Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Qua Jun 01, 2005 8:39 am Assunto: Shohin de Ficus microcarpa II |
|
|
 |
|
|
 |
sergiofilipi 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 01, 2005 10:39 am Assunto: |
|
|
ARTISTA É ARTISTA, SEUS TARBALHOS SÃO BELISSIMOS, UM MAIS LINDO QUE O OUTRO PARABÉNS.
ABRAÇÃO
FILIPI |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jun 01, 2005 11:04 am Assunto: Re: Shohin de Ficus microcarpa II |
|
|
Oi Ratto.... tudo bem?
Muito bonitos seus ficos cara....
Dá prá notar sua grande preocupação com o desenvolvimento da estrutura primária, nebari, tronco...
Seus trabalhos são um grande exemplo para todos nós... e a confirmação de uma premissa básica na arte bonsai...
paciência... paciência... paciência.... (que somadas com competência, nos trazem estas maravilhas... a longo prazo)
Parabéns,
Charles |
|
|
 |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jun 01, 2005 11:14 am Assunto: |
|
|
Um trabalho E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R
eu aplaudo de pé esse cabra da peste clap.clapclap.clapclap.clapclap.clap.que base magnific a cara.
Depravou mais uma vez Mano Mouse. _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
Serginho 1.o PASSO

Registrado: 14/02/05 Idade: 48 Mensagens: 164 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Qua Jun 01, 2005 11:35 am Assunto: |
|
|
Belíssima sua planta Cláudio.
Tem como disbonibiliza-la em tamanho maior?
Abraços. |
|
|
 |
|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 7:12 am Assunto: |
|
|
O segundo galho a esquerda vai sair.
Um abraço, |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 8:16 am Assunto: |
|
|
... não vamos cansar de olhar, e dizer... PARABÉNS Ratto !!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
andre 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 10:36 am Assunto: |
|
|
otimo trabalho, adoro ficus pela resistencia e esses que vc colocou so me incentivam mais no cultivo da especie. _________________ André Monteiro
www.artenopalito.com.br |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 12:14 pm Assunto: |
|
|
Cláudio, um trabalho maravilhoso, meu amigo! Todos gostaríamos de ver quando você fizer as alterações que informa. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 3:44 pm Assunto: |
|
|
Grande Ratto !!!!!!!!!!!!!!!
Estou "babando" pelo excelente trabalho !!!!!!!!!!!
Parabéns meu amigo !!!!!!!!!!
Beijos
Angela- aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 4:05 pm Assunto: |
|
|
Estupendo trabalho, Ratto.
Você realmente vê a necesseidade de retirar esse segundo galho da esquerda?
Com respeito, acho que você poderia elevar um poquinho mais o galho fininho que está logo atrás dele.
Um abraço.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 5:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Cláudio ,
Mais um excelente trabalho, Hein
E com o mesmo tipo de apresentação...por acaso não é trabalho para uma edição?? , está trabalhada como a outra, assim tão arrumadinha está para sair um livro não tarda
Só é pena é que desta forma os tamanhos das fotos são reduzidos, bom lá tenho que ir ao "megagaleria" ve se estão maiores
Na minha opinião, ( se me for permitido ) sem esse segundo ramo ela ganha mais movimento, já que ele está a sair quase ao mesmo nivel do primeiro, e desvia ligeiramente a atenção, mas tambem garanto ia pensar bem sobre o que fazer, como diz o amigo "Lando", pode haver outras soluções.
Muito Bom mesmo
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 11:06 pm Assunto: |
|
|
Antonio,
Eu penso o contrário de você. Creio que o bonsai não ganharia movimento e sim uma grande falha! Porque aquela região do tronco onde se encontra o galho é toda reta.
Retirando-o, vão ficar dois galhos bem estruturados e opostos abaixo e uma copinha acima... Quer dizer, o galho que praticamente serve de liame entre a base e o cume vai distancia-los em vez de exercer o que ele ainda continua fazendo: unir e transformando tudo em uma copa somente.
Bom, eu elevaria um pouco mais o galhinho que está atrás dele e baixaria, também um pouco só, o treceiro galho que se vê à direita da planta. Eles são quase opostos.
É apenas a minha opinião, embora não se tenha pedido...
Um abraço a todos.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 11:57 pm Assunto: |
|
|
Oooopa!!!
Vendo o conjunto de imagens acima, verifiquei que foi um erro de comunicação do Ratto (na numeração ordinal)... Não é o segundo galho à esquerda que ele pretende retirar, e sim o primeiro.
Bom, mesmo assim eu não retiraria... Continuo com minhas sugestões. E aliás, observando bem, vergaria bem de leve esse primeiro galho para baixo, porque está muito retão!
(Com todo respeito)
Até mais pessoal, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 10:45 am Assunto: |
|
|
Charles,
Mesmo morando numa casa, o espaço que tenho disponível para os bonsai é reduzido. Isso é divido a vegetação ao redor da minha construção e também pela topografia do terreno que é plano/inclinado, de encosta. Por isso a maioria das minhas plantas são nessa escala, além de ter um gosto especial pelos Ficus também.
Lando,
Boa observação !
Realmente foi um erro meu, pois seria o “primeiro” galho e não o segundo. É só olhar na primeira foto abaixo à esquerda que retirei o mesmo. Este sai de trás da planta e é por isso que tem que ser retirado. Dará mais equilíbrio, a partir do momento que eu retira-lo e aramar os demais galhos.
Antônio,
Tem sido muito bom os seus comentários, continue assim, ok ?
Saber a opinião dos patrícios é sempre bom !
Bem, estou colocando esses exemplares aqui, para serem discutidos entre a gente, pois a idéia é melhorarmos ainda mais o refinamento dos nossos trabalhos.
Agradeço de coração cada palavra escrita por vocês, pois tem sido um grande incentivo para min !
O meu obrigado também aos colegas:
Sérgio Filipi, Tecno, Serginho, Alexandre, Mário e Angela.
Um abraços forte em todos vocês ! |
|
|
 |
|