|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ANTONIO LIMA
|
Enviada: Sáb Dez 01, 2007 9:24 am Assunto: JABUTICABEIRAS |
|
|
Bom dia amigos,
Por volta de 30 dias atrás, fiz duas mudas de jabuticabeiras com parte do galho dentro de uma lata com água(parte descascada). Nos primeiros dias, cairam todas as folhas que existia e, posteror, brotou muitas outras. Está uma coisa linda, só que notei a dois dias atrás algumas(poucas) com a ponta queimada(seca).
O que será que está acontecendo?
Por favor, me ajudem.
Abraços,
ANTONIO LIMA
limalp2004@hotmail.com
Salvador-Ba |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 1:14 pm Assunto: |
|
|
Antonio não sei se temos o mesmo caso dias atras fiz uma estaca de ipê, tambem notei que na ponta da estaca estava seca, no entanto houve uma brotação na parte inferior da estaca acho que não problema pois futuramente irei retira-la.
espero ter ajudado  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 3:00 pm Assunto: |
|
|
Antonio, o fato delas terem brotado, não significa que a estaca está enraizada, ou mesmo enraizando. Aliás em 30 dias a jaboticabeira não enraizou, com toda a certeza.
Então,o que ocorreu até agora foi o seguinte: As folhas existentes cairam em função do corte do galho e a falta do abastecimento nutricional que a planta tinha. Depois, usando as reservas nutricionais do caule e mais a umidade fornecida pela lata de água, ela voltou a emitir novos brotinhos e folhas, mas ainda não está enraizada. As pontas queimadas podem estar ocorrendo porque ela já não tem reservas suficientes de nutrientes para alimentar tanta massa foliar e como ainda não tem raízes tem que "matar" algumas folhas para tentar salvar os brotos e gemas. Para o futuro tudo pode acontecer: ou ela enraiza a tempo de alimentar a massa foliar e torna-se uma planta (até agora é apenas uma estaca), ou se não enraizar a tempo torna-se uma estaca defunta. É cuidar e esperar.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
ANTONIO LIMA
|
Enviada: Sex Dez 07, 2007 10:59 am Assunto: JABUTICABEIRAS |
|
|
Bom dia amigos,
Fabio e Élios.
Obrigado pelas respostas de vocês, estarei aguardando o resultado da minha experiência. Espero que dê otimos resultados. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|