FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Suculenta "Jade" (Portulacaria afra)
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 24, 2007 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal, eu adorei os comentários!!
A cada dia que se passa eu aprendo mais e mais com vocês, obrigada.
Agora já sei que ela é a Portulacária Afra, "Jade", obrigada Geraldo pela informação, e parabéns pelos bonsai de portulacária, belíssimos !!
Alguém gostaria de sugerir uma projeção ?
Abraços!!
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2007 11:38 am    Assunto: Responder com citação

Estes dias eu passei em frente a um salão de beleza e havia uma dessas em um vaso. Estava sendo tratada não como bonsai, mas como uma planta comum. Achei muito bonito e quase pedi pra comprar, mas pelo fato de ser suculenta eu fiquei com o pé atrás...
Qual a diferença de cuidados entre suculentas e os nossos tradicionais?
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2007 11:52 am    Assunto: Responder com citação

José:
-difícil formação de nebari, principalmente radial;
-mais sol;
-menos água;
-marca fácil com aramagem convencional, melhor usar tração com proteção;
-folhas de difícil redução de tamanho, ou impossível;

dentre várias q n tenho tanto conhecimento, além de uma beleza de tronco singular, após a lignificação, se é que isso ocorre em suculentes, mas qdo fica o tronco escuro, marrom, com a folhagem bem verde, com copa bem definida, fica uma belezura!

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2007 8:45 pm    Assunto: Responder com citação

josecarlosbarros,

O maior problema da portulacária é quando for trocar o substrato ou trocar de vaso. Cuidado para não machucar as raízes pois podem começar a apodrecer.

O substrato das portulacárias devem ser bem drenantes e a rega menos qo que o normal. Vasos com pouca drenagem podem apodrecer o sistema radicular da planta.

A portulacária adora adubos diluídos. Adube-a regularmente e ela vai soltar muitas folhas e ficar bonita.

Observando estes cuidados sua planta vai estar sempre saudável e bonita.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Out 25, 2007 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,

deve-se considerar a escola que pretende seguir para chamar de bonsai. A escola japonesa é mais rígida e não considera suculenta como bonsai. Isto vem mudando até mesmo no Japão, os jovens estão questionando tudo que é tradicional. Mas ainda acho que vale a pena resgatar a originalidade da escola, levando em consideração as nossas nativas claro, já que as plantas clássicas são nativas de lá. Por isso não considero suculenta como bonsai, mas penjing.

T+
josecarlosbarros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 1:34 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso escreveu:
Amigos,

deve-se considerar a escola que pretende seguir para chamar de bonsai. A escola japonesa é mais rígida e não considera suculenta como bonsai. Isto vem mudando até mesmo no Japão, os jovens estão questionando tudo que é tradicional. Mas ainda acho que vale a pena resgatar a originalidade da escola, levando em consideração as nossas nativas claro, já que as plantas clássicas são nativas de lá. Por isso não considero suculenta como bonsai, mas penjing.

T+

Acho que as tradicionais sempre serão cultivadas. Elas são bonitas, enfim, todos gostamos delas. Mas acho que não custa nada testar novos conceitos.
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Out 26, 2007 3:47 pm    Assunto: Responder com citação

darkaso escreveu:
deve-se considerar a escola que pretende seguir para chamar de bonsai. A escola japonesa é mais rígida e não considera suculenta como bonsai. Isto vem mudando até mesmo no Japão, os jovens estão questionando tudo que é tradicional.

Dark
Penso que poderá ter a ver com a dificuldade de modelação de ramos que não lenhificam, já que serão à partida mais elásticos...logo o recurso a arames aqui não é/será muito eficaz...no entanto mesmos em algumas outras isso acontece, e como tal poderia continuar a fazê-lo como referiu o Amigo Geraldo, recorrendo às podas.

Outra das condicionantes poderá ser, que não lenhificando perde-se um pouco daquilo que se pretende simular num bonsai...idade mais avançada do que a que realmente tem...as que lenhificam com o tempo passam a ter uma textura que dificulta os nossos critrérios de avaliação, as que não o fazem, ainda que possam parecer mais velhas do que serão...será que podem não chegar a parecer ter dezenas de anos ou até centenas como nos outros casos...

A forma esponjosa das folhas também pode ser um factor pouco estimulante por parte daqueles que assim o entendam.

