FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

A respeito das ferramentas (e da arte do improviso impoviso)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Wakasugi

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 1:18 am    Assunto: A respeito das ferramentas (e da arte do improviso impoviso) Responder com citação

Olá caros colegas,
acredito que, como eu (xP), muitos aqui estão apenas começando na arte do bonsai e (novamente, como eu argh) não possuem as ferramentas necessárias para se obter um bom desempenho.

Hoje, fui encarregado de cuidar de mais dois bonsai, dois ficus, um de 10 e outro de 8 anos. Logo que minha tia os trouxe eu percebi que há muito tempo eles não são replantados, podados ou coisa parecida (perguntei a ela, e realmente não foram replantados desde que foram envasados: 10 e 8 anos!!!!!!!!!!!). As raízes do ficus mais jovem estavam saltando do vaso, quase não se via terra. Resolvi então passá-lo para um escorredor, e eis que eu não tinha nenhuma ferramente que precisava para fazê-lo.
Assim, venho aqui não para dar uma aula qualquer, ou escrever uma matéria e sim para pedir aos colegas que dêem exemplos e dicas de o que se pode usar na falta das ferramentas próprias para se realizar as tarefas necessárias em um bonsai.

Exemplo: não possuo uma tesoura de poda. Hoje fui procurar na internet para ter uma idéia de quando custaria uma adequada e me deparei com uma tesoura tradicional de 115 reais! Achei linda a tesoura, até gostaria de ter condição de ter uma assim de cara, mas é inviavel.
Que tesoura eu poderia usar para substituir essa usada pelos bonsaistas? acredito que não seja realmente necessário que eu tenha uma dessas Ôô

Exemplo II: outro dia estava passeando pelo forum e vi o tópico "UMA FERRAMENTA MULTI-USO", criado pelo colega Geraldo Inocêncio. Li a respeito e só pude dizer "que massa, um dia vou ter uma" e mais nada. Não é uma crítica ao colega (pois insisto, um dia, vou ter a minha!!!), é que apenas acho que nem todos podemos ter uma daquela mas que devem haver alternativas para nós que também queremos ter um bom desempenho com nossos queridos bonsai.

Quando fui passar o ficus pro bonsai percebi também que eu não tinha nem um palito pra desfazer o torrão de terra, então eu mesmo fiz os meus, de bambú, aí ó shuaHSuiaSh

até gostei bastante deles hsuaISAh

no momento vocês devem estar se dizendo: "nossa, mas esse moleque também não tem é nada"
e eu concordo, mas o porposto aqui é cada um ir falando o que faz para se virar, dando uma ajuda, assim cada um se aproveita um pouquinho deste tópico, e eu, dele inteiro! shuaiSHiauSh

Desde já, vou agradecer as possíveis respostas e dicas aqui propostas.
Espero que este tópico seja de utilidade para mais alguém.
Qualquer coisa, desculpe o transtorno.
Um abraço a todos os colegas.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 10:11 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Wakasugi, não se desespere, que nem tudo está perdido. Quando estive no viveiro do bonsaista Rock Junior, há alguns anos, para participar de um evento realizado por ele, observei que, entre suas ferramentas, numa gaveta, estava um objeto estranho: uma chave de fenda com a haste curvada. Shocked

Para quê? Simples, aquela ferramenta serviu durante muito tempo para substituir o Raquê:

Ou substituir o gancho:

Essas ferramentes, juntamente com o palito de bambu (vc tá no caminho certo, ao fazer os seus. Todos fazemos assim), servem para soltar as raízes, durante um reenvase. Very Happy

Podem ser confeccionadas com uma chave de fenda, ou algo similar, sem nenhum problema. Very Happy

Alicates de corte ou tesouras: Alguns bonsaistas preferem tesouras mais robustas. As melhores são da marca tramontina, mas uma da marca corneta tambem substitui bem, e é mais barata:

Uma outra, mais fina, serve para brotos novos, galhos finos:

Essa outra, serve para desfolha, principalmente de ficus, acer, piracanta, celtis, etc:

Para fazer alporquia e enxerto, um bom canivete é indispensável. Custa barato, os mais simples, e quebram, literalmente tambem, qualquer galho do bonsaista prático:

Para cortar arames (e até mesmo galhos mais grossos), um alicate de corte lateral:

Para fazer amarração de arame (prender raízes ao vaso, por exemplo), ou jin em galhos finos, um bom alicate de bico fino:

Alicate para jin, ou para apertar arames:

Como pode ver, a necessidade é realmente a mãe da criatividade. Isso significa que, a grosso modo, vc pode montar sua caixa de ferramentas aos poucos, fazendo uso de equipamento não necessariamente apropriado ou destinado para bonsai, até ter condições financeiras que permitam montar sua caixa exclusivamente com as ferramentas certas para o trabalho de bonsai. Wink

Essas ferramentas são encontráveis em qualquer loja, a preços mais que acessíveis, se comparadas com as usadas em bonsai. Wink

Ainda temos no rol o alicate torquês, que pode ser usado para galhos e raízes grossos ou mais duros. Claro, o acabamento que um alicate bola permite fazer não tem substituto no leque de ferramentas citados acima. Mas é interessante adequar certos instrumentos ao nosso trabalho com o que temos à mão, até que possamos estar adquirindo as ferramentas certas. Wink

Detalhe: apesar de ter praticamente todas as ferramentas de bonsai, eu tenho, na minha caixa, boa parte das ferramentas que acima descrevo, as quais uso, concomitantemente com as outras, ou mesmo em substituição a elas algumas vezes. Very Happy

Arame? use o de cobre. Vá a casas em construção ou obras de vulto, como prédios, e cate o que encontrar pelo chão. Compareça a ferro-velhos e compre o cobre que o pessoal de lá compra de outros. O arame de cobre deverá ser queimado momentos antes de seu uso, para ficar mais maleável. Esfrie na agua, após observar que as chamas passam do azul para o verde. Queime apenas a quantidade que irá usar. Esse arame, depois que esfria totalmente, fica extremamente rijo no local, e para retirar, só cortando em pedaços pequenos. Very Happy

Para tracionar um galho qualquer a uma raíz, use linha de pesca. É mais barato que usar arame. Outro arame barato, que serve para uma infinidade de trabalhos com bonsai é o "cozido" que compro em lojas de material de construção. Wink

O bambu que vc usa para fazer hashi ou varetas, pode igualmente ser usado para esteio ou tutor: fixe ele no solo do vaso, amarre a planta com barbante. Por exemplo: tres ou quatro varetas permitem que voce faça curvas no tronco fino da planta, sem precisar usar arames. Wink

Serve tambem para prender galhos, e é uma técnica japonesa, muito usada não só para bonsai, mas tambem para educar arvores de jardim, naquele país, e no nosso tambem. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Wakasugi

MensagemEnviada: Ter Dez 25, 2007 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

NickyFury
obrigado pela resposta ao tópico =) foi realmente de grande ajuda e até um pouco de inspiração ( shAUShiaUHIAUSHA)
vou improvisar mais umas coisinhas que estou precisando e amanhã vou dar uma camelada pra ver se acho uma tesoura decente pra fazer minhas podas e arames.
bom, então é isso
valeu mesmo =)
abraço
Vitor Martin

MensagemEnviada: Ter Dez 25, 2007 11:41 pm    Assunto: Responder com citação

caro Wakasugi,

O que foi dito pelo nicky assino embaixo!
Maaas, uma dica que eu dou, porque já passei por isso também, é que : assim que puder, compre um ALICATE BOLA !! o resto você vai desenrrolando, mas o bolo é insubstituível.

É isso ae o caminho é esse mesmo....heheh

ABS

Vitor Martin
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Dez 25, 2007 11:46 pm    Assunto: Responder com citação

Bom meu caro a minha contribuição para seu tópico e aumentando também o leque de opções para os colegas hehehhe
Sabe aquela pinça linda de inox que custa os dois oio da kra ??
Eu a substituo com o bom e velho cortador de unha ou ainda o alicate de unha servem bem pra tal fim ehehhe...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 3:28 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

No site da empresa CORNETA, encontramos pinças à venda tambem, por preços bem em conta, caso não queira "arrochar" o alicate de unhas... Laughing Laughing Laughing

http://www.corneta.com.br/produtos.php?cat=4&sub=32

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, uma sugestão interessante é usar uma tesoura de metzenbaum reta

Custa entre 12 e 18 reais e se encontra facilmente em qualquer loja de material dentário ou ortopédico.
É inoxidável e tem um corte preciso como qualquer material cirúrgico...

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

[img=http://img140.imageshack.us/img140/6266/pinasno4.th.jpg]

Chinesas, R$2,90 o conjunto!
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 7:36 pm    Assunto: Marca Responder com citação

Nick,

O Alicate para Jin e o estilete postados são de qual marca?

Obrigado pelo excelente tópico...estou na mesma luta...

Abraços,

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 2:45 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Carlos, todas as ferramentas que mostrei, exceto o raquê e o gancho, são da marca CORNETA, que vc pode visualizar no site:

http://www.corneta.com.br/

Ao pesquisar, poderá descobrir o fornecedor/comerciante mais próximo de voce. Mas acredito que, em contato com a empresa, façam venda direta ao consumidor. Nunca tentei, mas hoje em dia tudo é possível, né?
Rolling Eyes

cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 27, 2007 11:09 pm    Assunto: Responder com citação

Bom me surgiu uma dúvida quanto ao alicate bola, aqui na minha região usamos a chamada Turqês, quem pela foto é identica ao alicate bola.
Ae eu pergunto são a mesma coisa ou não ???
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 2:47 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

A torquês parece mais com o alicate partidor de raiz. Aliás, pode substituir esse alicate pela torquês, sem problema. Very Happy

Entretanto, não há nenhuma ferramenta que substitua o corte do alicate bola, por isso ele é, dentre todas as ferramentas japonesas, o único indispensável e insubstituível. Mesmo que pareça com o alicate bola, a torquês não tem nada a ver com ele, não serve para a mesma finalidade e não há como modificá-la para ficar ao menos parecida. Sad

TORQUÊS:

ALICATE BOLA:

ALICATE RACHA TRONCO OU RAIZ:

Veja que o racha tronco se parece mais com a Torquês, mas são ambos diferentes do alicate bola. Rolling Eyes

cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Ok , Nick obrigado pela aula!!!
Abraços
Wakasugi

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 5:22 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, muito legal, estou aprendendo bastante aqui no forum =)
obrigado de novo Nicky, suas respostas são sempre de grande ajuda, mt bom mesmo.
ainda não faço jin, shari essas coisas, nos bonsais que tenho, não tenho coragem e nem sei como faz shaUSA, preciso arranjar umas plantas pra treinar hehe.
Enquanto isso eu fiz uma bancada pra por os meus hehe, até ficou legal, eu achei xD
Não tenho um regador decente, improvisei com uma garafa pet com uma tampa toda furada pra molhar as folhas sem muitapressão xP

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: