|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mauro Kugler Filho 1.o PASSO

Registrado: 15/06/06 Mensagens: 136 Localização: Ponta Grossa - Paraná
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 2:57 pm Assunto: Trabalho em uma Escova de Garrafa |
|
|
Olha só pessoal, essa é uma planta bem diferente das que costumo postar aqui (geralmente Buxus hehehe). Conhecido como escova de garrafa, devido aforma de suas flores vermelhas, é uma arvore com um tronco bastante rugoso,acredito ser muito interessante para Bonsai devido ao aspecto de antiguidade que isso lhe proporciona.
É o 1º trabalho nesta planta.
 |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 3:36 pm Assunto: |
|
|
Mauro, muito interessante! Não tem alguma foto com as flores? Fiquei curioso para conhecer mais sobre a espécie... É natural de onde?
De qualquer forma, o tronco me parece realmente capaz de dar a impressão de idade. Muito bom! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 4:31 pm Assunto: |
|
|
Olá pedrotv, la vai algumas informações sobre a planta.
Nome Científico: Callistemon citrinus
Nome Popular: Escova-de-garrafa, lava-garrafas, calistemo
Família: Myrtaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Austrália
Ciclo de Vida: Perene
Escova-de-garrafa é o nome popular das plantas do gênero Callistemon. Este gênero possui 34 espécies catalogadas, sendo que a grande maioria delas é originária da Austrália. As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo ou de arvoreta, alcançando de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são em geral pequenas, lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, que vão se tornando bronzeadas com o tempo.
Este exemplar é da variação anã. As que vemos plantadas em praças e jardins geralmente possuem ramos e flores maiores. Ela tem o aspecto de chorão. e brota facilmente.
Tenho intenções de fazer um trabalho que seja diferente do estilo chorão. Abraço! |
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 8:29 pm Assunto: |
|
|
Achei na net este bonsai de Callistemon citrinus , Mauro da bonsai sim , e muito bonito!!!!!!
Joel
 _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 8:38 pm Assunto: |
|
|
Mauro,
gostei muito da sua planta, sou um apaixonado por essa planta, justamente pelo aspécto do tronco, que confere uma certa idade nos exemplares, porém não tenho nenhuma (na realidade por preguiça de iniciar a formação des de mudinha, já que aqui em São Carlos não acho exemplares de maior porte em viveiros).
Não sei se vc teve algum problema na aramação pois o a madeire dessa árvore é bem dura, dificultando a aramação.
Nos mantenha atualizado quanto à evolução dessa belezura!
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 8:48 pm Assunto: |
|
|
Joel, postei aqui um bonsai que gosto muito desta sp. Veja, ele pode ficar bem compactado, e ainda emite a inflorescência. Abraço.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 8:53 pm Assunto: |
|
|
Paulo, na verdade é uma planta muito fácil de se trabalhar,fácil de estimular brotos, possui um metabolismo acelerado, os galhos mais lignificados, da um certo medo por causa dos estalidos rsrs, mas é pq ela é corticosa, e também aos poucos vai tranquilo. Já os galhos q não estão lignificados, dá p dar quase nó hehe. Pode deixar, manterei atualizado o progresso. Abraço!
Obs: tentei fazer várias mudas, por ser de uma variação anã, difícil de encontrar e cara, mas não obtive sucesso não. Vou fazer uma experiência com a técnica de borbulhia, se alguém obteve sucesso com estacas, me interessa muito saber o tamanho q foi usados das estacas, ponteiro, semi-lenhoso ou basal e a época. Please!!!!! |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 3:41 am Assunto: |
|
|
Mauro, tenho tres mudas daquela variedade mais comum, que tem muito em calçadas e praças. fiz por estaquia. infelizmente não lembro a época do ano, fiz de ramos finos, com folhas e de ponteira.
enraizaram bem fácil, sem nenhum tipo de enraizador.
é isso, abraço a todos. _________________ P.C. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 10:55 am Assunto: |
|
|
Mauro,
vendo esta possibilidade de "chorão", brinquei um pouco com este teu belo trabalho
ficou assim:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Editado pela última vez por Alexandre S. Coelho em Dom Dez 30, 2007 4:29 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 3:45 pm Assunto: |
|
|
Amigo,
Impressionante o nebari desta planta!!!
Sem dúvida, tem muito futuro...
Parabéns.
Franz |
|
|
 |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 7:10 pm Assunto: Um premiado |
|
|
Caro Mauro e amigos,
Desde que vi este bonsai pela primeira vez fiquei intrigado com o tamanho.
Já ouvi falar da espécie anã, só que ainda não encontrei, onde moro têm muitas nas ruas e florescem bastante.
Se algum souber onde encontrar mudas da espécie anã, avise a gente.
Vai aí mais uma foto de um bonsai de Calistemo premiado, para deleite dos amigos.
 _________________ Quatro coisas irrecuperáveis: a pedra... depois de atirada!
a palavra... depois de proferida!
a ocasião... depois de perdida!
o tempo... depois de passado! |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 9:21 pm Assunto: |
|
|
Realmente é uma especie muito interessante.
A sua já está bem encaminhada,parabéns até agora
Animei com essa especie agora(mas também depois de ver essas imagens)
achei boa a colocação que pode ficar bem compactado,não via muito futuro nesta especie por esse motivo... _________________
 |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 10:09 pm Assunto: |
|
|
sem duvidas e uma planta muito bonita e quase não vemos trabalhos dessa especie.
vou começar a olhar com mais carinho pra ela , onde moro tem muitas nas praças e jardins da cidade , e a sua ja esta muito bem encaminhada. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 12:42 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, adorei sua projeção, realmente ficou muito boa, considere-a vendida .
Seisdedos, vc sabe qual Callistemon é este, acho q este não é o citrinus, mas é muito bonito, gostei da cor do tronco . |
|
|
 |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 26, 2008 6:24 pm Assunto: ??? |
|
|
Infelizmente Mauro não sei que espécie é este Callistemon, tenho esta imagem há muito tempo salva no micro, a única coisa é que foi o vencedor de um concurso de bonsai, parece-me do Japão.
Só sei mesmo que são 34 espécies mais as híbridas.
Se eu o vir por aí na net algum dia, vou verificar se tem o ome científico, mas se me lembro não tinha, só calistemo.
Se alguém descobrir, avisem. E ainda estou interessado em muda da espécie anã, ainda não encontrei. _________________ Quatro coisas irrecuperáveis: a pedra... depois de atirada!
a palavra... depois de proferida!
a ocasião... depois de perdida!
o tempo... depois de passado! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|