FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PINHEIRO NEGRO
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Deco-RJ

MensagemEnviada: Qua Dez 26, 2007 12:58 pm    Assunto: PINHEIRO NEGRO Responder com citação

Olá a todos!

Neste natal, ganhei de meus pais este lindo exemplar. Com a agitação das compras esqueceram de perguntar a espécie. Na etiqueta vem a seguinte identificação: "jovem bonsai vs dragão". Ele é de Holambra. Foi comprado no Carrefour da Barra, Rio de Janeiro. Como poderão ver, já está em um vaso de cerâmica.

Entre minhas mudas e pré-bonsai, esta é a primeira planta desta espécie que adiquiro. Acredito que seja um pinheiro negro. Como não tenho certeza, gostaria de saber a opinião de vocês, por gentileza.

Ah, sim! Clicando nas fotos, a imagem fica mais nítida. Se precisarem, tenho mais fotos.

Desde já muito obrigado pela ajuda!

Abraço a todos!!!

Seguem as fotos:

VISÃO GERAL DA PLANTA 1:

VISÃO GERAL DA PLANTA 2:

VISÃO LATERAL 1:

VISÃO LATERAL 2:

DETALHE DO TRONCO E RAIZ:

DETALHE DAS FOLHAS 1:

DETALHE DAS FOLHAS 2:

DETALHE DAS FOLHAS 3:

DETALHE DAS FOLHAS 4:

DETALHE DA PONTEIRA:

Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Oi Deco,

Realmente deve ser um pinheiro negro... aqui você vai encontrar várias dicas sobre esta tradicional espécie, porém temo pelo cultivo da mesma no clima daí do Rio Sad
vamos ver se algum forista da região pode ajudar Idea

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Deco-RJ

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 12:53 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre,

Tudo bem?

Em primeiro lugar, quero agradecer pela gentileza em responder. Muito obrigado mesmo. Very Happy Assim como você, também estou preocupado e por diversas razões. Jamais tive espécie deste tipo. Ao que me parece é uma planta bem exigente. Ademais, pesquisei em diversos sites e todos dizem que pinheiro negro prefere frio ao calor. Moro na cidade do Rio de Janeiro e estamos no verão. Por isso, gostaria de saber a opinião de bonsaístas experientes, como você. Realmente não quero que ele morra.

Em segundo lugar, gostaria de sanar uma dúvida, qual seja: peço ajuda na seção “sou iniciante” ou deixo o tópico aqui mesmo? Não quero tumultuar o fórum.

Sobre a planta especificamente, Alexandre, tenho adotado os seguintes cuidados:

a) ao longo do dia não o exponho ao sol do verão carioca. Deixo que pegue sol apenas após as 16hs. O que dá, em média, 3 horas de sol. Antes disso, apenas claridade;

b) rego sempre que a superfície do substrato está seca ao toque;

c) pretendo seguir a adubação sugerida no calendário do link: http://www.bonsaikai.com.br/Textos%20para%20leitura/GuiadeCuidados/PinNegro.htm

d) não pretendo mudar de vaso. Da mesma forma não trocarei o substrato. Acredito que quanto menos mexer nele agora, melhor.

O que você acha destes cuidados iniciais?

Por gentileza, se tiver mais alguma sugestão, será super bem-vinda! De igual modo, peço aos demais colegas que dêem mais idéias, por favor.

Desde já obrigado a todos, em especial a você, Alexandre pela gentileza de responder.

Grande abraço!
Paulo Henrique de S. Garc
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 10:06 pm    Assunto: Responder com citação

Deco,
concordo com vc. em não mexer muito nela durante o verão, a melhor época é o inverno. mas mesmo assim colocaria ela em um escorredor (mentenha o Torrão inteiro) completando o substrato com telha moida e pedrisco, para encorpar a árvore. Se vc puder expor ao sol, também pela manhã (até as 10:00) seria bom pois o PN requer uma exposição de de pelo menos 6 horas de sol diário (evotando, é claro as horas de sol a pino.
De qualquer forma boa sorte com seu PN ae no Rio.

Um grande abraço e

té mais...
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 11:25 am    Assunto: Responder com citação

Deco,

o amigo Paulo falou e disse Exclamation Wink Laughing

Nesta parte do fórum, a princípio destina-se a exposição de foto de trabalhos e/ou árvore para opiniões quanto estilização, contudo no transcorrer do mesmo, dicas gerais e perguntas vão aparecendo...
foi o que você fez Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Deco-RJ

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 1:12 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre,

Tudo bem?

Mais uma vez a me auxiliar, né?

Na ansiedade por respostas, fiquei em dúvida a qual seção postar e acabei por colocar este tópico em lugar indevido. Embarassed Tenho como passar tudo para a seção sou iniciante? Assim, outros colegas poderão ler e aprender com as respostas que você e Paulo Henrique tão gentilmente deram, bem como emitir novas idéias. Além disso, não desvirtuo este seguimento. Como devo proceder para isto? Além disso, confesso, ainda gostaria de sanar algumas dúvidas sobre a manutenção. Wink O que farei somente após sua resposta, está bem? Very Happy

Realmente não quero atrapalhar o bom andamento do fórum. Então, se puder responder ficaria bastante grato. Wink

Ah, sim! Desde já peço desculpas a todos pelo tópico equivocado.

Grande abraço, amigo!

Paulo Henrique,

Tudo bem?

Muito obrigado pela assistência. Suas informações foram de grande valia. Very Happy Ainda gostaria de sanar algumas dúvidas, se me permitir, claro! Mas deixarei para fazer somente após a resposta do nosso colega Alexandre. Laughing Como disse, há pouco já fiz muita bagunça aqui. eheheh Razz Embarassed

Obrigado mesmo pela sugestão e informações, viu?

Abraço!
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 30, 2007 9:17 pm    Assunto: Transferido Responder com citação

Deco

Não acho que você tenha tumultuado, mas, já que solicitou, estou transferindo seu tópico aqui para "SOU PRINCIPIANTE".

Siga as dicas do pessoal e terá belos exemplares da árvore "rei do bonsai". Muito boa sorte com a espécie.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Deco-RJ

MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2008 12:01 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos!

Tudo bem?

Ferreira, obrigado por transferir o tópico para esta seção! Very Happy

Paulo Henrique, mais uma vez muito obrigado pelo conselho. Farei isso tão logo a temperatura fique mais amena. Wink

Ah, sim! Aos colegas queria informar que novas folhas estão surgindo, principalmente nos galhos mais próximos da ponteira. Se sobreviver a este verão, que está excepcionalmente quente, acredito que se adaptará bem ao clima do Rio.

Grande abraço a todos!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: