|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
sdlucca 1.o PASSO

Registrado: 09/07/06 Mensagens: 111 Localização: Cafelândia - Pr
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 1:47 pm Assunto: Calhiandra |
|
|
Opa!!
Esta calhiandra esta comigo a uma ano e meio e foi obtida a partir de estaca, a uns 15 dias atrás eu decidi modelar ela e optei pelo estilo tronco duplo.
Aguardo criticas e sugestões.
Abraço!
Silvio.
 |
|
|
 |
Nivorley 1.o PASSO

Registrado: 28/05/07 Idade: 48 Mensagens: 147 Localização: Assis Chateaubriand - PR
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 1:54 pm Assunto: |
|
|
cara!
Muito fera sua caliandra... achei ótimo trabalho, opinião de admirador, porque sou iniciante. Mas acho que vão concordar comigo.
Estou com algumas mudas, que fiz a partir de semente. ja tem uma com uns 50 cm de altura e da grosura de um lapis, mas tronco unico...
o que acha que eu poderia fazer com ela...
Parabéns! _________________ A pouco mais de tres ano na tentativa de cultivar bonsai..... |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 2:51 pm Assunto: |
|
|
Muito bonitinha sua calliandra, mas eu optaria por um tronco só, aproveitaria a sinuosidade para tentar um moyogi. São sugestões de um principiante...mas foi o q vi nela. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 6:43 pm Assunto: Alporque |
|
|
Concordo com o Junior, ficaria com o tronco da esquerda que na minha modesta visão é melhor, mas faria um alporque no outro tronco para não perder um material deste.
Apenas opinião de aprendiz, espere por outras sugestões
Abraço fraterno |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 10:53 pm Assunto: |
|
|
Luca , 10 tua caliandra , imagina ela num vaso proprio , irá ficar show.
joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 11:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Luca,
Não há o que mudar, exceto o fato de que deverá estar escolhendo um vaso retangular, esmaltado numa cor interessante (azul claro ou amarelo ou mesmo ocre) e fazer o transplante. Sua cali está show de bola e está merecendo esse transplante para realçar sua força e beleza. Parabens por seu trabalho.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 11:25 pm Assunto: |
|
|
Nick seria um vaso algo semelhante a este?
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Dez 19, 2007 11:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
Joel,
Esse modelo de vaso está interessante sim. Mas deve ter um tamanho (comprimento e altura) menores, mais compatíveis com a grossura do tronco na base. Mas o formato do vaso é esse mesmo.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marcos Paulo Duarte 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 12:00 am Assunto: |
|
|
Que beleza de calliandra, quantos anos tem??
e quando florescer, se possivel põe as fotos aí pra que possamos apreciar
essa planta cheia de flores, com o vaso citado pelo Nicky, vai ficar perfeita
parabéns pelo trabalho _________________ e até mais
Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos
Marcos |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 9:28 am Assunto: |
|
|
Oi lucca,
Você está de parabéns por estes trabalhos mostrados no fórum
Uma boa, antes de envasar, seria deixar um galho de sacrifício crescer bastante para ajudar a "encorpar" o tronco  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 9:52 am Assunto: |
|
|
Lucca, show de bola a calliandra. Mantenha o tronco duplo, está muito natural e interessante. Os movimentos estão bem harmônicos e não competem. E ao mesmo tempo a estrutura se mantém coerente em todo o conjunto. Parabéns! Ultimamente tenho visto muitas plantas estilos "japonês", e poucas me emocionam... Quando descobri os bonsai do Walter Pall, deu para ver que não precisamos seguir o japoneses ou mesmo a estética japonesa, pois é uma cultura que não chegamos e nem chegaremos nunca a compreender. Estilos mais próximos das árvores brasileiras, ou mesmo européias me parecem mais interessantes, pois compartilhamos cultura e senso estético.
mais uma vez, parabéns por sua calliandra. Como sugestão, apenas diminua a artificialidade do moyogi do tronco maior. Não vi nenhum bonsai do Walter Pall com essas curvas japonesas... Além disso estão muito simétricas, isto é, são iguais! a curva de uma está em oposição à outra mas parece uma curva construída, e não natural. Como dica, visite o site http://walter-pall.de/Super%20shots/
e entenderá o que digo...
Provavelmente serei crucificado agora, mas disse o que penso e o que vejo...
Um grande abraço e boas festas! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 10:32 am Assunto: |
|
|
Oi Lucca, tudo bem?
Quero te parabenizar pelo belo trabalho com sua calliandra!...
Na fase em que se encontra, ainda em franco desenvolvimento, já a vejo muito bonita.. harmônica... equilibrada!...
Sou totalmente de acordo com a opinião do Nick!
