|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Qui Maio 26, 2005 9:11 pm Assunto: bonsai de limão |
|
|
amigos,
hoje fiz uma loucura, apesar da época do ano (começo de inverno)transplantei um limão cravo(eu acho), num aguentei, há dois anos retirei do chão e passei p. bacia na engorda, na época fiz um corte 15 acima do chão, venho fazendo podas regulares e ainda não defini o estilo, provavelmente kabudashi, seu tronco tem 8 cm de diâmetro, e suas raízes desenvolveram muito, lavei toda a terra e passei p. bacia c. substrato de pedrisco 70% com matéria orgânica (carvão e casca de pinus decomposta), fiz uma poda muiiiiito leve nas raízes.
alguém tem mais alguma sugestão ou tem experiência com limão??
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Maio 26, 2005 11:59 pm Assunto: Re: bonsai de limão |
|
|
Amigo Jackson,
Tive a oportunidade de fazer alguns Bonsai de limão, e o que posso afirmar é que é uma planta mto resistente, creio q sua ansiedade nao trerá problemas para ela, se seguir todos os cuidados certos, borrifando a folhagem da planta e tudo mais, contudo é fazendo novas experiencias que nos tornamos conhecedores e verdadeiros praticantes de Bonsai, acho que ate o momento esta tudo certo com seu modo de trabalhar este limoeiro. Mais sempre é bom lembrar que este procedimento é meio arriscado para mtas plantas somente aceito pelas que toleram bem o trabalho e estao muito bem aclimatadas. Do resto é só, espero ter ajudado, t+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 2:27 am Assunto: |
|
|
Jackson, é como o Illex disse, só mesmo testando. Eu tenho 2 galegos que começei a cultivar no ano passado, empolgado por umas fotos de um belo exemplar do Geraldo Inocêncio. Um deles foi uma estaca de um broto ladrão feita em Agosto/2004.
Não tenho idéia da intensidade do inverno na sua região?? Como seria?
Por experiência própria (já matei um Citrus... uma das minhas poucas baixas) essa espécie, apesar da resistência, requer cuidado quando se trabalha com as raízes... não pode deixar desidratar de maneira nenhuma. Acho que esse seria o "Calcanhar de Aquiles" dessa espécie.
Acredito que alguns membros aqui do fórum, que cultivam espécies diferenciadas, tenham mais informações.
Não tem uma foto para matar nossa curiosidade?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 5:55 am Assunto: |
|
|
Illex e Felipe,
valeu pelas dicas, Tomei muito cuidado p. as raízes não secarem enquanto preparava o "terreno", praticcamente não cortei quase nada das raízes, somente uns 10 %, já preocupado com alguma reação ruim, o frio por aqui é ameno, apenas umas duas semanas por ano, e tbm nada de congelar.
Ah esqueci de dizer: trasnplantei tbm um ulmus, este pequeno, estava num balde somente com terra, putz! estava um 'BARRO", mas fiz raíz sobre rocha, ficou DEZ! as raízes abraçaram a pedra como um polvo. Vamos ver no que vai dar.
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 6:18 am Assunto: |
|
|
Jackson,
Você está nos deixando com água na boca... coloca aí umas fotos dessas plantas prá gente ver.
Quanto ao limoeiro, a aplicação de um hormônio enraizador também ajuda bastante na recuperação da planta.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 6:29 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo,
Quanto à fotos tem q esperar,, pois ñ tenho maq dig., vou revelar e scanear, depois eu mando.
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 12:09 pm Assunto: Limão |
|
|
Olá pessoal !!!!!!
Possuo um limoeiro bem pequeno, deixei muito tempo em vaso de espera, mês passado coloquei-o na bandeja, ele está todo aramado, muito bonitinho, mas não "sai do lugar".... folhas novas.... raríssimo. Já coloquei enraizador.... já fiz a "dança da chuva"..... e ele está lá paradinho.
Vou ver se fotografo ele hoje ainda, tà LANDO !!!!!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 12:21 pm Assunto: Re: Limão |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Olá pessoal !!!!!!
Possuo um limoeiro bem pequeno, deixei muito tempo em vaso de espera, mês passado coloquei-o na bandeja, ele está todo aramado, muito bonitinho, mas não "sai do lugar".... folhas novas.... raríssimo. Já coloquei enraizador.... já fiz a "dança da chuva"..... e ele está lá paradinho.
Vou ver se fotografo ele hoje ainda, tà LANDO !!!!!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
Opa aguardarei ansioso tbm as fotos amiga Angela.
Abraços:
Illex |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Maio 27, 2005 10:08 pm Assunto: |
|
|
Angela, nessa época é até normal... mas se você já transplantou e nada, aí é estranho... nesses casos pode ser feito um teste. Borrifar cobre neles e aguardar um mês... aí já tem que começar a sair brotos. Tem gente que prefere usar enxofre para brotação presa... eu já exprimentei com umas 10 espécies e o cobre resolveu. É aquele negócio... em algumas ele manda fora umas folhas, mas depois solta brotação com vontade.
Abração. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 29, 2005 5:32 am Assunto: Limão |
|
|
Dança da chuva foi ótima!!!!  |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 2:04 pm Assunto: |
|
|
Amigos queridos!!!
Aqui estão as fotos do meu limoeiro.
Essa é a frente:
Essa é a parte de trás:
O nebari:
E aí? Gostaram do meu mame?
Smakão
Angela - aprendiz de bonsaísta -  |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 5:50 pm Assunto: Limão |
|
|
Ângela,
Muito bonito o seu limoeiro. Esse nebari é TUDIBOM!!!
Ele é novo? Não me lembro de tê-lo visto na sua casa.
Um beijo!
Fábio |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 6:17 pm Assunto: |
|
|
Oi Angela, como vai?
Tem manchas nas folhas?
As folhas novas que estão mais claras, estão normais??
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 6:21 pm Assunto: |
|
|
Oi Ângela,
Muito legal esse seu limoeiro. Acredito que depois dessa "dança da chuva" ele irá brotar muiiiiiito!!
Que espécie de limão é ele? é um Kinkan?
Sei que você não me pediu opinião mas como só meio inquieto vou arriscar um palpite:
Visualize seu limoeiro retirando o primeiro galho, que nasce na parte interna da curvatura do tronco e que está quase que na mesma altura do que está à direita.
Diga o que acha. Seja sincera, se não gostar, pode xingar mesmo.
Um abração,
SErgivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 30, 2005 6:25 pm Assunto: Limão |
|
|
Felipe,
Que detalhista vc é hein! Não tinha percebido aquela manchinha clara.
Sergivaldo,
Achei a sua sugestão interessante.
Abraços,
Fábio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|