FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Hélida

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 7:58 am    Assunto: Dúvida Responder com citação

Olá pessoal. Sou nova no fórum. Comprei recentemente um pré bonsai da marca veiling. Ele veio com um monte de pedrinhas brancas por cima. Achei um tanto estranho, parecia que a terra não conseguia respirar. hehehe. Tirei as pedrinhas mas ele ficou tão feio. Gostaria de saber se essas pedras influenciam em alguma coisa e se posso colocá-las de volta ou não é recomendado.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 9:17 am    Assunto: Responder com citação

Hélida, primeiramente, seja bem vinda ao espaço do Atelier.

Quanto as pedrinhas, eu retiro imediatamente. Elas em cima do substrato só tem a função de tentar embelezar, mas na minha singela opnião fica mais feio...rsss.
Quando a terra ficar feia, geralmente, digamos quase 100% desses pré bonsai vem em um substrato muito ruim (terra), deverá com certeza ser trocado, por um menos compacto e mais drenante.

Sugiro dar uma navegada no site, tem muitas informações de suma importância a iniciantes....

Mas qualquer coisa, estamos ai...pelo menos para tentar solucionar as dúvidas.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Hélida

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigada! Vou seguir o seu conselho e dar uma navegada pelo site.
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 8:14 pm    Assunto: Seja bem vinda Responder com citação

Cara amiga, poderia informar qual a especie de planta é seu bonsai???

Geralmente es pre bonsai de supermercado ja são vendidos com seus dias contados.

Concordo com o Junior o forum é riquissimo em informações. Mas como sua planta esta em situação de emergencia podemos tentar auxiliar, mas não se esqueça de futuramente navegar e postar suas experiencias.

Abraço fraterno
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 11:57 pm    Assunto: Responder com citação

Hélida,

Não endosso a opinião de que os bonsais encontrados em supermercados sejam vendidos com seus dias contados.

Esse que você adquiriu, por exemplo, foi desenvolvido pela Veiling exatamente com o objetivo de ser comercializado, a preços módicos, em supermercados. Trata-se de empresa de renome, há muitos anos no mercado.

Em outra oportunidade afirmei ver com simpatia os "mausais de supermecado" porque divulgam e popularizam a arte, a preços convenientes.

Assim, não há necessidade de se apavorar porque sua planta não irá morrer de um dia para o outro. Leia com calma as matérias aqui do forum e procure em www.bonsaikai.com.br um texto sobre transplantação para que você possa melhorar a qualidade do substrato.

Seja bem-vinda e mãos à obra.
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Hélida,

Seja bem-vinda ao fórum. Para que possamos fornecer uma ajuda eficiente, é necessários saber qual a espécie de planta, onde ela fica se no sol ou na sombra, dentro ou fora de casa. Como são feitas as regas e adubação. Dispondo dessas informações a gente pode direcionar algumas dicas para melhorar o estado de sua planta ok.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Hélida

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 9:03 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal,

Em primeiro lugar, quero agradecer pela atenção de vocês.
Smile

Bom, o meu pré- bonsai (se é que posso chamá-lo assim) é uma tuia (foi o que disseram quando comprei). Ele está na minha varanda e pega sol pela manhã. Estou molhando geralmente a cada um ou dois dias, dependendo da umidade da terra. Ele não está muito bonito, está meio torto. hehehe. Acho que eu deveria fazer uma poda, né? Enfim... estou querendo fazer um curso básico pra pelo menos aprender como manter um bonsai. Andei procurando aqui em Belo Horizonte mas só achei no Bonsai Morro Velho. O preço está um pouco salgado. Alguém sabe de outros lugares em BH que ministram cursos?

Abraço,
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 9:38 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Os dois principais em BH são a Bonsai Morro Velho, do bonsaista Fernando Magalhães e o Terra Bonsai, em Nova Lima, pertinho de BH, do bonsaista Rock Junior. São ambos muito competentes para ministrar cursos, e certamente vc poderá aprender muito com eles, apesar dos preços que cobram não ser tão acessíveis. Infelizmente, é assim em quase todos os lugares. Shocked

Aqui no forum, há um forista, o Renan, que fez cursos de bonsai e tem, igualmente, competencia para ministrar um curso, se é que não está fazendo isso ainda. Tente contata-lo, via MP, e negociar com ele um curso mais em conta, ou a ajuda que vc necessita. Very Happy

Fazer um curso de bonsai, participar de eventos e workshops, é algo prazeiroso e satisfatório, vez que permite vce ingressar num mundo repleto de conhecimento e muitissimo interessante. Aprendemos muito ao participar de grupos de trabalho coletivos, em que há divulgação de novas e distintas técnicas de cultivo de bonsai. Very Happy

Se não me engano, o Fernando Magalhaes ministra curso mais baratos num shopping de BH. Entre em contato com ele, via telefone, e tente conseguir um desconto. Ele é uma ótima pessoa, e certamente irá facilitar sua vida nesse sentido. Very Happy

Quanto à sua planta, seria interessante postar uma foto para que pudessemos estar determinando a que espécie pertence. Dizer que é uma TUIA não esclarece muito, pois sabemos que há um numero considerável de plantas que se encaixam nessa discrição leiga. Rolling Eyes

Independente de qualquer que seja ela, aconselho trocar o substrato por um mais drenante: caco de telha, terra granulada (eu uso cupinzeiro queimado previamente) e casca de pinheiro (desses grandões que existem nos parques, pode pegar a que está no solo mesmo). Misture tudo, compre um vaso de bonsai com um grande orificio de drenagem no fundo, prende as raízes ao vaso com um arame (não aperte muito, hein?), e em seguida plante sua arvore e deixe-a na sombra por umas tres semanas, regando sem encharcar. Adubação só 45 dias depois do envase. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: