|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Deco-RJ

|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 2:38 pm Assunto: Dúvidas sobre Macieiras |
|
|
Olá a todos!
Tudo bem?
Esta é a primeira vez que utilizo esta seção, embora já tenha postado duas vez no tópico MINHA ÁRVORE E SUA OPINIÃO. Caso minha dúvida não pertença a este seguimento do fórum, peço, desde já, desculpas.
Sou iniciante e tenho apenas 3 pré-bonsai (2 ficus e 1 pinheiro negro, tendo fotos no fórum) e 11 mudas, a saber: 2 frutas-do-conde (uma já frutificando), 1 jabuticabeira, 1 lichia, 1 tangerineira, 2 romãs e, finalmente, 4 maçãs.
Justamente sobre as maçãs que recai minha pergunta. Minhas 4 mudas estão no escorredor de macarrão há 1 ano. No entanto, possuem tamanhos diferenciados. Todas, porém, são muito finas. Acredito que tenham 1,5 cm de diâmetro, no máximo. Daí, a pergunta: como faço para que engrosse, uma vez que no escorredor está fazendo com que cresça apenas?
Tentei obter esta resposta em outras seções e sites, mas não tive êxito.
Muito obrigado pela atenção e paciência!
Abraços a todos! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 5:01 pm Assunto: |
|
|
Olá Deco,
É importante saber qual o substrato que vc está utilizando e como está adubando e podando suas macieiras.
Coloque esses dados para que possamos lhe ajudar melhor...
A adubação e a poda são muito importantes, pois se vc não poda, a tendência da planta é crescer para cima e se não há nutrientes (adubação) ela também não terá força para criar caule mais grosso e melhor estrutura.
Não tenho nenhuma frutífera, por isso não vou colocar os dados de substrato e adubação, seria totalmente se conhecimento...mas coloque os dados e vamos esperar algum amigo que tnha frutíferas lhe ajudar.
Se tiver fotos delas, coloque aqui também, ajuda muito.
Abraços, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 6:20 pm Assunto: |
|
|
Carlos,
Oi! Tudo bem?
Muito obrigado por responder. Não só. Obrigado pelas informações!
Eheheh rapaz, falei muito e não disse nada, não foi? Ainda bem que disse ser um novato. Eheheh Aqui vão as informações restantes:
Utilizei o mesmo substrato para todas. Basicamente, em meu escorredor, estão: a) ao fundo: pedras de aquário; b) 50 % areia. Aquelas encontradas em material de construção; c) 25% de terra comum; d) 25% terra rica em matéria orgânica. Misturei tudo.
Além disso, em regra, uso adubo NPK 10-10-10, uma vez a cada 45 dias. Às vezes, revezo com farinha de osso.
Em relação à poda, confesso que nunca fiz. Retirei as sementes da fruta em 2006. Quebrei a dormência e, passadas umas semanas, coloquei diretamente no escorredor, onde está há exato 1 ano. Acreditava que a poda deveria ocorrer somente em 2008.
Para não encher o tópico e cansar você e os demais colegas, postei apenas 3 fotos de cada, está bem? Se precisar, coloco mais. Ah, sim! Se clicar nas fotos, elas aumentam. Acredito que trará mais detalhes.
Carlos, novamente, muito obrigado por responder e pelas informações prestadas.
Grande abraço!
Obs: fotos a seguir:
Maçã 1:
Maçã 2:
Maçã 3:
Maçã 4:
 _________________ André Fernandes |
|
|
 |
bivis
Registrado: 02/12/07 Mensagens: 28 Localização: Belo Horizonte - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 7:08 pm Assunto: |
|
|
Eu sou iniciante também, tenho uma muda que está do tamanho da sua "Maça 1", pelo que a foto aparenta.
Plantei ela tem 4 meses, e deixei ela na "estufa de garrafa pet ".
Agora passei ela pra um vaso maior a cerca de 20 dias. Estou esperando para trocar o substrato, pois acho não fiz uma escolha boa devido a minha experiência. Utilizei 40% de pó de xaxim, 10 % de esterco curtido, 20% de areia e 20% de terra.
Abraços |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 7:49 pm Assunto: Tempo e paciência... |
|
|
Deco
Nesta fase de desenvolvimento inicial praticamente todas as plantas aparentam ter crescimento apenas em altura. Isso ocorre porque o crescimento lateral não é proporcional ao crescimento em altura. Mas se você deixar as mudas crescerem livremente, sem podar por 1 ou 2 anos, verá que os troncos começarão a engrossar. Isso vai acontecer na medida em que os galhos e a folhagem exigirem mais nutrientes e água, forçando o aumento da quantidade de vasos condutores e provocando o aumento do volume do tronco. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 12:39 pm Assunto: |
|
|
Bivis,
Tudo bem?
Li a respeito de seu substrato. Pretende troca-lo, certo? Qual usará? Se servir de ajuda, na maçã 1 duas raízes começaram a sair pelo fundo do escorredor. Em uma destas dá para ver cerca de 2 cm para fora do escorredor. Estou aguardando saírem mais para colocar na mamadeira.
Abraço!
Ferreira,
Tudo bem?
Em primeiro lugar, muito obrigado pela explicação.
Sabe, é a primeira vez que tento algo com macieiras. Então, se me permite, gostaria de explorar um pouquinho mais seu conhecimento, bem como dos demais colegas do fórum. Basicamente são três perguntas, sendo: a) acha que o substrato está bom? b) devo manter a adubação atual (a cada 45 dias) ou reduzir para mensal? c) não devo podar em 2008, correto?
Sem querer explorar, mas já explorando... ... pode me dar um conselho ou sugestão? Como pôde notar nas fotos, elas estão em tamanhos diferenciados. A meu sentir não é, por si só, nenhum problema. Afinal, cada planta tem sua característica própria. Minha preocupação é a seguinte: acho que as macieiras 3 e 4 estão muito altas. Pescoçudas, por assim dizer. Para elas pensei no estilo ereto formal ou informal. Acha que é um bom estilo para estas mudas especificamente? Devo aramar para disfarçar tanta altura? Deixo crescer livremente por mais um ou dois anos e só daí cortar a ponteira? Em termos mais simples, deixo crescer livremente por mais 1 ou 2 anos e usar a ponteira como o galho de sacrifício?
Sei que já abusei demais da sua paciência e dos demais colegas. Então, vou terminando por aqui; senão, vira interrogatório, né?
Ferreira, mais uma vez, obrigado pelas explicações. Assim como o colega Carlos, você me ajudou bastante. Sou grato a ambos!
Grande abraço! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Dez 30, 2007 9:00 pm Assunto: Macieiras |
|
|
Deco
Não se preocupe com "exploração", pois participo por satisfação pessoal.
Vou deixar as sugestões sobre substrato para os colegas sulistas, que têm experiência com o cultivo de macieiras.
Não se preocupe com a altura atual das mudas. Eu apenas recomendaria aramar os troncos e dar formas sinuosas, enquanto são flexíveis. Como a poda atrasaria o desenvolvimento, deixe que cresçam livremente por alguns anos e terá excelente recompensa. É uma boa idéia considerar a ponteira atual como galho de sacrifício. Mas eu não acho possível definir agora os estilos de cada exemplar, pois as melhores opções depederão do resultado final do crescimento. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Qua Jan 02, 2008 12:15 pm Assunto: |
|
|
Ferreira,
Tudo bem?
Agradeço os conselhos, paciência e boa-vontade em responder minhas dúvidas. Seguirei suas orientações e não me preocuparei com o tamanho da planta. Usarei a ponteira como galho de sacrifício. Quando chegar a hora de cortar recorrerei a seus conhecimentos novamente, se permitir.
Ah, sim! Já que não se importa com a exploração posso continuar? Pensei em aramar pelas razões que me deu. Então, o que você e os demais colegas acham de um formato mais sinuoso para as macieiras 3 e 4? Algo levemente parecido com um “S”? Ficaria muito artificial? Outra pergunta: devo aguardar a época própria para aramar ou faço desde já?
Mais uma vez, obrigado a todos pela atenção e paciência!!!
Que tenham um maravilhoso 2008!!!!
Grande abraço!!! _________________ André Fernandes |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 02, 2008 12:24 pm Assunto: Macieiras |
|
|
Deco
A forma de modelar o tronco mais utilizada é justamente a de "S". No início ela poderá parecer muito exagerada e artificial, mas com o engrossamento do tronco ficará cada vez mais bonita.
Aproveite e dê o formato com aramagem o quanto antes, para aproveitar a flexibilidade que os troncos ainda têm. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Deco-RJ

|
Enviada: Qua Jan 02, 2008 10:40 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos!
Tudo bem?
Esta é a minha primeira tentativa de aramar uma macieira. Como estou sem arames grossos, improvisei. Coloquei aqueles usados na confecção de bijouterias. Eheheh Peguei emprestado com minha irmã.
Pretendo comprar arames novos em breve. =P Enquanto isso, podem me dizer o que acham do formato? Amigo Ferreira, se puder fazer mais este favor também, ficaria grato.
Caso queiram comparar, acima tem a foto dela em seu estado original. Trata-se da maçã 4, está bem? Ah, sim! Após a opinião de vocês, pretendo repetir tal procedimento na maçã 3 também.
Da mesma forma que as fotos acima, se clicarem aumenta a imagem.
Abraço a todos e obrigado!
 _________________ André Fernandes |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|