FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Duvida na Adubação de Planta no Escorredor
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Jmarcal2004

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 11:42 am    Assunto: Duvida na Adubação de Planta no Escorredor Responder com citação

Olá Amigos,

Com ajuda de vocês coloquei meu pré-bonsai de romã no escorredor de macarrao usando caco de tijolo, areia e terra vegetal. Ela está reagindo muito bem (melhor que no vaso). Já criou 3 flores e brotou muito.

Agora já tem 3 semanas e as raizes estao começando a sair pelos furos. Me disseram para iniciar a adubação a partir de 3 semanas com adubo quimico diluido em agua.

A duvida é:

1) Na embalagem fala em 1 colher e meia para 10 litros de agua. Mas para um bonsai, acho que nao posso jogar tanta agua né, qual quantidade voces recomendam ? Eu pensei em colocar 3 gramas em 1 litro de agua, seria isso?

2) Basta despejar toda a agua na terra? Tenho que esperar dissolver tudo?

Desde já agradeço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 2:50 pm    Assunto: Responder com citação

Qual é o nome deste adubo que pretendes usar Question

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Jmarcal2004

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

O adubo é da marca Fertilizantes Novo Verde e está escrito Fertilizante 15-15-20.

Tenho também farinha de osso.

Qual será melhor?
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 6:09 pm    Assunto: Responder com citação

Jmarcal,

Cadê a matemática, companheiro?

A orientação da embalagem deve ser entendida como proporção. Uma simples "regra de 3" resolve o problema.
bivis

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Jmarcal,

A sua proporção está certa caso seja "colher de sopa" pois cada uma delas tem umas 20gramas.

=)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Jmarcal2004

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Sambarilove,

Você deveria ter usado a "regra de 3" antes de responder pq entao iria ver que eu propus exatamente a mesma proporção da embalagem.

O que eu queria saber nao era como calcular a dose proporcionalmente e sim se realmente ela deve ser proporcional para dosagem menores.

Além disso quero saber se posso colocar um litro de agua todo no bonsai e se tenho que esperar dissolver tudo.

Desculpe aos demais que me ajudaram com suas observacoes.
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro,

Minha observação aconteceu porque sua mensagem demonstrou que não tinha conhecimento de que o importante era a proporção e não a quantidade indicada na embalagem.

Se assim não fosse, sua pergunta não faria sentido.
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 25, 2007 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Calma minha gente,muita calma nessa hora Cool Mr. Green

Jmarcal,

Estou achando esta formulação 15-15-20 um pouco forte,vamos ver o os mais experientes falam...
Enquanto isso dê uma espiada nessa materia do amigo João Porto acho que pode te ajudar:
http://www.geocities.com/bonsairiopreto/BonsaiAdubacao.htm

Grande abraço
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 3:44 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O adubo liquido tem um problema maior, em seu aporte, que o organico: a lixivação. Ocorre que, ao proceder ao aporte de adubo liquido em uma planta, é preferível fazê-lo sempre na quantidade menor que a menor indicada pelo fabricante. Evita riscos e perda de material. Se vc prepara um balde de vinte litros, é óbvio que não irá usar tudo de uma só vez, numa unica planta. Very Happy

Após a rega diária, distribua o adubo liquido (metade de um copo americano pequeno) por todo o solo à volta da planta. O ideal é fazer isso a cada 15 dias. Esse tipo de produto contém micro nutrientes que irão ficar fixados no solo por um determinado período, até que a lixivação causada pela rega diária elimine completamente o adubo, que irá sair juntamente pelo orificio de drenagem. Very Happy

Se muitas plantas tiver, poderá aproveitar bem a solução. Se poucas, lembre-se de passar o restante do produto diluído para um recipiente com tampa, e usar dentro do período que sugeri, lembrando-se de sempre agitar bem para agregar melhor as moléculas e fazer o adubo "acordar". Very Happy

Costumo usar adubo liquido, por exemplo, em mudas novas, sejam as de estaquia seja as de sementes. Mestre Hidaka, por exemplo, disse certa vez que perguntei, que para os pinheiros formados a partir de semente, até o terceiro ano, é recomendável o aporte de adubo liquido, e não de sólido. Shocked Detalhe: disse o mestre, tambem, que até o primeiro ano, não se usa adubo algum. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: