FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alguem sabe como cuidar de uma Tuya Anã?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2007 9:50 am    Assunto: Alguem sabe como cuidar de uma Tuya Anã? Responder com citação

Do que está espécie realmente gosta? Crying or Very sad

Muito sol / Pouco sol ?
Sol direto / Sol indireto ?
Muita água / Pouca água ?
Substrato arenoso / Substrato denso ?

Eu tenho um exemplar desta espécie ao qual gosto muito, mas de um tempo para cá as suas folha tem amarelado e caido.
Ontem, sábado 24/11/2007, eu troquei o seu substrato que éra basicamente por terra preta, o que estava juntando muita umidade, por um substrato mais grosso, com predisco, cacos de telha, o mais comum de se usar.

Também podei suas raízes de forma moderada, pois já estava ocupando quase todo o vaso. Só não podei os galhos e folhas.

Não sei se isso vai resolver e por isso eu estou aqui pedindo ajuda de todos vocês que já tem uma ótima experiência com as plantas.

Olhem uma foto dela, nesta foto as folhas ainda estão bem verdes, hoje está com o mesmo formato mas com muitas folhas amarelando e secando (30%).

http://www.8p.com.br/bonsaibrasil/flog/#a6252175-5087279

Franco da Rocha - SP

Cultivando idéias e a Natureza
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2007 10:28 am    Assunto: Responder com citação

Ola amigo, seja bem vindo ao forum.

Sou mais um iniciante, esta planta para mim é uma incognita. Tenho algumas aqui em casa, mas ate hoje não consegui desvendar seus segredos. As vezes o puro fato de aramar um galho já é o suficiente para que ele seque, outra hora, vc faz um procedimento muito agressivo como poda de raizes e a planta responde super bem. O pouco que sei é que gosta muito de sol e que deve manter a planta com o substrato sempre úmido.
No caso de sua planta por ter passado por uma pode de raizes, sugiro que mantenha na sombra por uns 15 dias e depois de acordo com suas observações vá colocando no sol novamente, sempre aos poucos e no principio nas horas que o sol é mais fraco.

Abraço fraterno
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2007 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

Para facilitar a visualização

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2007 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Edmilson escreveu:
Ola amigo, seja bem vindo ao forum.

Sou mais um iniciante, esta planta para mim é uma incognita. Tenho algumas aqui em casa, mas ate hoje não consegui desvendar seus segredos. As vezes o puro fato de aramar um galho já é o suficiente para que ele seque, outra hora, vc faz um procedimento muito agressivo como poda de raizes e a planta responde super bem. O pouco que sei é que gosta muito de sol e que deve manter a planta com o substrato sempre úmido.
No caso de sua planta por ter passado por uma pode de raizes, sugiro que mantenha na sombra por uns 15 dias e depois de acordo com suas observações vá colocando no sol novamente, sempre aos poucos e no principio nas horas que o sol é mais fraco.

Abraço fraterno

Pois é, essa planta é um quebra cabeça. Muito bonita mas dificil pra caramba de mater.

Obrigado pelas dicas amigo e se sober de mais alguma coisa eu ficarei muito feliz, um forte abraço e até logo

Franco da Rocha - SP

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Dom Nov 25, 2007 11:18 pm    Assunto: Responder com citação

joellagunasc escreveu:
Para facilitar a visualização

Joel

Obrigado pela dica com as tags IMG Joel, um grande abraço para você

Franco da Rocha - SP

robinsonalexandre

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 10:25 pm    Assunto: Fotos Atuais da minha Tuya Anã Responder com citação

Pessoal, depois que eu troquei o substrato do vaso eu só percebi que a cor da ponta dos galhos ficaram mais verdes, mas ainda está com muita folha secando.

Por favor dêem uma analisada e me ajudem a salvar essa Tuya, por favor pessoal.

Esse é como ela estava a mais ou menos 3 mesês:

Essas é como ela está agora:

Um grande abraço para todos e aguardo a opinião de vocês.

Franco da Rocha - SP

robinsonalexandre

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2007 9:46 pm    Assunto: Alguém por favor me ajude.. Responder com citação

Será que alguém tem algum conhecimento com a Tuya Anã? Sad

Poxa, eu não gostaria de perder a minha, mas não sei o que fazer...

As fotos dela estão logo acima desta mensagem

Até mais e aguardo por vocês pessoal

Franco da Rocha - SP

robinsonalexandre

MensagemEnviada: Dom Dez 02, 2007 1:58 pm    Assunto: Por favor me ajudem! Responder com citação

Crying or Very sad Ohh Pessoal, me ajudem

Meu bonsai está cada vez mais desmingüido.

Agora eu realizei uma poda nos galhos para permitor a passagem de Luz do Sol.
Também estou deixando ela por mais tempo no Sol, as vezes o dia todo e deixo no sereno a noite.

Pessoal, ajudem asse aprendiz a salvar uma árvore.

Um grande abraço à tdoso

Franco da Rocha - SP

Jorge Ribas

MensagemEnviada: Seg Dez 03, 2007 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Robinson

A nana é muito exigente quanto a iluminação, água e adubo. No caso da sua, pode-se perceber que as folhas secas estão no meio da folhagem, o que sugere que a luz não está chegando até elas. A meu ver você precisaria primeiro remover todas as folhas secas e depois reduzir a quantidade de folhagem ainda verde. Deste modo você cria espaços para o sol chegar até a parte interna da planta. Seria aconselhável girar o vaso de vêz em quando para o sol atingir todos os lados. Ela gosta de ficar direto no sol, mas se for do tipo escaldante, ela também reclama. Eu deixo as minhas em pleno sol o ano todo exceto no verão, quando ela fica no sombrite 50%. Não falhe na rega (substrato com boa drenagem) e não esqueça de adubar. Se faltar uma destas 3 coisas ela sacrifica (seca) algum galho.

Espero ter ajudado!

http://www.jorgeribas.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
robinsonalexandre

MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2007 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

Jorge Ribas escreveu:
Caro Robinson

A nana é muito exigente quanto a iluminação, água e adubo. No caso da sua, pode-se perceber que as folhas secas estão no meio da folhagem, o que sugere que a luz não está chegando até elas. A meu ver você precisaria primeiro remover todas as folhas secas e depois reduzir a quantidade de folhagem ainda verde. Deste modo você cria espaços para o sol chegar até a parte interna da planta. Seria aconselhável girar o vaso de vêz em quando para o sol atingir todos os lados. Ela gosta de ficar direto no sol, mas se for do tipo escaldante, ela também reclama. Eu deixo as minhas em pleno sol o ano todo exceto no verão, quando ela fica no sombrite 50%. Não falhe na rega (substrato com boa drenagem) e não esqueça de adubar. Se faltar uma destas 3 coisas ela sacrifica (seca) algum galho.

Espero ter ajudado!

Obrigago Jorge, vou seguir os seus conselho e torcer para que ela fique boa.
A coisa mais dificil para mim é que estou no trabalho o dia todo e não tem ninguém para renovela do sol quando está muito quento.
O que faço é deixa-la em meia sombra.

Até mais e obrigado mais uma vez.

Franco da Rocha - SP

robinsonalexandre

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 8:17 pm    Assunto: Socorro! Responder com citação

Pessoal, essa árvore é muito dificil de cuidar.

Não sei mais o que fazer!

Realizei uma poda para uma melhor passar de luz

Troquei o substrato por um que permita uma melhor circulação de água e nutrientes, sem deixar a raíz enxarcada

Estou controlando de perto a sua adubação e humidade do vaso.

Mas ela só séca!

O que deve ser feito com esta espécie de tão especial?

Poxa, não queria perde-la Crying or Very sad

Franco da Rocha - SP

nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 11:38 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Robson,

Nós bonsaistas temos a péssima mania de acreditarmos que todas as plantas são iguais e que, por isso, devem receber o mesmo tratamento quanto aos cuidados em sua manutenção. Sad

Esse erro tem custado não só a mim, mas a muitos outros bonsaistas, a perda de bons materiais. É uma perda frustrante, pois as vezes investimos tempo e dinheiro na aquisição de uma peça que particularmente nos atraiu, e na qual depositamos todo nosso trabalho e esforço, visando uma estilização que redunde num lindo bonsai. Sad

Em sua postagem voce menciona que fez mais de um envase com essa planta. O nome dela é chamaecyparis gracilis nana, e seu nome vulgar é falso cedro japonês. Alguns bonsaistas a chamam tambem por cedro nana, misturando o nome cientifico com o vulgar. Shocked

Em se tratanto de cultivo, com vistas a formar um bonsai, eu daria a nota 8,5 para essa planta, numa escala de dificuldade de 0 a 9. Isso significa que, mesmo os melhores bonsaistas, têm, vez ou outra, dificuldade em trabalhar com essa espécie, e conseguir com ela bons trabalhos, sem perda de ramas ou mesmo de galhos inteiros. Sad

E o mais interessante é que a maioria, eu inclusive, sentimos irresistivel atração por essa espécie, ignorando o grau de dificuldade de seu cultivo e condução. Shocked

Como toda planta, voce deve, tão logo adquire uma muda, lembrar que quando a planta estava no viveiro onde a comprou, ela provavelmente recebeu cuidados outros que, ao querermos transformar em bonsai, acabamos por ignorar. Plantas de viveiro devem ser aclimatadas em nosso viveiro, antes de mexermos com ela. Nunca se troca totalmente o substrato dessa variedade, num reenvase. Mesmo que as revistas especializadas e alguns digam o contrário, não se deve lavar suas raízes, pelo menos não no primeiro envase. Shocked

Ao acondicionar a planta no vaso, busca-se estudar, primeiro, qual o tipo de solo mais adequado para essa espécie. No caso da nana, uma mistura de terra leve (plantax, por exemplo), com casca de pinus e carvão vegetal, seria o ideal. Portanto, sem caco de telha e sem pedrisco. Shocked

Pedras sobre o solo do bonsai, branquinhas, podem até dar um visual "look", mas atrapalham, pois impedem que vc visualize o solo, para ver se está encharcado em demasia ou seco em excesso. Então, como um bonsaista experiente, descarte seu uso. Very Happy

Como disse o grande ceramista Jorge Ribas, a planta precisa receber luz solar e calor em todos os seus galhos. Excesso de ramas e galhos devem, então, ser eliminados. Entretanto, como essa planta apresenta acículas em escamas, e não folhas, vc deve retirar o excesso com os dedos, primeiramente, depois sim, corta os ramos excessivos com uma tesoura. Very Happy

A poda de refinamento deveria ter sido feita antes do reenvase. A "nana" exige certas condições de trabalho por parte do bonsaista: Se podar ramas e galhos, aproveite para rafiar e aramar. Nesse caso, não faça reenvase antes de um ano. Se for reenvasar, não faça poda de refinamento nem aramagem de galhos, nem elimine muitas raízes logo de cara. Shocked

Ainda que sua região seja melhor que Brasilia, quanto ao clima, aconselho manter sua planta exposta apenas ao sol da manhã (até no maximo as 12 horas), evitando o sol da tarde. Se estiver ao tempo, e estiver chuvoso, cuide para que não tome chuva todos os dias, para evitar o encharcamento do substrato, e a perda das raízes por asfixia.

Lamento dizer, contudo, que no caso da sua planta, será dificilimo sua recuperação, dadas as condições a que voce, inadvertidamente, a submeteu. Eu costumo dizer que a gente só aprende com os próprios erros, e que não buscamos conselhos por orgulho pessoal. Ao longo desses anos todos, tenho procurado mudar isso em mim, trabalhando justamente na observação do que faço de errado, bem como do que vejo no trabalho errado dos meus colegas bonsaistas, e aceito sim conselhos, pois sei que há muitos mais experientes que eu, outros que trilharam outros caminhos e que têm muito a ensinar. Sou sempre ávido por aprender. Very Happy

No mais, caro amigo, se sua planta não sobreviver, é dar a volta por cima, aprender com esses erros, e procurar fazer ainda melhor na próxima. Very Happy

Para tentar reverter o quadro: deixe a planta na sombra, evite molhar em demasia, aguarde que o solo seque um pouco antes de regar. Não adube em hipotese alguma. Retire essas pedras brancas, as ramas e escamas secas, corte os galhos secos (deixe um toquinho), e boa sorte. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Jorge Ribas

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Robson

O nickfury tem toda razão.
Acho que talvêz eu não tenha sido suficientemente claro e levei você a pensar que deveria trocar o substrato agora. No verão, ainda mais nas temperaturas que anda fazendo, a nana (e qualquer conífera) sofre muito. Como ela já estava prejudicada, é bem possível que seque completamente Rolling Eyes !
Se foi isso mesmo me desculpe. Mas não desista por favor.

http://www.jorgeribas.com
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2007 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Nicky,
suas observações vieram a calhar.
Estou para trazer para o litoral uma nana que está a tempos "largada" pelo meu pai no sitio, localizado na serra do Rio. Ele não tem experiencia e ainda mais com esta especie tem apanhado um bocado perdendo ramos e deixando ela ir crescendo.
Já estava a imaginar um substrato de tijolo e um pouco de terra bem tradicional

Lembrei de um ditado.
Inteligente é aquele que aprende com seus erros mas sábio é aquele que aprende com os erros dos outros.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Carlos Estevez

MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 4:41 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

nickyfury escreveu:
Robson,

A poda de refinamento deveria ter sido feita antes do reenvase. A "nana" exige certas condições de trabalho por parte do bonsaista: Se podar ramas e galhos, aproveite para rafiar e aramar. Nesse caso, não faça reenvase antes de um ano. Se for reenvasar, não faça poda de refinamento nem aramagem de galhos, nem elimine muitas raízes logo de cara. Shocked

Grande Nickfury,

Tenho uma nana que comprei há 1 ano e meio atrás - aliás, na loja que a comprei seu nome era "tuia desengonçada" Surprised . Ela veio em um vaso de violeta e em agosto a reenvasei para um vaso de bonsai. Por pura intuição, pois nunca obtive qualquer informação técnica dessa planta - no início cheguei a confundi-la com o shimpaku! - Embarassed resolvi manter quase que integralmente o torrão, por não saber o substrato correto, adicionando um pouco, somente para completar os espaços vazios do vaso, de uma mistura de areia e terra adubada. Já se passaram 5 meses e ela está bastante saudável, inclusive, a sol pleno aqui no Rio de Janeiro desde setembro! Shocked Ela tem 15cm de altura e 1.5cm de largura de tronco. Veja as fotos abaixo:

Porém, bem sei que meus procedimentos foram uma solução provisória, e, apesar da copa encorpada, fechada mesmo, contudo sem galhos e folhas ressecadas, estava pensando de no próximo inverno reenvasá-la com o substrato que vc colocou no seu instrutivo post. Mas e a copa fechada? Temo que com o reenvasamento se dê o mesmo processo que ocorreu com a planta do Robson! Crying or Very sad

Como você disse que deve haver um espaço de um ano entre reenvasamento e poda, qual devo priorizar nessas circunstâncias: a poda ou o reenvasamento? Question

Desde já muito agradecido
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: