 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 1:08 pm Assunto: Ficus benjamina - Tronco trançado |
|
|
Boa Tarde pessoal!!!
Estou com este Ficus pouco mais de 4 meses... já coloquei ele no escorredor faz uns 2 meses já...
Ele tem as folhas tão bonitas, mas quando penso em estilo fico decepcionado!
Esse tronco trançado... não sei viuu...
Hoje tive algumas idéias:
1. fazer um gim nele;
2. dar uma ligeira no tronco principal, já que movimento é praticamente impossivel(ou dá???)...
3. pensei também em fazer uma poda racial bem na onde termina o trançado... oq acham???
Por favor... me dêem uma ajudaa aiii!!!
Segue as Fotos:
Desde já agradeço!!!
Abraços!!!
Gleison _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 2:29 pm Assunto: bonsai |
|
|
Gleison,
Realmente, o caule trançado é um ponto forte na negatividade visual de sua planta. Mas pode ser corrigido. Mantendo onde está, vc deve primeiro cortar alguns ramos e fazer estacas, plantando-as em substrato orgânico contendo pedrisco. Após alguns meses, terão enraizado bem, de maneira que vc então poderá usar essas mudas para modificar o caule.
Como? Da maneira mais simples: usando uma bacia plástica grande, perfurada no fundo e na lateral, irá transplantar seu ficus, fazendo então incisões ao longo do caule, descascando-o em alguns pontos. Ao mesmo tempo, irá fazer isso tambem nas mudas, encostando-as nesses pontos junto ao caule da planta principal, prendendo-as com barbante ou fita adesiva, de maneira a permitir que, com isso, elas "soldem" ao caule, fundindo-se.
Óbvio que as mudas deverão ter o tamanho do caule pretendido, ou, quando muito, após estarem devidamente fixadas, e vc observar que está ocorrendo a fusão dos caules das mudas com o caule principal, então poderá reduzir o tamanho do tronco principal. As raízes das mudas deverão ser dispostas no sentido de dentro para fora, isto é, partindo da parte em que a muda está encostada no caule, as raízes irão formar o novo nebari de seu pré.
Lembre-se: se não conseguir um resultado imediato na primeira tentativa, faça novas mudas a partir dos galhos da planta principal e reinicie todo o processo, acrescentando mais e mais mudas à planta, até formar um caule mais compacto, e visualmente mais atrativo que o atual.
Fazendo como descrito, em dois ou tres anos vc terá em mãos um lindo caule, quando então poderá iniciar a formação dos galhos principais e secundários, formando a estruturação necessária para seu bonsai de ficus variegata. Boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 6:08 pm Assunto: |
|
|
Pensando um poucooo... pode dar certo???
Já que está no escorredor... logo logo irá pra mamadeira, consequentemente o tronco irá engrossar...
???
Esses trançados podem ficar "visualmente oculto" com isso???
Alguma saida assim??? _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

Registrado: 04/12/06 Mensagens: 1485 Localização: Recife - PE
|
Enviada: Sex Dez 14, 2007 7:28 pm Assunto: Difícil |
|
|
Gleison
Embora pareça complicada, a solução apontada pelo Nick parece a melhor para o caso. Não existe solução fácil para eliminar a aparência artificial do tronco trançado, por isso não são comuns em bonsai.
Simplesmente mantendo na mamadeira, certamente o tronco vai crescer e engrossar, amenizando o problema, mas provavelmente passarão muitos anos até se tornar adequadamente natural. De nada adiantaria a poda radical, pois afetaria apenas os galhos, não o tronco. Isso faria com que o desenvolvimento fosse reduzido, demorando ainda mais para solucionar o problema. Além disso, esta espécie, Ficus benjamina, especialmente a variedade variegata, não tolera bem a poda radical.
Poderia parecer que o tronco mais grosso apresentado por estes "exemplares" trançados seria uma vantagem para o desenvolvimento do bonsai. Mas no caminho para ter um bonsai de boa qualidade, o trançado só adiciona mais uma dificuldade prática, já que o tempo para eliminar o efeito artificial pode ser até maior do que se leva para engrossar o tonco de uma muda simples. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Gleison

Registrado: 22/07/07 Mensagens: 64 Localização: São José dos Campos - São Paulo
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 1:07 pm Assunto: |
|
|
1001 idéias!
Hhauehuaehuaehueahuaehueahea...
E seee eu tentasse estimular brotações de novos galhos bem no inicio do tronco???
*me desculpemmm!
xD _________________ Gleison
São José dos Campos-SP
gleison_gen@hotmail.com |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Dez 15, 2007 8:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Gleison,
A única saída é a que eu indiquei: enxertia.
Estimular novas brotações, mesmo na base do tronco, não irá mudar a forma trançada do tronco.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|