Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vhobus Visitante
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 4:27 pm Assunto: Ficus retusa 2005 - 2007 |
|
|
Olá Amigos...
Quero mostrar o desenvolvimento de um ficus retusa que estou trabalhando desde 2005. Trabalho inicial: Pora Radical.
2005: poda radical
2006: brotação, desfolha e aramação:
Foto atual:
Comentários, sugestões...??? |
|
|
 |
edubessa 1.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Mensagens: 168 Localização: campos dos goitacazes
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 5:08 pm Assunto: |
|
|
Comentarios , sugestões não só elogios, ficou maravilhoso .
Achei interessante que voce não colocou em um vaso maior, uma bacia nem nada ele se desenvolveu num vaso do mesmo tamanho o tempo todo.Parabéns. _________________ EduBessa |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 8:11 pm Assunto: |
|
|
Valdir, mais uma beleza de trabalho. Na minha modesta opinião de iniciante não vejo muito mais o que fazer... Se fosse meu já o consideraria pronto a menos de um adensamento na copa...
Edu, os mais experientes podem me corrigir se for o caso, mas acredito que a razão de o exemplar não haver sido colocado num escorredor ou vaso de treinamento, a esta altura, deve-se ao fato de o tronco já estar suficientemente grosso e provavelmente as raízes de alimentação bem desenvolvidas... A julgar pelo tempo (2005) talvez esta muda seja um Yamadori...
Abraço a todos...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 10:05 pm Assunto: |
|
|
Valdir , sem comentários , digno de ganhar qualquer concurso.
Ah! eu com um desses!!!!
Nota 1000
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 8:28 am Assunto: |
|
|
Valdir,
tenho um gosto especial pelos ficus e este está de "babar"
Mais uma grande aula de formação! Olhando todo conjunto final, achei que este belo vaso ficou um pouco grande, que achas? _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 8:52 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal...
Obrigado pelos coments....
Alexandre... Tem razão... o vaso ainda não é o adequado. Penso num retangular um pouco mais baixo.
Também preciso enxertar mais raízes pra formar um nebari mais Radial. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 8:55 am Assunto: |
|
|
Pois é Valdir,
o que for feito daqui pra frente só poderá deixá-la mais bela ainda  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 9:56 am Assunto: |
|
|
Pensei em algo assim.... que tal?
 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 5:05 pm Assunto: |
|
|
muito bom valdir esta muito bonito esse ficus .
achei o vaso retangular melhor ficou mais harmonioso . _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 9:39 am Assunto: |
|
|
Valdir,
Seria um belo vaso! Os desenhos e contornos arredondados combinariam com a espécie! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 12:24 pm Assunto: bonsai |
|
|
Valdir,
Excelente trabalho de formação estrutural. Creio que, o melhor caminho agora, seja o apontado por voce, a complementação do nebari, inclusive no sentido de melhorar aquela raiz mais grossa que sobressai na frente à direita. A densificação da copa está ótima, tambem, mas há que harmonizar melhor a forma triangular da planta, diminuindo o comprimento dos galhos superiores, creio.
Quanto ao vaso, eu optaria pelo redondo, mas um pouco mais raso. O retangunlar não confere originalidade para a planta, não realçando, de maneira mais interessante, o forte tronco dela, o que realmente é o grande atrativo dessa planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 7:48 am Assunto: |
|
|
Obrigado Nicky...
Quanto ao vaso, este é de barro comum feito em floricultura e com queima baixa. Por isso quero trocar. Mas, penso ainda num retangular, por ser mais clássico.
A forma triangulas é geralmente aplicada a Juniperus e outras plantas de clima temperado. Em plantas de clima tropiocal costuma-se usar a copa levemente aredondada. |
|
|
 |
newgalileu 1.o PASSO

Registrado: 13/07/07 Idade: 47 Mensagens: 113 Localização: São João Batista S.C.
|
Enviada: Sex Dez 21, 2007 9:46 pm Assunto: |
|
|
que maravilha de planta. ficou lindo, parabéns. só uma dúvida, o que são aqueles saquinhos tipo rede so bre o substrato? é algum tipo de adubo? |
|
|
 |
|