|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wakasugi
|
Enviada: Qua Dez 26, 2007 11:59 am Assunto: árvore de cerrado: que substrato pro escorredor? |
|
|
hoje fui ao horto florestal e o simpático carinha me deu uma muda de um ipÊ-verde, ele disse que é árvore de cerrado.
quero passá-lo pro escorredor, mas não sei que substrato devo usar. Só areia grossa??
alguma sugestão??
vlw!!
 |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Dez 27, 2007 11:03 am Assunto: |
|
|
Me parece um Ipê. É um pouco difícil conduzir como bonsai..mas alguns q vi são ´bem interessantes. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Qui Dez 27, 2007 1:02 pm Assunto: |
|
|
Wakasugi.
Minha sugestão eo seguinte tenho alguns ipes.
Por enquanto estou mantendo eles em um substrato 60% terra preta e 40% areia de construção e to adubando com NPK 10-10-10.
Eles tão respondendo sim, mas percebo um pouco de lentidão na sua evolução todavia acho bom pois assim tenho conseguido diminuir suas folhas que ao meu ver são bem dificil de diminuir.
Espero ter ajudado. _________________ Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
Ecl:09:04. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 27, 2007 2:35 pm Assunto: bonsai |
|
|
O melhor substrato é: caco de telha, casca de pinus, carvão de bambu, terra granulada (cupinzeiro previamente queimado), e terra tipo PLANTAX, usada por horticultores para sementes. Misture tudo em proporções iguais. Lembre-se que essa espécie não suporta regas diárias, nem solo encharcado, então regue apenas a cada dois dias, depois de verificar que o solo está bem seco. Sol pleno, depois da quarentena do ultimo envase. Adubação: liquida, após a quarentena, a cada 15 dias no primeiro ano. Organica: torta de mamona+farinha de osso a cada 45 dias, exceto no inverno, e pouca. Diria algo em torno uma colher de chá ou uma tampinha de garrafa pet de agua mineral, distribuida em volta do caule, mais próximo da borda do vaso. Pode ser alternado com adubo de gado, bem curtido.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Wakasugi
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 9:43 am Assunto: |
|
|
uia, quase uma aula, NickyFury salvando minha pele =) valeu
mas tenho uma dúvida, passei ela pro escorredor, mas não podei a raiz, não estava tãããoo grande, ainda assim preciso deixar ela de quarentena e restringir a exposição ao sol?
e quanto à terra orgânica, posso usar em bonsai?
qual a espessura dos cacos de telha? vou quebrar uma aqui de casa hehe
brigadão pela ajuda
um abraço |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 1:01 pm Assunto: |
|
|
E isso ai o Nicky falou tudo.
Muito obrigado vou usar tambem essas dicas são muito valiosas nos meus tambem.  _________________ Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
Ecl:09:04. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 2:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Wakasugi, independente da poda de raízes ou não, o que conta é o reenvase em si. A planta irá sentir, então, a incidência solar, o que poderá comprometer seu trabalho, e até mesmo arriscar uma perda do material.
Eu uso a terra granulada de cupinzeiro em quase todas as plantas. Após localizar um cupinzeiro, preferencialmente aqueles mais antigos, com torrão mais duro, eu o quebro em pedaços do tamanho da metade de um tijolinho maciço, expondo seu interior ao sol. Deixo no local, pedaços espalhados, por umas duas semanas, retornando então após esse tempo. Recolho os pedaços em bacias grandes, levo para casa, onde fragmento em pedaços menores (do tamanho de bolas de gude), acondicionando uma quantidade de uns cinco litros numa panela de aluminio grande (daquelas bem grandes mesmo, com tampa) levando ao fogo alto por uns 20 minutos, ou até perceber que a terra começa a soltar fumaça, mudando a tonalidade para um marrom bem escuro.
Após esse tempo de "fritura", retiro a terra da panela e coloco em uma bacia grande, deixando esfriar por uma semana, longe da agua é claro. Depois disso, fragmento em pedaços menores (do tamanho de um grão de feijão para menos, vez que faço tres granulometrias diferentes), eliminando o pó via peneira fina. Pronto!! A terra estará pronta para ser usada. Agora é só acondicionar em tambores, guardar em local seco e fresco, longe da umidade, tampada para evitar a entrada de bichos e insetos.
Caco de telha ou de tijolinho maciço ou de tijolo furado: fragmento em tres granulometrias, sendo uma do tamanho do grão de feijão, outra a metade e outra um pouco menor. Ainda aproveito para peneirar o pó, e retirar uma outra granulometria, mais fina, para os mame.
Quando tinha poucas plantas, quebrava tudo isso no martelo de borracha. De uns tempos para cá, porém, o material ceramico tipo telha colonial, que recolho em obras e construções espalhadas pela cidade, ou então, em alguma casa que vende esses materiais, recolho no patio pedaços que quebram e ficam entulhando, estou fragmentando usando um triturador antigo, desses próprios para triturar milho, movido por um motor eletrico. Quebro em pedaços pequenos, primeiro, e depois passo pelo triturador, fragmentando tudo. O que recolho, peneiro bem, retirando as quatro granulometrias que indiquei.
Tiro um dia inteiro para esse trabalho, com um ajudante para peneirar. Mas em compensação, faço materia prima para envasar durante o ano todo, vez que encho um tambor plastico tamanho familia.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Wakasugi
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 12:43 pm Assunto: |
|
|
legal, vou triturar umas telhas aqui também, tenho algumas no quintal shAIUShuaish e uma construção aqui ao lado
quanto à planta no escorredor ainda, mantenho ela na sombra plena? sem nada de ensolação? ou deixo num local onde bata um pouquinho de sol durante o dia?
um abraço
valeu |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|