.Se estiver, você deve podar (cortar) cerca de 30% do volume em excesso da raiz.

Em seguida, seria ideal você trocar o substrato:

Eu utilizo 40% de Pedrisco+20% de Telha Picada+ 20%Areia + 20% de terra granulada e húmus de minhoca.

Porém o Substrato não é unanimidade, por isso vou indicar um substrato utilizado pelo amigo Geraldo Inocêncio que sempre apresenta lindos trabalhos aqui no Fórum.

Eu procuro seguir a linha dele adicionando Matéria Orgânica (húmus de minhoca) para suprir de forma mais adequada as carências nutricionais da planta.

Veja nesse tópico

http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=5584

Creio que será uma excelente opção.

Você pode também fazer mais furos na região inferior para ajudar a drenagem.

Quando tudo estiver pronto, mergulhe seu vaso em uma bacia segurando a planta até parar de borbulhar e coloque sua planta na sombra.

Nos dias seguintes, regue sua planta (e isso serve para quase todas) quando a superfície da terra estiver seca, ok?

Encerrado todo o procedimento, vá colocando a sua planta no sol gradativmente (1h, depois 2h...até atingir o horário normal).

A adubação deve ser feita após 30/40 dias de todo o processo.

Você poderá utilizar como adubo Torta de Mamona + Farinha de osso e Adubo Químico diluível em água (Ouro Verde,Biofert,etc...), mas não todos juntos.

Coloque a Torta de Mamona + Farinha de Osso no dia 01 e o adubo diluível no dia 15 de cada mês...por exemplo (também é só uma sugestão).

Estou à sua disposição para o que for necessário e desejo a você sucesso com suas mudas e Bonsai.

Abraços,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com

Editado pela última vez por Carlos Barrêto em Dom Nov 25, 2007 1:25 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 22, 2007 11:44 pm    Assunto: Responder com citação

caro amigo, seja bem vinda a esta familia.

Sua caliandra tem um futuro promissor, lindo nebari. Fique calmo, a caliandra é uma planta nativa, porisso mesmo apresenta grande resistencia. Vamos examinar cada passo com calma até sentir que descobrimos o que esta havendo.

As fotos que vc tirou a planta esta dentro de casa, queria saber se este é o local onde ela fica comumente. Como o Carlos mencionou é uma planta típica do nodeste, ai voce já sabe, o que ele gosta mesmo é de sol.

Amigo Carlos, grande resposta, mencionou tudo que pode estar ocorrendo.

Abraço fraterno
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 1:30 am    Assunto: Responder com citação

Olá Edmilson,

Obrigado...mas também estou suspeitando da falta de sol.

Abraços,

Carlos Barrêto

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
dudu631

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 9:56 am    Assunto: Responder com citação

Primeiro de tudo,obrigado.

Minha caliandra fica na varanda e pega sol todas as manhas,de tarde não bate sol,mas é bastante iluminado e com boa ventilação.Vou tirar fotos de perto das folhas para poder observar melhor.

E mais uma coisa.Eu já preciso trocar a terra dela?É porque,eu ainda nao to consguindo achar todos os ingredientes,tipo terra granulada,telha picada,e etc.É dificil pra mim,porque moro em niterói e não tenho muito acesso a lojas de bonsai e floriculturas.Eu estava procurando uma terra já pronta,mais tá dificil de achar...

Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 10:07 am    Assunto: Noticia não muito boa Responder com citação

Caro amigo, tenho uma noticia não muito boa pra voce: é dificil conseguir telha picada, a maioria do pessoal quebra telha ou tijolo e peneira (use oculos de proteção) ai é so misturar com terra vegetal. Para caliandra uso uma mistura de 50% terra vegetal e 50% telha picada. Tem alguns amigos que utiliza cupinzeiro, mas eu mesmo nunca fiz isto.
Quando realizar este procedimento de troca de substrato, deixe sua planta na sombra por uma semana e vá retornando ela gradativamente para o sol.

Algumas perguntas:

1 - Voce comprou recentemente esta planta ou esta com ela a algum tempo?
2 - Houve alguma adubação recente??
3 - Observou presença de insetos como formigas ou grilos?

Abraço fraterno
dudu631

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 10:43 am    Assunto: Responder com citação

1-Comprei quarta feira agora.
2-Não adubei,pelo menos eu não.
3-Achei um 'corpo' de um grilo,mas só esse.

Agora veja as fotos das folhas:

Veja como parece que foram mordidas:

Fiz o teste da drenagem,está perfeita.Nao vi as raizes ainda,porque ainda naum tenho o substrato para repor.

dudu631

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 10:49 am    Assunto: Responder com citação

Outra coisa,não tenho um triturador para triturar telha para o substrato,nessa coisa de substrato eu me dou muito mal,não sei nada sobre como fazer um substrato simples.
Será que em um loja especializada em bonsai eles vendem telha picada,areia granulada+pedriscos?

Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 1:00 pm    Assunto: Devagar nos descobriremos Responder com citação

Amigo, então pode ser este grilo que estava derrubando suas folhas, pode ser que veio junto com sua planta como brinde rsssssss. Observe bem em horas diferentes do dia se não tem outro companheiro dele por ai. Retire todas as folhas caidas no substrato e veja se cai mais folhas em quantidade significativa. Procure por formigas também, elas são danadas escondem por baixo das folhas ou mesmo no substrato.
Pelo sim pelo não aconselho pulverizar calda de fumo na sua planta, o cheiro espanta estas visitas indesejaveis.
Outro ponto, por ser recem adquirida ela esta "estressada", entenda bem, talvez uma mudança repentina de condições de luz, ou mesmo temperatura junto com solavncos durante o transporte e outros fatores podem causar isto. Calma a tendencia é que a caliandra estabilize e recupere, como ja conversamos é uma planta muito resistente.
Falo isto, porque ganhei uma caliandra que estava com o visual pessimo, e apos pouco tempo transformou-se.
Quanto ao tijolo ou telha moida, caso vc tenha poucas plantas, aconselho pegar um banquinho, um martelo e uma boa quantidade de suco.... vai precisar. Não tem outra forma, tem de quebrar o tijolo ou telha e peneirar. Varios sites vendem este produto, como por exemplo o bonsai Morro Velho, mas o vlor dos correios que fica caro. Vai devagar Quebre um pouco por dia, não precisa de pressa, use sempre um oculos para proteger a visão.

Abraço fraterno
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 1:02 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Dudu,

Eu comprei todos os ítens da Nipon Bonsai via internet.

www.niponbonsai.com.br em INSUMOS - Fale com a Geórgia e diga que o Carlos de São Paulo indicou...no site vc verá todos os ingredientes incluindo telha picada .

No Rio de Janeiro

KakuBonsai - 021 - 2286-9730 - www.kakubonsai.com.br
Bonsai Mania - 021-3150-1883 - www.bonsaimania.com.br

Estes do Rio não conheço pois nunca comprei.

Outra excelente opção (Substrato Pronto Qualitá)

araldig@hotmail.com Fale com Gerson Araldi ... ele está no Paraná e envia por correio dependendo do peso...senão por transportadora.

O problema nesses casos é o frete que fica entre 0,40 e 0,60 por Kg.

Abraços,

Carlos Barrêto

dudu631

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

M.U.I.T.O obrigado mesmo,ajudaram muito!Vou observar se cai mais folhas.

Quanto ao lance dos tijolos,acho que vou no Kakubonsai no rio,já liguei para lá...Eles tem algumas coisas de que preciso,o tijolo no momento não,mas eles disseram q em lojas de construção eu poderia achar(isso eu já tenho minhas dúvidas)...Se não der certo,vou ter q comprar na nipon bonsai mesmo,o ruim é que é meio caro o frete,mais vale tudo pelo meu bonsai!
Quebrar fica muito complicado para mim... Cool

Muito obrigado mais uma vez carlos e edmilson! Very Happy

Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Não sei em que cidade vc mora, aqui em ribeirão eu encontro o tijolo em lojas que vende produto para aquario.
Evitei falar, mas quebrar tijolo é um pé no ............ KKKKKK

Abraço fraterno
dudu631

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 1:33 pm    Assunto: Responder com citação

HAUHAUHAUHAUHAUHA,tambem acho...

É vou procurar aqui em Niterói.

Outra coisa,me de sugestões de o que fazer com esse bonsai(qual estilo),e o que seria um nebari?

Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

Caro amigo, já que mora em Niteroi, entre em contato com a Angela do papagoiaba bonsai, é uma pessoa fantastica terá o maior prazer em te ajudar. Não sei o telefone dela mas atraves deste link http://papagoiaba.forumvila.com/papagoiaba.html registre no forum, e envie mensagem pra ela. Ela esteve aqui no Bonsai 2007 é nota 10, aproveite também para conversar com o Luciano, é outro cara fabuloso, tem um viveiro lindo e sabe tudo sobre bonsai.
Quanto a estilo, vamos combinar o seguinte, quando verificarmos o que estava causando aquela aparencia estranha na planta e solucionarmos o problema passaremos a falar sobre estilo.
O site do Sergivaldo www.nativosdonordeste.com.br, tem alguns link otimo, é outra pessoa que ano que vem irá conhecer, pois esta quase certo que ele fará um evento sobre bonsai ai em Niteroi. Tem uma apostila no site dele que vc baixa gratuitamente, tem 84 pag e é somente sobre estilos, material otimo. E tem muito mais no site.
Nebari, é o primeiro terço do tronco da arvore que sai do substrato, incluindo raizes grossas. Ele é responsal pela aparencia de uma arvore velha. É outro assunto que poderá ver tanto no site do Sergivaldo quanto na pagina principal do Atelier do bonsai.
Esta cidade é linda. Vc esta proximo de grandes bonsaistas e o clima da região é ideal.

Abraço fraterno
dudu631

MensagemEnviada: Sex Nov 23, 2007 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Já mandei uma mensagem para ela(angela).Estou dando uma espiada la no forum...E valeu pelo outro site.

Sobre a minha planta,tirei as folhas danificadas do bonsai,e deixei as boas,fiz certo?

Onde posso achar calda de fumo,supermercados?

e mais uma coisa:onde posso achar a peneira,se eu tiver que quebrar os tijolos?

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: