Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ghazal
|
Enviada: Seg Nov 26, 2007 8:48 pm Assunto: Pré de Romã |
|
|
Pessoal, venho aqui postar agora a minha romã.
é a segunda primavera que passa comigo. Acho ele ainda muito jovem para qualquer aventura, mas se alguém tiver alguma sugestão fico grato
abraço a todos
 _________________ Marcelo Ghazal |
|
|
 |
GIULLIANO CARNEIRO 2.o PASSO

Registrado: 06/11/06 Idade: 52 Mensagens: 250 Localização: Porto Velho/RO
|
Enviada: Ter Nov 27, 2007 12:11 am Assunto: |
|
|
É importante você controlar a frutificação da sua Romã. O número de flores parece demais para a estrutura da planta. _________________ GIULLIANO CARNEIRO COSTA |
|
|
 |
ghazal
|
Enviada: Ter Nov 27, 2007 9:57 am Assunto: |
|
|
Valeu a dica colega, alguma sugestão para esse controle? em número de flores?
Estou pensando em no máximo 6 estou correto?
abraço _________________ Marcelo Ghazal |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Nov 27, 2007 10:16 am Assunto: |
|
|
ghazal,
eu tenho algumas romãs muito parecidas com esta que você postou. As minhas mudas estão em escorredores. Como o meu objetivo é o desenvolvimento da planta eu retiro a maioria das flores para que ela venha a dar no máximo 2 frutos. Penso que a floração/frutificação consome demasiada energia da mudinha.
Entretanto é certo que dessa florada que podemos ver, nem todos os frutos vingarão; é o que geralmente acontecia com as minhas.
Não há dúvidas que uma romãzeira com frutos é um belo espetáculo, mas se você quiser que ela se desenvolva mais rapidamente vai ter que abrir mão (pelo menos por enquanto) deste prazer...
Grande abraço...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
GIULLIANO CARNEIRO 2.o PASSO

Registrado: 06/11/06 Idade: 52 Mensagens: 250 Localização: Porto Velho/RO
|
Enviada: Ter Nov 27, 2007 9:15 pm Assunto: |
|
|
Se você deixar muitos frutos corre o risco de perder a planta, tive problemas coma minha devido ao número de frutos, pois ela começou a secar as folhas e quase perdi a planta. _________________ GIULLIANO CARNEIRO COSTA |
|
|
 |
ghazal
|
Enviada: Ter Nov 27, 2007 9:21 pm Assunto: |
|
|
Positivo e operante nobres colegas.
entendi o recado claramente.
A planta já está sem fruto algum e em breve vai para o escorredor/mamadeira, para dar uma encorpada legal.
Alguma sugestão quanto a época mais adequada?
Caso eu retire desde vaso, coloco no escorredor com o torrão intacto e completo com areia mesmo?
grande abraço a todos os colaboradores. _________________ Marcelo Ghazal |
|
|
 |
josecarlosbarros 2.o PASSO

Registrado: 20/10/07 Idade: 44 Mensagens: 248 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Ter Nov 27, 2007 9:57 pm Assunto: |
|
|
Retire este musgo aí amigo também. Recomendo um substrato com boa drenagem como pedriscos e como materia organica humus, terra vegetal e torta de mamona são boas opções. Não se esqueça de que o solo não pode ficar encharcado.
flw _________________ José Carlos |
|
|
 |
robinsonalexandre

Registrado: 19/11/07 Mensagens: 80 Localização: Franco da Rocha
|
Enviada: Ter Nov 27, 2007 10:02 pm Assunto: Isso vai depender da nutrição da planta |
|
|
GIULLIANO CARNEIRO escreveu: | Se você deixar muitos frutos corre o risco de perder a planta, tive problemas coma minha devido ao número de frutos, pois ela começou a secar as folhas e quase perdi a planta. |
O que ocorre quando a planta está produzindo frutos é o que ocorre com qualquer ser vivo.
Grande parte de seus nutrientes estão sendo encaminhados para os frutos e por isso deve-se ter um cuido a mais com ela.
É recomendável regar bem mais a planta e mantela no sol neste período e evitar adubos muito forte ou em grande quantidade, mas é ideal manter uma adubação mínima, bem de leve, muito leve. _________________ Robinson A. de Assis
Franco da Rocha - SP
Cultivando idéias e a Natureza |
|
|
 |
|