Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Cláudio José Teixeira PARTICIPANTE

Registrado: 11/02/06 Mensagens: 1147 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Dez 22, 2007 5:35 pm Assunto: Caliandra rosa em formação. |
|
|
Olá a todos,
Venho cultivando esta caliandra desde 1999, foi obtida por semente e foi conduzida por aramagem e podas desde então. Nos últimos anos vem sendo colocada em vasos grandes de treinamento para aumento do calibre do caule. Os dois primeiros galhos serão definitivos mas no momento servem para aumento do diâmetro e conicidade do tronco. A parte mais alta ainda terão os galhos selecionados e conduzidos. A altura final deverá ser de mais de 65 cm, hoje sem a copa formada está com 58.
Vista frontal.
Detalhe da frente:
Detalhe dorsal:
Opiniões e sugestões são bem vindas.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Franciane 2.o PASSO

Registrado: 03/03/07 Idade: 45 Mensagens: 315 Localização: Fortaleza-Ce
|
Enviada: Seg Dez 24, 2007 3:15 pm Assunto: |
|
|
Que belo exemplar!!
Pode especificar o diâmetro do tronco?
Adoro caliandras!! _________________ Franciane |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Dez 26, 2007 6:55 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Ela está com cerca de seis centímetros logo acima das raízes, então seguindo um cálculo por alto ainda faltam de 4 a 5 cm para ela entrar na proporção ideal em relação a altura. Esta é a marca exata que pretendo alcançar para levá-la para um vaso raso de treinamento.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 27, 2007 2:15 pm Assunto: |
|
|
puxa vc tem em mãos um belo exemplar de caliandra isso ai qdo estiver pronto vai ser capa de revista. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 8:26 am Assunto: |
|
|
Flávio,
Obrigado,
Não sei se vai ser capa, seria muita pretensão. Existe muito ainda para ser feito, além do espessamento no caule faltam mais galhos secundários, remodelação dos existentes, melhora do nebari, formação da copa... Muito, muito mesmo para ser feito.
Só o tempo dirá se os objetivos foram alcançados.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 11:20 am Assunto: |
|
|
Cláudio,
a bela base você já tem... será um "big bonsai"  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sex Dez 28, 2007 10:09 pm Assunto: |
|
|
Cláudio, magavilha de Caliandra, muito bem encaminhada, quando formada ficara um "petáculo".. Nos mostre depois fotos dessa criança florida!!!
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 9:34 am Assunto: |
|
|
Olá a todos,
Alexandre,
Acho que será de mediano para grande, vai depender daquele galhinho que direcionei para cima, só depois dele formado é que teremos uma idéia real da altura. Por enquanto acredito que ficará na casa dos 65 cm.
Paulo,
Tenho tentado tirar uma fotografia dela florida, ela tem produzido muitas flores e favas nesta época. Meu maior problema é que tenho regado duas vezes por dia e isto está estragando a floração. Assim que tiver oportunidade postarei outra foto dela.
Obrigado pelos comentários.
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 10:18 pm Assunto: |
|
|
Cláudio,
achei muito boa a base mesmo. Os galhos laterais estão um pouco grosos e longos ainda, mas se bem podados vão dar mais brotos para trabalhar com patamares. Com certeza vai ser muito bom.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 10:31 am Assunto: |
|
|
Darkaso,
Bom vê-lo de novo no fórum. Os galhos laterais estou usando justamente para atingir mais uns 4 ou 5 cm de diâmetro no caule, funcionam como "sacrifício' mas só serão podados para estimular a brotação lateral. Em relação a espessura destes, estão fora de proporção? Tenho tentado encorpá-los por achar que por estarem na parte baixa da planta precisam ser grossos e dar a impressão de pesados. Se fossem mais finos não destoariam do caule?
Abraços,
Cláudio. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 11:59 am Assunto: |
|
|
Cláudio,
obrigado pelas "re-boas vindas". Os galhos ficando nessa grossura não dará a impressão de árvore pequena, uma planta alta possui galhos menos grossos e em grande quantidade. Depois vou fazer uma projeção para vermos como fica.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|