|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anninha

|
Enviada: Sáb Dez 22, 2007 1:57 pm Assunto: Começando hoje |
|
|
Olá, muito prazer, eu estou chegando agora, e estou achando isso aqui maravilhoso.
já futuquei bastante o fórum, e tá dando pra aprender bastante coisa
Sempre achei lindo o cultivo dos bonsais, mas pensava que era uma coisa impossível... navegando por aqui percebi que nem é tão impossível assim, rs... Dá pra fazer com as árvores que tenho no quintal
Enfim, estou tentando começar, e ainda não sei muita coisa... queria a opinião de vcs. Procurei aqui no fórum, e não encontrei quase nada sobre limoeiros... É que tenho três mudas de limoeiro aqui em casa que foram plantadas erradas; estão as três na mesma cova, ou seja, nenhuma das três cresceu...
Esses pézinhos já devem ter uns dois anos, então pensei em fazer bonsais delas, o que vocês acham?
Se der, o que eu deveria fazer? colocá-lo para criar raízes?
Obrigada antecipadamente!!!
Abraços. _________________ Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos, Tempo, Tempo, Tempo, Tempo, és um dos deuses mais lindos... |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sáb Dez 22, 2007 7:14 pm Assunto: Bem vinda |
|
|
Ola Anninha, seja muito bem vinda.
Quanto ao limoeiro, bem todo bonsai tem alguma caracteristica. Tem varios estilos porem cada uma particularidade.
Para opinar sobre sua planta o ideal seriamos ver uma foto dela, sim poderiamos sugerir alguns "macetes". O primeiro passo em um Yamadori, seria verificar a existencias de uma certa quantidade de raizes, principalmente raizes finas, que são responsáveis pela alimentação da planta.
Não tenho nenhuma planta limoeira, mas tenho algumas mudas de kinzu, laranja pequena e vejo que são bem resistentes. Sugiro que retire a planta com um torão de terra e passe para uma bacia que caiba. Antes de retirar a planta do chão, faça uma desfolha para não estressar sua planta.
O primeiro passo é este.
Sou apenas um principiante como voce, então sugiro que aguarde novas opiniões.
Abraço fraterno |
|
|
 |
Anninha

|
Enviada: Sáb Dez 22, 2007 8:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Edmilson, obrigada.
Obrigada pelos toques. O limoeiro está no chão, então não quis mexer nele antes de saber o que deveria fazer, já que são três mudas e pelo menos uma quero deixar crescer normal...
Mas vou tirar foto e postar aqui sim... Só não dá pra ser agora pq tá escuro
Ah, quando você se refere a estilo se refere a forma que ele ficará quando grande? Tipo, não vai parecer um bonsai "convencional"?
E a bacia a que você se refere é plantar em escorredor como via aqui no fórum?
Desculpe a "pressa", é que fiquei bastante empolgada com a possibilidade de cultivar meus próprios bonsais Sempre vi nas lojas, mas ou eram muito caros ou, os mais baratos me pareciam galhos enterrados, rs... Resolvi então que deveria começar com as árvores que tenho no quintal, seria mais fácil, tem pitanga, acerola e goiabeira aqui também, várias mudas pelo chão, que a gente acaba arrancando.
Muito obrigada!
Abraço! _________________ Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos, Tempo, Tempo, Tempo, Tempo, és um dos deuses mais lindos... |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Dom Dez 23, 2007 11:33 pm Assunto: ola |
|
|
Quando falei sobre estilo, falo sobre o desenho que sua arvore terá. Isto vai muito de sua visão, pratica e também de algumas caracteristica que a arvoré tem. O pessoal costuma falar que a arvore "diz" o seu estilo para o artista.
Quanto a bacia, o mais comum é o conjunto escorredor/mamadeira. O objetivo desta técnica é evitar que se desenvolva uma raiz pivotante, aquela raiz de sustentação, que é geralmente reta e profunda. O bonsai por ser cultivado em uma bandeja, geralmente de pouca profundidade, não precisa desta raiz, as principais são as raizes finas, que são responsáveis pela absorção de agua e nutrientes. Utilizando este conjunto tornará mais simples a obtenção de raizes finas numerosas e bastante radiais.
Abraço fraterno |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 10:48 am Assunto: bonsai |
|
|
Anninha, seu limoeiro é de qual variedade? Considere que algumas espécies têm folhas e frutos maiores, ou possuem mais espinhos, inclusive invertidos. Os espinhos são necessários à planta, não só como meio de defesa, mas principalmente por que em muitos é que nascerão galhos. Então, são necessarios ao desenvolvimento de seu futuro bonsai.
Para retirar do solo, procure cavar um circulo em volta, medindo aproximadamente um palmo desde o caule. Retire com o torrão, mas elimine o torrão totalmente, sem lavar as raízes, passando suas plantas para um recipiente maior, contendo terra vegetal (plantax, que é usado pelos horticultores para sementes), caco de telha e casca de pinheiro (se tiver pinheiros em sua cidade, nos parques e jardins, pegue as cascas que tiverem no solo mesmo). Quebre as cascas em pedaços pequenos. Acrescente ainda um pouco de carvão triturado (não é o pó, mas pedaços pequeninos). Pode ser do tipo vendido para churrasco.
Essa terra é mais rica em micronutrientes, necessária para o desenvolvimento de suas plantas. Faça furos em uma bacia grande, na lateral e no fundo, acrescente o substrato e em seguida seus limoeiros (uma bacia para cada planta). Distribua as raizes de forma radial (como se fosse uma roda deitada) e igual, depois cubra com mais substrato, até firmar a planta. Regue em abudancia, e depois mantenha na sombra por umas tres semanas, ou até que observe a emissão de novas brotações. Só irá adubar depois de 45 dias desse procedimento, se verificar que há forte brotação por todos os galhos.
Um bonsai de limoeiro é algo muito bonito, principalmente quando vem a floração e os frutos. O plantio na bacia permite que vc trabalhe melhor a educação de sua planta, via aramagem e adubação, além do controle de rega. Lembre de não deixar o solo secar muito, mas tambem não deverá ficar muito encharcado, para não perder as raízes.
Algumas imagens, para que se sinta estimulada a continuar fazendo seus bonsai:
Fique atenta apenas quanto as pragas comuns aos citricas, aplicando veneno sempre que necessário.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Anninha

|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 7:15 pm Assunto: |
|
|
Obrigada Edmilson, entendi o que quis dizer. Vou procurar mais sobre os estilos e as técnicas. Tem bastante coisa aqui no fórum, estou lendo devagar. Ainda assim, mais tarde postarei a foto. É que esses dias todos choveu, e hj que parou está a maior correria, preparando as coisas do Natal.
Obrigada Nickfury. Sua explicação foi bem esclarecedora! Só uma pergunta, essas cascas de pinheiro encontro à venda? Por aqui não há pinheiros...
As mudas são de limão galego.
obrigada pelas fotos tb, são muito inspiradoras!!! Fica realmente muito bonito!
No mais, Um ótimo Natal para vcs!!!!
Abraços. _________________ Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos, Tempo, Tempo, Tempo, Tempo, és um dos deuses mais lindos... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 8:59 pm Assunto: bonsai |
|
|
Casca de pinus geralmente são vendidas em floriculturas e hortos. Um saco de tamanho médio dá para muito tempo, pois vc deverá reduzir a um tamanho pequeno (use uma tesoura velha para cortar. use luvas para evitar calos).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|