Concordo com o Pedro quando ele fala da naturalidade dos bonsai do Walter Pall, mas esta é uma carcaterística marcante dele, o "naturalismo", porém, não podemos que as plantas que ele trabalha, além de serem fenomenais, já carregam em si algumas características próprias que o Walter vai apenas colocar em maior evidência... ou seja, ele consegue dar um destaque maravilhoso para alguns aspectos do bonsai que, visto por "olhos mais puristas", poderiam ser considerados "defeitos"...
Penso que se voce tentar esse efeito com sua calliandra, poderá conseguir o resultado contrário... ou seja, tentar em sua planta, que tem caracteríticas mais tradicionais, um trabalho ou movimentos mais "naturais", poderá parecer artificial... ou forçado...
Como diz nosso eterno inspirador Hidaka san "se minha"... deixava como está.... ou seguiria pelo seu mesmo caminho!....
Boa sorte e um abraço,
Charles |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 1:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Eu assino embaixo do que escreveu o amigo Charles. As plantas do Walter são magnificas, mas devemos lembrar que a maioria delas foi obtida a partir de yamadori, e não de sementes como as japonesas ou as de mestre Hidaka. Assim sendo, creio ser essa a razão pela qual ele busca, com sua quase não-interferência, realçar os pontos mais marcantes de seus bonsai.
Pedro, não há por que "crucificar" voce por expremir sua preferencia. Creio que, de certa forma, aprendemos bastante visitando os sites de bonsai constantes na grande net. Costumo estudar minuciosamente diversos trabalhos, salvando fotos dos que mais me atraem em arquivos específicos, para mais tarde e com calma voltar a eles e estuda-los em profundidade.
Creio que todos bonsaistas fazem isso. É uma forma de aprendizado, a meu ver, pois nos apresenta idéias diferentes, conceitos diferentes e técnicas tambem diferentes das que nos acostumamos. Um grande bonsaista, cujo livro li, reli e volta e meia volto a consultar: Peter Adams. Ainda que ele siga a linha japonesa tradicional, possui em sua coleção e discorre com propriedade e conhecimento sobre isso, material coletado, cultivado de acordo com a linha naturalista inscrita pelo Walter Pall.
Nessa conceituação naturalista, por exemplo, temos o próprio Jonh Naka, que em seus livros nos legou justamente o quê? fotos e mais fotos bem como ilustrações, de material a ser trabalhado de acordo com o que ele via na natureza.
É preciso estarmos atentos a isso tudo, e a não deixarmos que A ou B nos influencem, mas sim, que todos e tudo nos insufle a mente, capacitando-nos a entender, aprender e desenvolver bons trabalhos como esses grandes, médios e pequenos mestres vêm, há anos, fazendo, seja no Japão, na Suiça, na Russia ou nos States.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 9:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Recomeçar... e logo após os valiosos comentários aqui postados, em especial do Charles e do Nickyfury, não é nada fácil, mas não me contive e resolvi também dar meus parabéns ao colega Sílvio pelo excelente material ora apresentado. É sempre uma alegria ver trabalhos bem elaborados.
O que o Nicky ressaltou é de suma importância. Já tive a oportunidade de fazer alguns yamadori's e muitas vezes esbarrava na dificuldade de estilizá-los ou classificá-los dentro de um estilo pré-definido. Cheguei, inclusive, a cair em tentação e postar alguns dos meus bonsai, classificando-os ou tentando enquadrá-los em alguns desses estilos conhecidos. As opiniões foram as mais variadas possíveis, desde eloqüentes elogios até sugestões no sentido de deixar um determinado galho "engrossar" , ou mesmo fazer uma curvatura numa parte que eu sabia ser totalmente impossível de ser realizada.
Aos poucos, aprendí que não devemos fazer numa velha planta de yamadori o que podemos fazer com plantas jovens, sob o risco de mutilá-las. Qualquer que seja a escola a ser seguida, o mais importante é que resulte em trabalhos bonitos e que satisfaça, principalmente, quem as cultive.
O Pedro enaltece, com louvor, os trabalhos artísticos do Walter Pall porque estes impressionam pela sua magnífica beleza. De forma análoga, me impressionam os trabalhos do Charles White, do Valdir Hobus, do Mestre Hidaka, do Kimura, do Naka, do Wolfgang Putz, do Robert Steven, do Min Hsuan Lo e de tantos outros grandes nomes do bonsai mundial.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Dez 20, 2007 9:29 pm Assunto: |
|
|
De fato, o trabalho está muito interessante!
E com certeza ficará ainda melhor!
Como sgestão, eu apenas aproximaria os dois troncos, puxando o menor mais para perto, sem mexer no maior.
Com isso diminuiria o vazio entre elas.
Eu tenho uma caliandra na qual deixei um broto da base crescer para tranformá-lo em 2º tronco. Contudo, neste segundo tronco, a copa faz a vez de um galho, e nao de uma arvore.... vejam:
Grande Sergivaldo! Faz tempo que nao conversamos.... Bom ver vc aqui!
[/img]
Editado pela última vez por vhobus em Qui Dez 20, 2007 9:29 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|