FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calhiandra
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, não quero que me entendam mal... Acho de suma importância aprendermos as técnicas e estilos. São estudados, afinal, há muitos séculos. O que quero dizer, é que para além das regras existe a planta. Como diz a D. Emiko Nakahara, não é o bonsaísta que faz a planta, mas a planta que faz o bonsaísta. Adorei o exemplar apresentado por ter um aspecto natural. É isso que desejo buscar no bonsai. Não exatamente uma representação da natureza ou uma miniaturização de uma árvore, mas também não é ficarem todas iguais a desenhos do John Naka (plantas fantásticas, técnicas fundamentais). Como coloco na minha assinatura, vejo o bonsai como um sonho de perfeição estética. Se é um sonho, precisa emocionar e para isso transmitir algum significado. Então, para mim, cada árvore, é muito mais do que um Bon+sai (árvore num vaso), mas algo que está escrito nas entrelinhas do conjunto. Está naquilo que transmite como impressão. A árvore do Lucca me transmite uma impressão de paz e juventude. Ao mesmo tempo tranquila e rebelde, dando a impressão de querer crescer, se expandir. Ora, se encaramos o bonsai com precisando aparentar ser uma árvore muito velha (o que não acontece com a maioria dos bonsai do Walter Pall, yamadori que sejam), então estaria errado... Por isso vejo que um bonsai pode aparentar juventude, se é essa a impressão a ser passada. Com o tempo, ele irá se desenvolver e se transformar. Aparentará a mesma coisa no futuro? Ainda não se sabe, mas é por isso que é uma arte viva.
Sergivaldo é um mestre. Me espelho nele pelo trabalho com plantas nativas, que vão justamente de encontro com essa filosofia. Nossa cultura deve ser exaltada. Mas nossas árvores devem se parecer com árvores nossas e não com pinheiros negros japoneses... Aqui no Brasil têm-se feito jins e sharis em tudo quanto é planta, mesmo que sem necessidade alguma... Isso é uma pena. Lucca, parabéns pela sua árvore e pelo que me ensina e transmite. Adorei!!!
Um grande abraço a todos e muitos desejos de paz e harmonia no ano que se aproxima.

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
sdlucca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:11 pm    Assunto: Responder com citação

Opa!

Muito obrigado pessoal pelos comentários, e sugestões eu não esperava de forma alguma que o meu singelo trabalho despertasse tantos elogios fico muito feliz e animado.
Assim como vocês eu tento fazer o melhor que posso com as plantinhas que possuo, sempre ligado e atento para apreender cada vez mais sem pressa e com muita humildade.

Um grande abraço a todos e um feliz natal.

Silvio.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2007 5:30 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Pedro,

Creio que com suas excelentes colocações vc tenha atingido o cerne da questão. Realmente, aprendermos com a natureza é algo extremamente relevante e primordial, sempre. Assino em baixo, aliás. Very Happy

Quanto aos shari e jin, eles são obra da natureza, não só da natureza japonesa, mas da natureza mundial. Onde houver vento, chuvas fortes, precipitação de granizo e outras manifestações climáticas, haverá, claro, por parte das arvores, resposta na forma de shari e jin, que são na verdade a tradução da agressão fisica infligida pela natureza num determinado ponto da arvore, seja um galho, seja seu tronco, seja seu apice. Very Happy

Num descampado, em que haja poucas arvores, será sempre encontravel uma que tenha, em algum momento de seu desenvolvimento, sofrido uma agressão como as que citei. Raios, por exemplo, buscam apices de arvores para subirem ao encontro das cargas eletricas, durante uma tempestade qualquer. Isso desencadeia algo que acaba destruindo, parcialmente, o tronco de uma arvore, matando parte dela, que exposta doravante à ação inclemente do tempo, acaba se tornando um shari, belo e natural. Very Happy

Tenho esses exemplos no cerrado que preenche todo o Distrito Federal e adjacêncas. Mas tive oportunidade, igualmente, de apreciar esse trabalho da natureza em arvores por todo o nosso país, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Parte dos troncos, alguns galhos, as vezes a arvore toda. Então, shari e jin, naturais, existem em qualquer lugar, não só nas nativas japonesas ou chinesas. Nas arvores brasileiras, algumas até cultivadas como bonsai por grandes bonsaistas aqui da terrinha, é normal o shari e o jin. Very Happy

Tirante isso, buscar a juventude numa arvore velha é algo que sempre nos encanta a todos. Very Happy Conseguir, de alguma forma, transmitir isso para os nossos bonsai, é algo que todos nos empenhamos em tentar conseguir. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2007 6:21 pm    Assunto: Responder com citação

Muito boa a planta Lucca
Curioso ninguém ter comentado a possibilidade de conduzir o trabalho para o estilo Sokan, o qual me parece muito propicio. Em parte isso corrobora com as indicações do vhobus. Vale a pena atentar para esta possibilidade, pois é raro encontrar material que tenha a divisão do tronco perto do nebari, com variação de grossura e altura adequada entre os troncos, como requer o estilo. Idealmente o tronco maior deve ter a dobro da grossura e altura do menor e se este não é o caso rigorosamente falando a planta dele muito se aproxima.
É um estilo sem duvida difícil de ser harmonizado pelo fato de se tratarem de dois elementos, número geralmente evitado nos bonsai. Neste sentido vale a recomendação de que a dinâmica do tronco menor seja a mesma da do maior o que facilita muito a harmonia além de propiciar uma leitura simbólica irresistível que relaciona a planta com as polaridades Yin e Yang, representação de marido e esposa, pai e filho, mestre e discípulo etc...

obs: grande Sergivaldo que prazer ve-lo de volta por aqui.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 9:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat, a largueza de espirito que todos temos, vez ou outra tapa nossos olhos até mesmo para o mais óbvio. Onde então é imprescindível que algum forista, mais atento, reveja os quadros e encontre a solução onde ela esteve o tempo inteiro, fora do alcance da nossa visão, mas perceptível à alguem em particular. No caso, voce foi quem teve o condão de tocar na parte mágica dessa visão, e descobrir esse estilo, oculto e ao mesmo tempo tão presente. Very Happy

Sergivaldo, meu grande e nobre amigo, seja muitissimo bem-vindo às nossas paginas foristicas. Very Happy Suas explanações e colocações são de muito bom tom e agradam a todos nós, sem exceção. Very Happy

Dentro da conceituação colocada pelo Valdir, eis um belo exemplar de Karin, um marmeleiro japones:

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 23, 2007 4:13 am    Assunto: Responder com citação

Este Tópico está ficando bom hein. Então vamos alongar ...
deixe colocar também dois exemplos do que indiquei.

O primeiro Eu gosto muito, o segundo é mais característico do estilo por mim citado e serviu de inspiração para o desenho que fiz deste estilo para o Mario.

Em verdade o lucca já apontou o desenho da árvore nesta direção, e só tenho uma ressalva que poderia fazer ao que foi desenvolvido. Trata-se do galho mais baixo que une os dois troncos roubando um pouco o principio da divisão inerente ao que foi escolhido (tronco duplo).
Não deu para entender direito na foto se ele pertence ao tronco da esquerda ou se existem dois galhos, um em cada tronco. Especulei no projeto este ultimo caso e mantive o galho no tronco da direita.
Como sempre insisto que troncos finos ficam mais harmonicos com ramos curtos entao diminui tb um pouco o comprimento de alguns.

Outra observação é que acima ambos os trabalhos se escolheu um vaso redondo. Se cabe especular sobre isso a divisão dos dois troncos logo na base forma um triangulo invertido e de fato me parece conveniente o vaso redondo pois este funciona como uma espécie de ponto de chegada dos dois troncos, dando estabilidade e se harmonizando melhor ao conjunto que um vaso quadrado.

Assim juntando tudo e aproximando um pouco mais os troncos como muito bem sugeriu o vhobus, ficaria algo assim, ,,,,

Bem neste caso a simetria de modo algum me incomoda pelo contrario para mim é ela que dá a graça. Outra observação pertinente foi que ao fazer o projeto senti um ganho enorme ao romper todos os contatos dos ramos de um tronco em relação ao outro, deixando um vazio atravessar o conjunto.
Enfim não é mesmo um estilo fácil.... nem na dinamica do tronco nem da configuração dos galhos e copas nem tampouco na escolha do vaso.... e o que está sendo feito me parece muito bem encaminhado, sendo estas pequenas alterações sugeridas muito relativas e particulares.

Duprat

Editado pela última vez por duprat em Dom Dez 23, 2007 4:51 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 23, 2007 4:30 am    Assunto: Responder com citação

....

Editado pela última vez por duprat em Dom Dez 23, 2007 4:31 am; num total de 1 vez
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 23, 2007 4:30 am    Assunto: Responder com citação

....

Duprat
sdlucca
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Dez 23, 2007 9:59 am    Assunto: Responder com citação

muito bom duprat ficou muito bom, e como você disse é só fazer pequenos ajustes para se conseguir este resultado.

Muito obrigado!

Silvio.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: