Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Seg Dez 03, 2007 5:28 pm Assunto: YAMADORI DE PITANGA |
|
|
Ola pessoal!
Essa pitanga tirei do meu quintal tem quase um mês, gostaria de sugestões para estiliza-la, ela tem +- 40cm de altura:
 _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
juliano
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 9:23 am Assunto: |
|
|
Bom dia Patrick!
Bela planta...
A segunda foto creio que poderia ser a frente da planta...
E de cara... esse galho pela frente do tronco pode ser cortado...
O tronco principal tbm está mto reto... se não fose por isso vc já teria em mãos uma planta a meio caminho...
Sugiro... eu faria uma alporquia e:
1) formaria outro tronco.
2) utilizaria esse 1º galho da esquerda para nova formação.
Essa é minha opinião.
Abraços _________________ Juliano Bolognini |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 9:48 am Assunto: |
|
|
Patrick,
se fosse minha iria por um estilo moyogi ou hokidashi e planta mais baixa eliminando toda a parte superior após o primeiro galho. Isso daria conicidade à planta e permitiria um maior movimento do tronco. A seguir um corte que imagino e alguns bonsai do Walter Pall (aliás, uma fantástica fonte de inspiração: http://walter-pall.de/Super%20shots/
Espero ter ajudado!
Grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 11:08 am Assunto: |
|
|
Oi Patrick,
Penso bem parecido com os amigos acima, pela segunda foto o tronco parece reto demais para fazer um "tronco duplo", então faria uma poda radical e com as novas brotações tentaria algo assim:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 11:31 am Assunto: |
|
|
Alexandre, algum dia você precisa me emprestar a sua máquina do tempo, ou qualquer dispositivo que você tenha, que te permita enxergar o futuro!!! Que visão! Patrick, taí o futuro da sua planta! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 11:45 am Assunto: |
|
|
Pedro e Alexandre gostei muito das sugestões.
Alexandre confesso que tbém gosto muito da suas projeções realmente vc tem uma ótima visão do futuro das plantas.
Pedro realmente ótimos exemplos mostrados por vc, e com certeza "walter" é uma expiração, já tenho o site dele nos meus favoritos. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 11:46 am Assunto: |
|
|
pedrotv escreveu: | Alexandre, algum dia você precisa me emprestar a sua máquina do tempo, ou qualquer dispositivo que você tenha, que te permita enxergar o futuro!!! Que visão! Patrick, taí o futuro da sua planta! |
Pedro se fosse possivel eu também queria
O cara é mestre!
Não é atoa que ele preside a Associação Pernambucana de Bonsai
Patrick agora é mãos a obra,quer dizer a planta...  _________________
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 12:04 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
obrigado pelos comentários!
Alberto, ainda falta muuuuuuuuuuuuuiiiiito para eu chegar ao cheiro do chulé de um mestre
Acredito e respeito que cada pessoa tem uma maneira de estilizar uma planta, muitos parecidos uns com os outros. A experiência e observação do que temos de melhor na natureza conta muito! Puxando pro "naturalistico" (do Walter Pall) ou não, obedecendo um pouco das REGRAS do bonsai, sem dúvida faremos trabalhos admiraveis  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 12:25 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, sou muito fã do trabalho e estilo do Walter Pall. Acho que é ele quem faz os mais belos bonsai do mundo, pelo menos para o meu gosto pessoal. Suas plantas me dizem mais justamente por serem "naturais". Mas você tem uma visão fantástica e capaz de mostrar um futuro bem plausível para os pré-bonsai apresentados... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 1:05 pm Assunto: |
|
|
Oi Patrik... tudo bem?
Belo material voce tem!
Na minha opinião, o Pedro deu um tiro certeiro... e o Alexandre, o tiro de misericórdia!!!!....
Sem dúvida esta seria minha opção... um moyogi pequeno, porém, utilizando a essência de sua planta!...
Pessoalmente tenho buscado reduzir meus bonsai "desajeitados", buscando exatamente isso!... As vezes, por pena, não fazemos uma poda radical... mas a longo prazo percebi que alguns bonsai com os quais agi dessa forma, começavam a me incomodar!...Então... poda radical neles!..
Apenas uma dica... se optar mesmo por podar como sugerido, deixe no local onde podou o tronco principal, um acabamento bem feito, pois dessa forma é quase certo que haverá, a longo prazo, uma cicatrização total, de forma que nem se percebrá mais que foi retirado o
tronco!....
Boa sorte...
Charles |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 2:52 pm Assunto: |
|
|
Realmente charles as vezes ficamos com pena de fazer poda radical, mas tbém tenho alguns que me encomodam por não fazer. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 04, 2007 4:02 pm Assunto: |
|
|
Patrick,
Em um encontro de bonsaístas, percebi que tinha que perder o medo (no meu caso não é pena, mas medo de perder a planta) de podar radicalmente! Depois que vi o que eles conseguiam com isso (leia-se Ronaldo do Bonsai Niterói e o Luciano Benyakob) acabei por aceitar e vou fazer isso daqui por diante. Por isso também ousei sugerir a mesma coisa a voc~e. Quanto ao que o Charles disse em relação ao acabamento, o Walter Pall costuma dizer que usa os cortes para gerar uma cicatrização natural, isto é, visível mas sem cara de alicate bola, por isso ele vai cavando de forma um pouco irregular, evitando algo circular. Numa revista vi também um processo em que se ia ajustando a cicatrização aos poucos, raspando com um estilete a área de forma a ter um corte bem limpo e sem falhas. Com o tempo e dependendo da planta, terá um cicatrização bem limpa e quase invisível. São dois métodos (cicatrização aparente porém estética e sem marcas), ambos muito interessantes! Boa sorte com a sua planta e continue postando a evolução dela, queremos ver isso!
Abraços! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
|