Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 1:15 pm Assunto: Varrido pelo vento (Buxo) |
|
|
Estou trabalhando neste buxo a 5 meses . Estou postando para a opinião e criticas dos colegas.
Detalhe do nebari
Detalhe do inicio da aramação e poda
Removida o arame
Fiz um Sabamiki , no tronco com micro retifica
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 5:31 pm Assunto: |
|
|
Joel, uma sugestao minha seria tentar virar o detalhe do shamirik um pouco pra frente do bonsai e inclinar o tronco no sentido do vento, pela logica a planta cresceu em um local que sofre acao do vento, entao isso nao afetaria so os ramos mais finos do apice....o tronco em si, em seu processo de crescimento tambem foi fino como os ramos apicais. Aproveitando uma maior valorizada no lado direito do nebari q demostra q a planta dakele lado tem mais forca pois eh dakele lado q o vento incide.
abs!! |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 7:02 pm Assunto: |
|
|
Bela planta, sempre abalando em Joel. Voce tem muito materiais interessante.
N aminha visão, achei a copa muito compacta. Acho que se tirar oa ramos no centro e dar uma ligeira ondulação ao galhos.
Quanto ao tronco realmente poderia estar indo a favor do vento, como pede no estilo varrido pelo vento, porem a exceções, o Sergivaldo por exemplo tem um pau mulato lindo, onde os galhos apiciais estão em uma direção e o tronco principal em outro.
Esta é minha visão, porem sou miope. Aguarde a opinião de outros foristas.
Abraço fraterno |
|
|
 |

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 7:12 pm Assunto: |
|
|
O mais interessante do forum e a troca de opinioes . É por isso que eu sempre que trabalho uma arvore coloco ela no forum , para ouvir a opinião dos colegas.
Realmente eu estou para inclinar o tronco para o lado dos galhos mas estou esperando quando for renvasar.
Valeu
joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 9:30 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo, também adoro participar do forum, aqui me sinto entre amigos.
Prepare-se o Bonsai 2008, esta chegando
Abraço fraterno |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Nov 24, 2007 10:30 pm Assunto: Difícil |
|
|
Joel
Mesmo sob risco de ser voz dissonante, eu acho que a posição do tronco do seu Buxus está boa, favorecendo o nebari. Acho que inclinar mais vai parecer que a árvore perdeu o equilíbrio e está caindo, tanto pela inclinação do tronco quanto pelas raízes mais expostas do outro lado. A copa pode ser um pouco mais leve.
De maneira geral, também acho que o tronco deve acompanhar o movimento dos galhos, para dar mais harmonia ao estilo. Mas eu não acho que isso seja obrigatório, principalmente se buscarmos inspiração na natureza:
1) nem sempre o vento é constante e na mesma direção durante toda a vida da árvore;
2) na época de maior crescimento do tronco o vento pode não ser muito forte, de maneira que ele cresce normalmente na direção do sol;
3) a planta pode reagir à força do vento, de maneira que os galhos finos e jovens ficam temporariamente na direção dele, mas o tronco pode ter o crescimento principal na direção oposta.
Eu nunca tentei criar uma árvore no estilo fukinagashi, pois acho o mais difícil de todos, para ficar harmoniosamente convincente. Mas aprecio as tentativas dos colegas, afinal, é com a prática que se chega à perfeição. Parabéns pelo seu trabalho. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
|
|
 |

|
Enviada: Dom Nov 25, 2007 1:08 am Assunto: |
|
|
Ferreira , Laguna , minha cidade é uma cidade litoranea , o vento nordeste é famoso por aqui ( nordestão) e por isso possui muitas arvores que sofrem a açõa do vento praticamente 24 por dia , mas nem todas possuim o tronco inclinado , apesar de toda sua folhagem estar para um lado só.
Na verdade este buxus eu percebi que seria muito dificel dobrar o tronco por isso so aramei os galhos. Realmente Ferreira iria perder o equilibrio se eu inclinasse o seu tronco , pois iria expor as raizes do lado oposto.
O Sergivaldo possui este Pau Mulato que varrido pelo vento ou não possui uma beleza e harmonia incrivel.
Acho que o importante e darmos harmonia e beleza as nossas arvores
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Geraldo Magela f. da silv
|
Enviada: Dom Nov 25, 2007 10:11 am Assunto: |
|
|
Joel, no estilo varrido pelo vento todos os galhos devem estar na horizontal. E eu percebi que tem alguns galhos que não estão na horizontal.
Se fizer isso vai ter um bom varrido pelo vento.
Abraço
 _________________ Olá, Quero dizer que é um prazer pra mim estar associado com voces. Eu amo esta arte milenar. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 25, 2007 10:20 am Assunto: |
|
|
Este pau mulato do Sergivaldo é lindo. Um dia chego neste patamar... Paciencia é a regra mais importante.
Abraço fraterno |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 26, 2007 10:03 am Assunto: |
|
|
joel concordo com o ferreira nas suas observções , e acho que se vc desfolhase para não ficar tão compacta como esta daria mais sensibilidade pra sua planta.
abraços. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Dez 02, 2007 4:40 pm Assunto: |
|
|
que beleza este trabalho do sergivaldo hein. Realmente sou fã dele de carteirinha. Pena que sumiu aqui do forum.
mas antes de esvaziar as copas pq nao tenta criar paramares. vazios na horizontal tal como na planta do sergivaldo.....
sei q o buxinho quer sempre espichar os brotos para cima. Mas antes de podar de uma olhada na tecnica de amarar que me parece muito apropriada para os buxinhos (to fazendo propaganda disso a um tempão e ninguem dá pelota). No video numero 5 da bonsaifarm tv . tenho usado a tecnica largamente em meu ulmus tambem varido pelo vento. antes eu podava os brotos que nasciam no sentido contrario ao desejado e agora aproveito quase todos. O puxado para o sentido correto é até melhor pois dá bem a sensação de que o broto nascem querendo ir para um lado e foi forçado a mudar de direção.
o link:
http://www.bonsaifarm.tv/content/category/4/15/51/ _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Ivo 2.o PASSO

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 219 Localização: Nova Petrópolis - RS
|
Enviada: Seg Dez 03, 2007 12:20 pm Assunto: |
|
|
Joel,
Acho que falta um pouco de jins na copa. Quando o buxo cresce em grandes altitudes e torna-se fukinagashi, sua madeira rija favorece a formação de jins. Seria uma boa maneira de diminuir o impacto visual da massa de folhagem.
Um abraço!
Ivo _________________ Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Dez 09, 2007 10:13 pm Assunto: |
|
|
Pessoal desculpa a demora para responder , mas o forum não esta me mandando email quanto tem resposta ao tópico.
Uma amiga que trabalha a um bom tempo com bonsais e tem uma grande experiencia , deu uns toques nele e ja mudou bastante , com relação ao tronco quando trocar de vaso vou procurar inclina-lo para o lando para se enquadrar num fukinagashi
Abraços
Confúcio |
|
|
 |
Fred Rodriguez 1.o PASSO

Registrado: 17/10/07 Idade: 53 Mensagens: 107 Localização: Maricá RJ
|
Enviada: Dom Dez 09, 2007 11:19 pm Assunto: |
|
|
Joel,ta valendo a pena o trabalho
parabens _________________ Frederico Rodriguez da Cunha |