|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wakasugi
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 9:54 am Assunto: escorredor de macarrão |
|
|
caros colegas,
nos últimos dias passei alguns bonsai pros escorredores, mas quando fui comprar escorredores pra fazer isso eu só achei uns que me pareceram bem pequenos (23 cm de diâmetro). Então queria saber de vocês qual o diâmetro de escorredor que vocês usam, pq o meu parece que vai ficar pequeno demais logo, logo xP
valeu =) |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 4:54 pm Assunto: |
|
|
Olá Wakasugi,
O tamanho é esse mesmo, mas depende da sua planta.
Veja, você tem qe considerar o tamanho das raízes e não a altura da planta ( exceto se ela for alta demais e tombar).
A grossura do caule també não eve ter mais que 23 cm, certo?
Então o ideal é podar um pouco as raízes (se não couberem) na proporção de 30% da massa de raízes, dando sempre preferência para deixar sem cortar as mais finas que retiram os nutrientes da planta e as bem grossas próximas ao caule porque sustentam a planta.
Depois de podar as raízes, coloque no escorredor, adicione seu substrato (também é importante estar certo da qualidade do substrato escolhido) e mergulhe o escorredor em uma bacia com água e retire.
Aguarde uns 15 dias e depois disso, vá expondo aos poucos a planta ao sol (Ex: 1º dia 1h;2º 2h) e assim por diante até deixá-la em pleno sol.
Depois de um tempo (varia da planta cultivada e cuidados adequados) as raízes começam a sair por baixo do escorredor e você coloca a bacia (mamadeira) embaixo e continua o processo (nesse momento, o tamanho do escorredor será menos importante ainda..pois grande parte da massa de raízes estará na mamadeira).
Se depois de tudo o que leu, persistir na sua idéia o problema do tamanho do escorredor, você deve ter razão e a planta é realmente muito grande para o escorredor, então...substitua o escorredor por uma bacia e faça furos com ferro elétrico para solda (+ ou - 10,00) na parte inferior e aos lados e utilize essa bacia como se fosse escorredor...e qundo as raízes saírem coloque uma bacia maior ainda como mamadeira....
É isso, espero ter ajudado e, qualquer dúvida, estou à disposição...
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 10:30 am Assunto: Do escorredor para a bacia |
|
|
Wakasugi
Se você tem dificuldade para usar o escorredor porque o tronco de suas plantas já são bem desenvolvidos, então não há necessidade de usá-lo. O escorredor/mamadeira é recomendado para o desenvolvimento rápido, favorecendo o engrossamento do tronco. Mas se a planta já tem um tronco adequado, o mais indicado seria plantar em uma bacia grande bem furada e com substrato drenante, para que o espaço disponível permita o crescimento rápido das raízes e facilite o desenvolvimento e formação da copa. O método da bacia é indicado inclusive para recuperar ou manter os bonsai prontos que ficarão muito tempo sem participar de exposição. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|