É uma simples conjectura minha, pessoalmente também não me parece uma árvore propicia para Bonsai, no entanto concordo que existem casos de excepção, como o colocado (e bem acima) pelo Caro Geraldo, um excelente exemplar, como se pode ver...e Bonsai é muito mais que uma simples "arvore num vaso"/conjunto de regras ou estilos...

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 16, 2007 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Fotos novas da Jade, num vaso novo!!

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Dez 18, 2007 4:49 pm    Assunto: Responder com citação

Franciane,
De fato tudo o que foi dito aqui sobre ser ou não ser bonsai, tem seus fundamentos. Tanto os que defendem ser, quanto os que defendem não ser.
Eu ficava com um pé atráz de usar esta planta como bonsai até que vi fotos da coleção internacionamente reconhecida da Rim Pacific Bonsai dos EUA e onde tem um exemplar fabuloso de bonsai desta planta.
Na metade deste ano, passei em frente a uma casa em uma cidade próxima da minha e vi um exemplar desta espécie com 3 metros de altura, um tronco de 20 cm. Pedi para comprar a planta no que a dona me autorizou gratuitamente a tirar um galho que pendia para a rua. Tirei um galho da grossura de uns 5 cm de diâmetro e tive que cortar com um serrote pois ele estava completamente lenhoso.
Ou seja: porque nos simples mortais e aprendizes de bonsaístas não podermos usar esta planta? Ela é tão resitente que quse só é possível matá-la por excesso de água!!!
Se a Rim Pacific Bonsai pode, porque e, você e todos os outros não poderiam????
Vá em frente, dê uma estilizada nela, que terás um lindo bonsai.
Não seria eu muito indicado a dar dicas sobre sua planta, mas se optar por deixar esta frente do último envasamento, tens que retirar o primeiro galho que aponta diretamente para a frente. Talvez a frente possa ser o lado oposto e apesar de não ser aconselhável o primeiro galho nem como galho de fundo, ele iria preencher temporariamente o fundo.
Depois de uma brotação geral, poderás decidir melhor os seus rumos.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 12:47 pm    Assunto: Responder com citação

"Não seria eu muito indicado a dar dicas sobre sua planta, mas se optar por deixar esta frente do último envasamento, tens que retirar o primeiro galho que aponta diretamente para a frente. Talvez a frente possa ser o lado oposto e apesar de não ser aconselhável o primeiro galho nem como galho de fundo, ele iria preencher temporariamente o fundo.
Depois de uma brotação geral, poderás decidir melhor os seus rumos. "

Gostei da idéia, obrigada!! Já tinha pensado em tirá-lo.
Vou estudar a proposta!!

Adorei saber sobre o tronco da Jade que você conseguiu, parabéns pelo achado!!
Um abraço!!
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

acho que cada um e cada um se gosta e acha que são bonsai, beleza acho que temos varios exemplares e com certeza como o geraldo mostrou belos exemplos.
manoel benzali
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 4:15 pm    Assunto: Portulácalia.... Responder com citação

Amigos , aqui dentro do forum, no link abaixo , há uma matéria sobre a planta acima!
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?p=55555&sid=c1d72b2fe7b123817e7c6951f227806f
Tambem no site do bonsaista Jim Smith, estão algumas muito bonitas! Cmptos. Manoel.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 9:00 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Apenas para jogar um pouquinho mais de lenha na fornalha, eis que há um livro, BONSAI MASTER CLASS, de autoria de CRAIG COUSSINS, em que traz estampada na capa nada mais nada menos que um bosque de Portulacária afra, uma composição belissima por sinal!!! Very Happy Very Happy

Creio que nós é quem estramos em desvantagem, quando teimamos em ignorar a realidade de certos tipos de vegetais cultivados como bonsai, quando, a contento, deveríamos estar com nossa mente aberta e direcionada para toda e qualquer possibilidade. Rolling Eyes

Aos que quiserem pesquisar sobre o livro, eis seu endereço:

ISBN: 978-1-4027-3547-9 é só colar na pagina de busca do google e dar enter. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
manoel benzali
Visitante

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 1:21 pm    Assunto: Portulacália... Responder com citação

Depois das dicas do Nicky e Geraldo e da citação do nome: Jim Smith, me apaixonei pela planta. Aqui em Petropolis tem umas imensas.
Desfolhada...

Com Folhas...

A desfolha é parte importante do processo de enfolhamento dela.
http://www.knowledgeofbonsai.org/species_specific/smithport.php
Cmptos Manoel.
Franciane
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 31, 2008 10:07 am    Assunto: Responder com citação

Evolução da Jade!!

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: