|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 12:52 am Assunto: Zelkova - fotos - opiniões |
|
|
Venho trabalhando faz algum tempo esse exemplar....
Creio que está na hora de envasar e peço opiniões sobre sua estética e modelos de vasos adequados...
  |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 1:38 am Assunto: |
|
|
UAU !!!
Fabioso, SHOW!!!
Nada mais a dizer, senão que espero ver a foto dela envasada e evoluindo sempre!
Cara, fantástico!!! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 2:19 am Assunto: |
|
|
Olá Fabioso,
Linda a sua Zelkova...onde acho uma dessas?...rs
Olha, para coníferas e ainda mais caducifólias como a Zelkova, eu indicaria um vaso retangular sem esmalte...bem tradicional.
A cor marrom terra daria um bom contraste.
O Jorge Ribas tem um que acabei de comprar que é o RT 005 D.
Veja:
O preço é muito bom R$ 29,90 + frete e a qualidade, excelente.
Precisa ver se o tamanho comporta sua planta.
Posso estar muito enganado, nesse caso, o Jorge irá lhe ajudar www.jorgeribas.com ... consulte ele...mas eu gosto muito desses vasos tradicionais para coníferas.Não esqueça de ver a questão dos tamanhos.
Abraços. _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 8:53 pm Assunto: |
|
|
Fábio,
gostei da tua Zelcova, junto com Piteco e Ácer, esta é uma das espécies que ainda pretendo adquirir...
Acho que o tronco está com boa conicidade e movimento para um MOYOGI. Como criticar é fácil, tem uma coisa que me incomoda quando olho pra ela; o fato de os patamares saírem praticamente do mesmo nível do tronco, sobretudo o primeiro, mas é só opinião de iniciante...
No mais parabéns pelo trabalho até agora.
Grande abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 9:58 pm Assunto: |
|
|
Fabioso, será que não dá para postar uma foto com vista de cima, gostaria de apreciar a tridimensionalidade da planta... Mais uma vez, parabéns! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 8:34 am Assunto: |
|
|
Fabioso,
concordo com os amigos foristas...
Um vaso retangular com bordas arredondadas pode ficar muito bom! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Dez 13, 2007 8:45 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Depois de algum tempo sem participar do Forun, deveria apenas observar, mas me pareceu que a aramação mais grossa está danificando o tronto é isso mesmo?
Ivanil |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 1:38 am Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas. Pelos meus cálculos eu precisarei de um vaso retangular de 30cm por 4 cm de altura.
Os arames, por enquanto, não estão danificando o tronco. Na verdade esles estão com certa folga no tronco e começado a apertar nos galhos....
Quanto ao número de ramos na mesma altura, estou esperando o exemplar estar mais cheio de folhas pra eu escolher alguns galhos para eu remover. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 3:23 pm Assunto: bonsai |
|
|
Fabioso,
Parabens por seu lindo trabalho até esse ponto. Realmente, é algo complicado estarmos formando uma estrutura que seja harmonica no todo, mas vc está no caminho certo.
Acredito que uma boa idéia seja a de eliminar agora os galhos que desqualificam a boa estruturação de sua planta, ao invés de esperar a densificação. Ao fazê-lo, opte tambem por reduzir o comprimento de todos os galhos remanescentes. Isso irá propiciar novas e vigorosas brotações nos galhos, permitindo que vc possa fazer, apenas via poda de manutenção, sem usar arames, uma ramificação mais adequada à formação dos galhos.
Há um site interessante, que ensina didaticamente como formar uma boa estrutura de galho, e que transcrevo abaixo, para ajudá-lo a dar continuidade a seu trabalho. Num primeiro momento, antes mesmo de pensar em vaso, penso que seria mais interessante estar transplantando seu pré para uma bacia plástica grande, perfurada na lateral e no fundo, que deverá ser posicionada sobre uma base mais alta, para evitar o contato das raízes com o solo.
Acondicionando sua planta na bacia, vc terá maior controle sobre seu crescimento, podendo administrar melhor a rega, a adubação e as podas de manutenção. Apenas com a tesoura, quase sem usar arames, poderá formar uma linda estrutura de galhos, harmonizando sua copa de maneira a obter uma triangulação compacta e, ao mesmo tempo, mais interessante para sua planta.
O site está em ingles, mas mesmo não conseguindo ler, dá para se ter uma noção de como proceder apenas observando as figuras:
http://www.bonsaiprimer.com/branches/developing/developing.html _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 12:05 pm Assunto: |
|
|
Nick, grato pelas sugestões. Realmente eu acho difícil seguir todas as regras estéticas do bonsai.
Lógico que é interesante que os galhos dos patamares não estejam em alturas semelhantes, mas, em certos casos, remover todos galhos que estão na mesma altura que outros iria desarmonizar o exemplar deixando enormes "vazio" no exemplar.
Dessa forma, quero observar um pouco mais meu exemplar pra que eu possa entender o que a planta "pede" com relação a poda... Saber onde as brotações são mais difícies,onde são mais vigorosas, etc..
Quanto a técnica da bacia, acredito que se refira ao escorrdor e mamadeira, não ? Posso até pensar nessa hipótese, mas aproveito pra informar que esse exemplar já está relativamente desenvolvido, tendo um tronco de uns 4.5 cm de diâmetro, uns 60 cm de altura.
Se for o caso, eu posso até colocar na mamadeira...
Pra quem quer saber onde eu adquiri, foi no Bonsai Romagnole que comprei esse pré-bonsai e venho trabalhando nele desde então.
Aproveito para postar uma foto do exemplar assim que o adquiri para comparações... Ele já era muito estruturado e não fiz nenhum milagre
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 6:45 pm Assunto: BACIA X ESCORREDOR |
|
|
Fabio
O Nick não estava se referindo à tecnica do escorredor/mamadeira. Ele sugeriu a plantação em uma bacia grande, tipo aquelas de lavar roupa. Existem vários tamanhos em plástico, eg 40 diâmetro x 20 altura, ou maiores. Ela deve ser bem furada nas laterais e no fundo com prego quente e receber um substrato rico e drenante.
Ao contrário do escorredor, a bacia tem mais espaço para acomodar o crescimento rápido das raízes, sem interrupção por falta de espaço. Desta maneira, para plantas que já estão com o tronco bem desenvolvido, plantar em bacia grande favorece o desenvolvimento rápido da parte aérea da planta. Isso facilita o trabalho de construção e modelagem dos patamares ou massas foliares. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|