|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 9:23 pm Assunto: DESFOLHA,REGA E SOL |
|
|
Olá a todos,
Tenho um Fícus que peguei destruído há dois anos, quase morreu, tinha de tudo;Pulgões, Colchonilhas,Fungos,etc...
Hoje está com 80 cm e com muita brotação, folhas muito saudáveis mas não permitiam a percepção do ´´todo´´ da árvore para aramar, podar,e transformá-lo em Pré-bonsai.
Fiz a desfolha completa e gostaria de saber:
-Essa época é boa para desfolha?
-Devo adubar a planta sem folhas?
-Posso mantê-la no sol?
-A desfolha ajuda a próxima brotação para que venha mais abundante e com folhas menores?
Obs: Ainda estou sem câmera, mas em breve postarei a foto dela.
Grato.
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 9:49 pm Assunto: Velho Oeste |
|
|
Carlos
Você foi rápido no gatilho: atirou primeiro para depois perguntar!
Fique tranquilo, pois em sua região ainda é primavera, portanto, época adequada para todos os trabalhos.
Não é adequado adubar a planta após a desfolha, pois além de perder adubo devido à redução de absorção, quando a nova brotação estiver surgindo as folhas ficarão ainda maiores do que antes de desfolhar.
Você pode manter a planta ao sol, se não fez transplante.
Sim, a desfolha ajudará a reduzir o tamanho das folhas, mas este efeito é passageiro, pricipalmente se a planta for jovem. Lembre-se de que todas as vezes que desfolhar o metabolismo da planta vai ser muito reduzido, atrasando o desenvolvimento. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 9:51 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo, a principal vantagem da desfolha é justamente a diminuição da folha e o aumento do numero de galhos.
Mantenha a planta no sol, não esquecendo de manter o substrato sempre umido.
Quanto a adubação não costumo adubar uma planta sem folhas. Somente lembrando, quando for adubar, cuidado com o nitrogenio, ele é o principal responsável pelas folhas grandes.
Bonsai 2008 ta chegando
Abraço fraterno |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 10:28 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Ferreira, eu já estava esperando uma observação assim...rs... realmente fiz isso...atirei primeiro...mas sabia, ao menos, que não mataria a planta e, depois de tudo o que ela passou...só bomba nuclear para matá-la...foi uma prova de paciência 2 anos aguardando a melhora.
Não fiz transplante, está em um vaso grande e com o mesmo substrato.
Fiquei um pouco preocupado com o crescimento...mas tudo bem.
Quanto à diminuição do tamanho das folhas foi uma boa notícia porque estavam grandes e estourando de viçosidade, verde forte brilhando...deu dó de desfolhar, mas apresentava folhas muito grandes.
Edmilson,
Resolveu a questão da Caliandra?...que suadeira hein?
Obrigado pelo seu empenho com o Dudu e pela resposta à minha pergunta.
Não vou adubar por enquanto, mas valeu a dica sobre o Nitrogênio...penso em usar adubo orgânico no início.
Aliás, quando devo adubar...após ó completo reestabelecimento da folhagem?
Em breve postarei uma foto...
Abraços e muito grato, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 10:45 pm Assunto: Qual [i]Ficus[/i]? |
|
|
Carlos
Espere o completo restabelecimento da folhagem, pelo menos até o amadurecimento (verde vivo) das primeiras folhas, para iniciar a adubação.
Esqueci de perguntar qual a espécie de Ficus, pois o F. benjamina não costuma aceitar muito bem a desfolha completa (mas eu mesmo já fiz uma vez, antes de saber disso, e ele sobreviveu). _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 10:56 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
É o Fícus mais comum, com caule claro..que se vê em jardins de prédio...creio que seja o Benjamina mesmo...aiai...agora não durmo...rs
Agora, ele já passou por tudo que existe...rs...acho que aguenta.
Ainda bem que o seu deu certo...será que borrifar os galhos ajuda a não desidratar?
O mais difícil é saber o qu fazer com ele...tem bom Nebari, mas alguns galhos nasceram e se desenvolveram cruzados, por isso fica difícil dar uma forma.
Vou ver se consigo logo a câmera e posto a imagem.
Ferreira, mais uma vez obrigado pela ajuda,
Abraços _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Nov 25, 2007 12:27 am Assunto: |
|
|
Caro amigo, adorei poder ajudar o rapaz com sua caliandra (tinha um grilo no meio do caminho rssss), agora indiquei uns bonsaistas que mora na cidade dele para ele começar a ter contato com outros "loucos".
Quanto ao ficus: borrifar não adianta muito Carlos, caso seja o ficus benjamin, mantenha-se calmo pois ele demora para soltar nova folhagem. Outra coisa tem adubos organicos que são riquissimos em nitrogenio.
Assim que possivel, poste fotos. Eu também tenho de fazer isto.
Abraço fraterno |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|