Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wakasugi
|
Enviada: Seg Dez 17, 2007 12:12 am Assunto: Ipê |
|
|
este é um Ipê que ganhei de uma tia minha há alguns dias. Ele tem 16 anos aproximadamente.
quando ela me deu ele não tinha folhas, só o caule seco, e três pontinhas verdes menores que cabeças de alfinetes na ponta das ramificações. particularmente, estou impressionado com o ritmo de crescimento dele.
gostaria de saber como poderia reduzir o tamanho de sus folhas, se alguém puder me ajudar eu agradeceria
vlw
 |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 11:15 am Assunto: |
|
|
Up aqui essa desceu muito rápida...
Adorei essa raízes...
Show de bola!
Acho qeu a segunda foto ficaria legal como frente.
Sobre a diminuição das folhas,posso te responder que tenho obtido sucesso com maior exposição ao sol...quanto mais no sol menor as folhas.
Grande braço e parabéns pela planta! _________________
 |
|
|
 |
Wakasugi
|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 11:35 am Assunto: |
|
|
argh
notei hoje umas manchas nas folhar do ipê, estou preocupado, depois vou colocar uma foto pra ver se alguém pode me ajudar
as folhas ainda são muito novas, achei melhor não exagerar na exposição ao sol pra não queimá-las, mas daqui alguns dias quem sabe
=) |
|
|
 |
Anselmo Dutra
Registrado: 11/09/04 Mensagens: 71 Localização: Campo Grande - MS
|
Enviada: Dom Dez 23, 2007 11:27 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo, ipê gosta de sol. Eu tenho ipês há 5 anos. ASinda não deram flor porque são muito novos. Não se preocupe com o sol. A velocidade de crescimento da planta é enorme, princiopalmente após a queda de suas fohas, que ocorre mais ou menos no meiodo inversno, dependendo do tipo de ipê (rosa, amarelo, roxo, branco). Vc sabe quel é a cor? Para vc diminuir a folha procure cortar os galhos novos para evitar de crescer mais que vc queira. A sua planta é muito bonita, está de parabéns, cuide bem dela. |
|
|
 |
Wakasugi
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 12:27 am Assunto: |
|
|
Anselmo
muito obrigado pelos parabéns, embora o mérito não seja meu xP
o que acontece é o seguinte: este bonsai estava com uma tia minha há muitos anos e desde que ela o adquiriu, do mestre Helenir, de ribeirão preto, ele nunca brotou.
Quando ela deixou comigo tinha três pontinhas verdes, que rapidamente viraram esses galhos enormes. Então, ainda não sei qual a cor desse ipê, mas espero descobrir logo shuaHSiuASuiAShiAIS
Estou pensando em passar ele pro escorredor de macarrão, pois ele não é replantado há muitos anos e as raízes estão meio ruins, mas não sei qual composição do substrato devo usar, você sabe qual seria melhor para ipê?
muito obrigado pela ajuda =)
um abraço |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 1:31 am Assunto: |
|
|
Wakasugi,
Há cerca de um ano adquiri algumas sementes e andei pesquisando sobre a espécie.
Minhas anotações da época indicam para substrato "solo argiloso rico em matéria orgânica".
Anotei também que o cultivo deve ser feito em ambiente semi sombreado. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Wakasugi
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 1:37 am Assunto: |
|
|
Sambarilove,
tenho deixado ele num local onde pega sol pela manhã e final da tarde, mas me disseram que ipê pode por no sol pleno. Vou procurar saber melhor.
Quanto ao substrato, você sabe se pode usar aquela terra vegetal, que vendem por aí, na mistura pra compor o substrato para bonsai? e a areia é aquela de construção mesmo?
Obrigado pela ajuda
um abraço |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 12:18 pm Assunto: |
|
|
Wakasugi,
Apenas reproduzi as informações que coletei à época e realmente não posso assegurar quanto à terra vegetal. Imagino que possa ajudar a compor a matéria orgânica necessária.
Quanto a areia, como ninguém mencionou a respeito, vc não teria confundido solo argiloso com solo arenoso? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Qui Dez 27, 2007 12:04 am Assunto: |
|
|
Amigos eu tenho alguns Ipes na minha casa cerca de 21 hehehe um branco eo resto rosa...
O substrato que usei npo ultimo reenvase foi de 30% de pedrisco 30% de areia grossa e 40% de Terra Vegetal, e todos estão indo muito bem, alguns eu deixei no sol pleno outros a meia sombra e naõ tenho notado nenhuma grande diferença em termos de crescimento , ou seja, todas estão com mais ou menos o memso tamanho. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 11:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Wakasugi!
O pessoal já te deu todas as respostas.
Eu tenho alguns Ipês e para diminuir a folha pode-as. Logo abaixo sugem 2 novas opostas. Ainda dá tempo.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Wakasugi
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 11:57 pm Assunto: |
|
|
hmmm, então o jeito é podar mesmo.
mas na hora de podar eu corto a folha bem na base ou posso podar o cabinho inteiro?
faço a poda total ou primeiro um pouco, depois quando brotar as novas eu podo o restante?
um abraço
valeu pela ajuda =) |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 10:37 am Assunto: |
|
|
Pode só as folhas pois o cabinho (pecíolo) impede que a humidade penetre na ferida. Depois ele cai sozinho.
Eu costumo ir podando as folhas maiores e deixando as menores e assim sucessivamente.
Pode se fazer isso também com as Sheffleras.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Wakasugi
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 12:18 pm Assunto: |
|
|
ahhh, beleza então Elio
vou podar meu ipêzinho aqui =)
brigadão pela ajuda |
|