|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo de Matos

Registrado: 29/05/05 Mensagens: 38 Localização: Valparaíso - GO
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 11:53 am Assunto: Será que posso confiar naquela argila? |
|
|
Olá pessoas!
Eu estava vendo uma matéria sobre argila granulada feita de tijolos. Eu achei muito legal e fácil de se fazer, no entanto eu fiquei meio confuso em relação a confiabilidade daquilo. Será que se eu substituir a argila convencional - que julgo eu ter uma retenção de água muito maior - por a granulada feita de tijolos eu vou alterar muito meu resultado? E mesmo se a argila granulada for um pouco pior, ainda assim ela consegue reter bem a água? Obrigado desde já.
Rodrigo de Matos _________________ "Coisas pequenas afetam mentes pequenas"
----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br
http://spaces.msn.com/members/diablerie/ |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 2:29 pm Assunto: Re: Será que posso confiar naquela argila? |
|
|
Rodrigo de Matos escreveu: | Olá pessoas!
Eu estava vendo uma matéria sobre argila granulada feita de tijolos. Eu achei muito legal e fácil de se fazer, no entanto eu fiquei meio confuso em relação a confiabilidade daquilo. Será que se eu substituir a argila convencional - que julgo eu ter uma retenção de água muito maior - por a granulada feita de tijolos eu vou alterar muito meu resultado? E mesmo se a argila granulada for um pouco pior, ainda assim ela consegue reter bem a água? Obrigado desde já.
Rodrigo de Matos |
Amigo Rodrigo,
Eu ja fiz inumeras experiencias com essa argila granulada proveniente de tijolos e em todas as vezes que a utilizei posso te dizer com clareza e certeza que obtive ótimos resultados... quanto a argila convencional nao posso te falar o mesmo pois nao a utilizo, somente a granulada proveniente de tijolos que como você disse é muito facil de fazer, mas isso varia muito de regiao para regiao e de bonsaista para bonsaista, com o tempo você irá descobrir o substrato que melhor se adequa ao seu estilo no Bonsai. Espero ter ajudado. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 2:54 pm Assunto: Re: Será que posso confiar naquela argila? |
|
|
Oi Rodrigo, tudo bem?
Acho que as grandes diferenças entre a "argila convencional" que alguns chamam também de "terra de barranco", e a argila queimada e granulada (feita a partir de tijolos ou telhas), seriam as seguintes:
1- drenagem: a argila convencional, devido a sua granulação muito fina, oferece uma drenagem muito ruim. isto pode resultar em excesso de retenção de água que é bastante pejudicial as plantas, podendo até matá-las, por apodrecimento das raizes. Mesmo não matando, reduz muito o desenvolvimento e saúde da planta.
A argila granulada oferece uma drenagem excelente, eliminando este risco.
2- aeração do substrato: além da umidade, as raízes necessitam de oxigênio. A ótima drenagem da argila queimada granulada, não apenas permite esta oxigenação como, a cada nova rega, a medida em que a água drena, ela renova a oxigenação. Ilustrando, a água ao sair pelo furo de drenagem, "puxa" ar para os espaços entre os grânulos.
Com a argila convencional isto acontece em doses ínfimas, prejudicando a planta.
3- retenção de umidade (e nutrientes): as raízes precisam de umidade e não do "líquido" em si. Desta forma, a argila granulada retém umidade suficiente as necessidades da planta. Cuidados adicionais são necessários em climas muito quentes e em vasos muito rasos, uma vez que a evaporação neste subtrato é bem maior. Nestas condições, a planta deve ficar em meia-sombra ou, melhor ainda, ser regada 2 ou 3 vezes ao dia.
Pode ainda, ser adicionada alguma matéria orgânica à argila granulada, ajudando na retenção de umidade. Algumas alternativas que não prejudicam a drenagem, poderiam ser: fibra de côco, pó de xaxim, casca de pinheiro seca e granulada, agulhas de pinheiros secas e picadas, etc....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 3:26 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo, acrescento o seguinte: Tente usar ela entre 2 e 5 mm.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Rodrigo de Matos

Registrado: 29/05/05 Mensagens: 38 Localização: Valparaíso - GO
|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 1:01 pm Assunto: Valeu!!! |
|
|
Illex, Charles e Felipe, muito obrigado pelos esclarescimentos. Quando eu vi essa argila granulada aí eu fiquei meio cabreiro mas uma coisa que eu não posso deixar de citar é que eu percebi que ela realmente deve ser muito porosa - por conta do próprio material do tijolo. Acho que é uma boa alternativa pra eu colocar no substrato.
Atualmente eu estou meio enrrolado aqui... To fazendo intensivo pra concurso público e pré-vestibular ao mesmo tempo. Por conta disso fiquei meio sem tempo. Assim que eu tiver um tempo livre eu vou ao menos fazer um pouco dessa argila. Acho que não deve ser difícil arranjar as telas. É isso aí. Obrigado mais uma vez pelos esclarescimentos!!!^^
Rodrigo de Matos _________________ "Coisas pequenas afetam mentes pequenas"
----------------------------------------------------
memnoch_bathomet@yahoo.com.br
http://spaces.msn.com/members/diablerie/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|