|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Dez 05, 2007 7:12 pm Assunto: Transformação de Junipero II |
|
|
Olá todos
Não sei o que terá acontecido...mas já em tempos coloquei este tópico e não o encontro
Por isso se estiver repetido...as minhas desculpas
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 05, 2007 7:13 pm Assunto: |
|
|
"Olá a todos
Hoje( 07-Out-06) coloquei foi dia de colocar mãos á obra no meu Junipero.
Ainda não era para o fazer dado que foi transplantado este ano, mas como me perceu responder bem á intervenção resolvi arriscar.
A parte lateral esquerda, por enquanto preciso dela viva para encorpar e ajudar a cicatrização...como ele é de pequenas dimensões, precisei mesmo de "abrir" alguns ramos, para os levar onde pretendia....esperemos que corra bem.
Se sobreviverem ( ou sobreviver ) aquela zona oculta no futuro irá ser madeira morta.
Está muito longe do que pretendo para ele e se, se safar começou agora uma etapa de restruturação da copa, já que o nebari está com aquela placa, para estimulação do crescimento radial, mais tarde virão os Jin´s e Shari´s.
Espero que gostem, agradeço comentários.
[ ]s
Castro" _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 05, 2007 7:14 pm Assunto: |
|
|
07-10-06
Olá a todos
Para melhor compreensão, o trabalho final, se ele não morrer, suponho que andará + ou - por aqui.
[ ]s
 |
|
|
 |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Dez 05, 2007 7:26 pm Assunto: |
|
|
Olá Castro,
Belo material tens em mãos, Precisa mesmo retirar o galho da esquerda? Me parece bem posicionado, só tentaria tracioná-lo para baixo.
O teu projeto ficou muito bom, contudo acho que o trabalho de madeira morta poderá não ficar exatamente da forma como está na projeção, pois para isto dependes do desenvolvimento deste galho a ser eliminado.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 05, 2007 7:29 pm Assunto: |
|
|
Para actualizar
Foto a 23-10-07
Foto a 25-11-07
Após uma poda para arejamento e eliminação de ramos indesejaveis...
Ao fazê-lo, porque não me preocupava quanto ao seu "caminho", do nada, surgiram-me + duas possiveis saidas para além do virtual ( tenho ainda de maturar a ideia durante algum tempo)...provavelmente será algo a levar em conta, no decorrer de algum "workshop" ou actividade Associativa...
Uma coisa é certa, é um projecto a médio longo prazo e o objectivo, tal como todos os meus outros, é no máximo um "shohin".
Espero que gostem,...qualquer comentário (mesmo que critico) que possam fazer no sentido de o melhorar, ficaria muito agradecido
Obrigado
[ ]s
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 05, 2007 7:46 pm Assunto: |
|
|
Olá Cláudio
Tudo bem!
Cláudio José Teixeira escreveu: | Olá Castro,
Belo material tens em mãos, Precisa mesmo retirar o galho da esquerda? Me parece bem posicionado, só tentaria tracioná-lo para baixo. |
Seria uma hipotese, com certeza...na altura, após alguns "esquiços", pareceu-me mais equilibrado com a madeira morta naquele local, e aumentou-lhe o dramatismo conferindo-lhe mais movimento/menos estático.
Cláudio José Teixeira escreveu: | O teu projeto ficou muito bom, contudo acho que o trabalho de madeira morta poderá não ficar exatamente da forma como está na projeção, pois para isto dependes do desenvolvimento deste galho a ser eliminado.. |
Pois é amigo, é uma verdade ....aquele ramo precisa/precisaria de crescer e engrossar bastante para ficar como o virtual...
É um facto...e um osso bem duro de roer , poderia talvez ir fazendo incisões na axila do ramo mais baixo, para ele baixar o metabolismo naquele local e favorecer o outro.
Outra das formas é/seria rachar o tronco principal e abri-lo com cunhas provisórias, dando ilusão de mais grosso do que na realidade é..já o vi ( artigo) fazerem-no num pinheiro e ficam bem...aumenta o dramatismo...
Mas uma das saidas que vi para ele é que o ramo mais baixo pode passar a madeira morta...o qu me sinto especialmente inclinado...seja para que situação for...uma facto também incontornável é que ele tem que engrossar mais
Haja Paciência...que alguma coisa há-de sair.
Obrigado pela ajuda
[ ]s
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Dez 06, 2007 9:21 am Assunto: |
|
|
Oi Castro,
como sei que paciência tens de sobra acho que este projeto realçará muito tua pequena árvore, formando um bonsai dramático e singular!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Qui Dez 06, 2007 11:17 am Assunto: |
|
|
Grande Castro sucesso com o projeto
Vai ficar muito bom...
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Dez 07, 2007 5:13 am Assunto: |
|
|
Grande Castro,
Não me lembrava deste projeto.
Muito bom, bem completo, bem ao seu estilo.
Parece que está respondendo bem ao encaminhamento.
Bato palmas. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 08, 2007 7:47 am Assunto: |
|
|
com paciencia se consegue tudo.
seu projeto e muito interessante e com certeza no futuro terás um beloi bonsai. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 08, 2007 3:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos Alexandre/Alberto/ Duprat e Flávio
Muito obrigado pelo incentivo
Na verdade estou com um dilema, ele está como se apresenta ali, mas como referi, o mais provável é ele vir a sofrer uma alteração de 180º...
Tenho que amadurecer um pouco mais a ideia...até porque a fonte de inspiração, não é baseada no Bonsai Tradicional ...
Por agora está assim...e o caminho é aquele...mas não é certo que seja o final ...
Mais uma vez Obrigado.
Cptos.
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|