|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 2:05 pm Assunto: Muda de Ficus preciso de ajuda |
|
|
Olá pessoal seguem as fotos:
Agora só preciso de ajuda... Que espécie é, se posso transplantar agora, podar, adubar ou mamadeira, espero qualquer ajuda.
Marcos. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 5:31 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
é um Ficus Benjamina,qual substrato é este?
Terra pura?
Se fosse meu passaria para o escorredor/mamadeira para "engordar",mas como a primavera já foi então não é muito recomendável,mas como ele está em um recipiente grande pode deixar ele aí por enquanto eu acho.
Sobre a adubação,tenho desta variedade e os meus adoram a dobradinha torta de mamona e farinha de osso,ele está neste balde já faz tempo ou transplantou por agora?
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Dez 29, 2007 7:24 pm Assunto: Resposta |
|
|
Olá Alberto, olha o substrato é terra vegetal e esterco bovino de boa procedência. Eu ganhei a muda em um vaso menor e transplantei ontém para esse recipiente. Essa espécie gosta de muita água ou não?
Marcos _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 9:57 am Assunto: |
|
|
Marcos,
pela aparência do substrato, a muda foi recém transplantada. Apesar do Fícus ser muito resistente, vou com o Alberto; acho que convém deixá-lo onde está.
Você pode se quiser, fazer furos na lateral do balde com um ferro de solda com o intuito de melhorar a aeração das raízes. Te digo por experiência própria que a planta ganha um vigor extra.
Quanto ao substrato, para uma próxima muda ou reenvase, coloque pelo menos uma terça parte de pedriscos ou cacos de telhas para melhorar o escoamento da água das regas. Do modo como está me parece muito compacto...
Espero ter ajudado...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Dez 31, 2007 1:49 pm Assunto: Resposta |
|
|
Olá Edson vou seguir seus conselhos, e faser os furos no vaso e quanto a adubação posso fazer nessa época ou não?
Marcos. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|