FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Zelkova - fotos - opiniões
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 12:52 am    Assunto: Zelkova - fotos - opiniões Responder com citação

Venho trabalhando faz algum tempo esse exemplar....

Creio que está na hora de envasar e peço opiniões sobre sua estética e modelos de vasos adequados...

Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/04/07
Mensagens: 264
Localização: Nova Friburgo - RJ

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 1:38 am    Assunto: Responder com citação

UAU !!!
Fabioso, SHOW!!!
Nada mais a dizer, senão que espero ver a foto dela envasada e evoluindo sempre!
Cara, fantástico!!!
_________________
Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 04/10/07
Mensagens: 226
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 2:19 am    Assunto: Responder com citação

Olá Fabioso,

Linda a sua Zelkova...onde acho uma dessas?...rs

Olha, para coníferas e ainda mais caducifólias como a Zelkova, eu indicaria um vaso retangular sem esmalte...bem tradicional.

A cor marrom terra daria um bom contraste.

O Jorge Ribas tem um que acabei de comprar que é o RT 005 D.

Veja:



O preço é muito bom R$ 29,90 + frete e a qualidade, excelente.

Precisa ver se o tamanho comporta sua planta.

Posso estar muito enganado, nesse caso, o Jorge irá lhe ajudar www.jorgeribas.com ... consulte ele...mas eu gosto muito desses vasos tradicionais para coníferas.Não esqueça de ver a questão dos tamanhos.

Abraços.
_________________
JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 59
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Fábio,
gostei da tua Zelcova, junto com Piteco e Ácer, esta é uma das espécies que ainda pretendo adquirir...
Acho que o tronco está com boa conicidade e movimento para um MOYOGI. Como criticar é fácil, tem uma coisa que me incomoda quando olho pra ela; o fato de os patamares saírem praticamente do mesmo nível do tronco, sobretudo o primeiro, mas é só opinião de iniciante...
No mais parabéns pelo trabalho até agora.
Grande abraço.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 12/04/07
Mensagens: 264
Localização: Nova Friburgo - RJ

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 9:58 pm    Assunto: Responder com citação

Fabioso, será que não dá para postar uma foto com vista de cima, gostaria de apreciar a tridimensionalidade da planta... Mais uma vez, parabéns!
_________________
Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 52
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 8:34 am    Assunto: Responder com citação

Fabioso,

concordo com os amigos foristas...
Um vaso retangular com bordas arredondadas pode ficar muito bom!
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 21/12/05
Mensagens: 1504
Localização: coronel vivida pr

MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

Olá,

Depois de algum tempo sem participar do Forun, deveria apenas observar, mas me pareceu que a aramação mais grossa está danificando o tronto é isso mesmo?

Ivanil
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 1:38 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas dicas. Pelos meus cálculos eu precisarei de um vaso retangular de 30cm por 4 cm de altura.

Os arames, por enquanto, não estão danificando o tronco. Na verdade esles estão com certa folga no tronco e começado a apertar nos galhos....

Quanto ao número de ramos na mesma altura, estou esperando o exemplar estar mais cheio de folhas pra eu escolher alguns galhos para eu remover.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 64
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 3:23 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Fabioso,

Parabens por seu lindo trabalho até esse ponto. Realmente, é algo complicado estarmos formando uma estrutura que seja harmonica no todo, mas vc está no caminho certo. Very Happy

Acredito que uma boa idéia seja a de eliminar agora os galhos que desqualificam a boa estruturação de sua planta, ao invés de esperar a densificação. Ao fazê-lo, opte tambem por reduzir o comprimento de todos os galhos remanescentes. Isso irá propiciar novas e vigorosas brotações nos galhos, permitindo que vc possa fazer, apenas via poda de manutenção, sem usar arames, uma ramificação mais adequada à formação dos galhos. Very Happy

Há um site interessante, que ensina didaticamente como formar uma boa estrutura de galho, e que transcrevo abaixo, para ajudá-lo a dar continuidade a seu trabalho. Num primeiro momento, antes mesmo de pensar em vaso, penso que seria mais interessante estar transplantando seu pré para uma bacia plástica grande, perfurada na lateral e no fundo, que deverá ser posicionada sobre uma base mais alta, para evitar o contato das raízes com o solo. Very Happy

Acondicionando sua planta na bacia, vc terá maior controle sobre seu crescimento, podendo administrar melhor a rega, a adubação e as podas de manutenção. Apenas com a tesoura, quase sem usar arames, poderá formar uma linda estrutura de galhos, harmonizando sua copa de maneira a obter uma triangulação compacta e, ao mesmo tempo, mais interessante para sua planta. Very Happy

O site está em ingles, mas mesmo não conseguindo ler, dá para se ter uma noção de como proceder apenas observando as figuras:

http://www.bonsaiprimer.com/branches/developing/developing.html
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 12/03/07
Mensagens: 146
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Sáb Dez 15, 2007 12:05 pm    Assunto: Responder com citação

Nick, grato pelas sugestões. Realmente eu acho difícil seguir todas as regras estéticas do bonsai.

Lógico que é interesante que os galhos dos patamares não estejam em alturas semelhantes, mas, em certos casos, remover todos galhos que estão na mesma altura que outros iria desarmonizar o exemplar deixando enormes "vazio" no exemplar.
Dessa forma, quero observar um pouco mais meu exemplar pra que eu possa entender o que a planta "pede" com relação a poda... Saber onde as brotações são mais difícies,onde são mais vigorosas, etc..

Quanto a técnica da bacia, acredito que se refira ao escorrdor e mamadeira, não ? Posso até pensar nessa hipótese, mas aproveito pra informar que esse exemplar já está relativamente desenvolvido, tendo um tronco de uns 4.5 cm de diâmetro, uns 60 cm de altura.

Se for o caso, eu posso até colocar na mamadeira...

Pra quem quer saber onde eu adquiri, foi no Bonsai Romagnole que comprei esse pré-bonsai e venho trabalhando nele desde então.

Aproveito para postar uma foto do exemplar assim que o adquiri para comparações... Ele já era muito estruturado e não fiz nenhum milagre
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 04/12/06
Mensagens: 1485
Localização: Recife - PE

MensagemEnviada: Sáb Dez 15, 2007 6:45 pm    Assunto: BACIA X ESCORREDOR Responder com citação

Fabio

O Nick não estava se referindo à tecnica do escorredor/mamadeira. Ele sugeriu a plantação em uma bacia grande, tipo aquelas de lavar roupa. Existem vários tamanhos em plástico, eg 40 diâmetro x 20 altura, ou maiores. Ela deve ser bem furada nas laterais e no fundo com prego quente e receber um substrato rico e drenante.

Ao contrário do escorredor, a bacia tem mais espaço para acomodar o crescimento rápido das raízes, sem interrupção por falta de espaço. Desta maneira, para plantas que já estão com o tronco bem desenvolvido, plantar em bacia grande favorece o desenvolvimento rápido da parte aérea da planta. Isso facilita o trabalho de construção e modelagem dos patamares ou massas foliares.
_________________
Ferreira

"Recife (PE)"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil