FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

CELGARDEN
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sergio Olivieri

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2007 7:00 pm    Assunto: Celgarden Bonsai Responder com citação

Prezado Nickyfury,
Boa noite!

Peço desculpas por ter usado seu comentário, sem citá-lo. Foi um erro grave da minha parte, é que me entusiasmei tanto com o mesmo que acabei cometendo esquecendo de fazer a citação. Embarassed
Mas espero que me desculpe e estarei a disposição para qualquer esclarecimento.

Abraços.
Sergio Olivieri
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 24, 2007 8:32 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Sergio, não há o que desculpar. É sempre oportuno fazermos referencia a uma citação de outros colegas, mesmo porque, se houver erros ou enganos, não teremos culpa por isso, não é mesmo? Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 29, 2007 4:23 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Ou pessoal,

Acho importante as avaliaçoes dos colegas ao experimentarem novidades como esta!
Substrato é um ítem importantísssimo no bonsai e, as vezes, relegado a segundo plano....

Partilhar os resultados desses testes é importante nao apenas para a saude de nossos bonsai, mas também, reconhecendo e valorizando iniciativas de colegas e fornecedores que nos oferecem alternativas sérias para nosso hobby, ou trabalho....

Quanto ao Celgarden, estou testando em algumas plantas tendo usado cerca de 40% dele na composiçao substrato.
Talvez seja cedo para eu ter uma avaliaçao mais precisa, mas me parece um bon substrato e, em 2 serissas em teste, a brotaçao e a intensidade do verde se mostra superior aos das serissas sem Celgarden... Wink

Semana que vem recebo minha encomenda do subsatrato do Araldi e, assim que possivel, coloco aqui minhas observaçoes. Por outro lado, penso que só vou colocá-lo em uso na proxima primavera!.... Rolling Eyes

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 29, 2007 4:58 pm    Assunto: Responder com citação

Alô criançs !!!!!!!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Celgarden eu nunca utilizei, portanto não posso opinar....

Quanto ao substrato comercializado pelo amigo Araldi, este sim.....misturei com pedriscos e um pouco de terra e a resposta das plantas está sendo fantástica......

Estou fazendo também uma experiência em alguns pitecos.....coloco este substrato apenas sobre a terra das plantas que estão sendo preparadas....a resposta está sendo acima do esperado por mim.

Espero ter contribuido e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2007 4:37 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Charles, o Celgarden chamou minha atenção desde que o colega Ivanil fez menção ao produto, tendo inclusive, gentilmente, enviado para mim um CD em que é mostrado seu uso, com resultados mais que excelentes, em horticultura e floricultura. Very Happy

Entretanto, como tudo que desperta nossa atenção por ser algo inovador e ser apresentado como um substrato com tantas e quantas propriedades excelentes, fico matutando se, após certo tempo de uso, ao trazermos nossas plantas para o substrato anteriormente usado, não iriam elas perder ou ficarem prejudicadas de alguma forma. Shocked

Isso, obviamente, não é mostrado no CD, nem foi respondido pelos que o comercializam. Não há dados conclusivos sobre o resultado de seu uso continuado, pelo menos para bonsai. Shocked

O Substrato apresentado pelo amigo Araldi, ao contrário, além de ter boas propriedades, não irá causar nenhum efeito "bombástico" nas plantas. Very Happy

Talvez uma composição com esses dois substratos possa ter melhores resultados, que seu uso individual. Shocked

Wilson Fracassi
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Nick

Achei muito importante sua colocação. Já comprei 2 sacos de Celgardem, mas não abro mão de fazer um substrato misto, por melhor que seja o produto. Creio que o Celgardem seja um produto muito bom sim, mas a diversidade de materiais tem vantagem sobre qualquer produto puro. Concordo plenamente com voce, por melhor que seja o produto precisamos pensar no longo prazo, e com uma mistura de diversos materiais temos sempre uma segurança maior.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 11:26 am    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Oi Nick...

Concordo que precaução com nossos bonsai nunca é demais!... Rolling Eyes
Como disse o Wilson, também estou colocando Celgarden como um dos componentes do substrato, não ele puro.
Claro que boas referências, tanto vindas dos colegas, como de fornecedores, são importantíssimas e eu as levo muito em conta!... Wink
Em ambos os casos, Celgarden e Araldi/Qualytá, as informações que nos foram colocadas a disposição me deram segurança em testá-las, em princípio, sem maiores receios... Rolling Eyes Rolling Eyes
Eu entendo suas preocupaçoes a longo prazo quanto ao comportamento dos bonsai mas, dada a origem e naturalidade dos produtos, creio que temos em mãos duas alternativas muito boas.... Rolling Eyes Rolling Eyes
Respostas mais conclusivas teremos com um pouco mais de tempo, certo?... Rolling Eyes Rolling Eyes

Ao contrário de esperar resultados bombásticos, eu teria receio se algum fornecedor nos prometesse isso!... Seria quase conflitante com o espírito do bonsai..... Rolling Eyes Rolling Eyes Laughing
nickyfury escreveu:

O Substrato apresentado pelo amigo Araldi, ao contrário, além de ter boas propriedades, não irá causar nenhum efeito "bombástico" nas plantas.

Uma curiosidade minha.... como voce chegou à conclusão da citação acima?....E mais...ao citar "ao contrário"... voce tem motivos para esperar do Celgarden resultados "bombásticos"?.... Rolling Eyes Rolling Eyes Laughing

Por fim, a título de testes apenas, vou usar Celgarden e Qualytá puros em alguns pré-bonsai.... Rolling Eyes
Em alguns dos mais formados, vou usá-los talvez na base de 30 ou 40%... Wink
E vamos continuar trocando estas figurinhas, pois o assunto substrato é, na minha opinião, um dos pilares da arte bonsai... Rolling Eyes

Abraço,
Charles
Sergio Olivieri

MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 1:04 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Prezado Nick,
Boa tarde!

Primeiramente gostaria de esclarecer que o Celgarden Bonsai tem como matéria prima um mineral nobre (Zeolita),e que suas grandes caracetrísticas são: alta microporosidade interna e CTC (capacidade de troca catiônica - 157 meq./gr), o que faz com que sua função dentro do vaso é absorver, em até 40% do seu peso, a fertirrigação e depois liberá-la lentamente para as plantas através de troca iônica feita com as raízes. Esse processo potencializa a adubação (evitando a lixiviação). Por ser um mineral natural, e entrar na composição do substrato como um aditivo, caso ele seja excluído, isso não causará efeito bombástico, como citado, apenas o efeito da adubação diminuirá. Isso não siginifica que o produtor deva cortar a adubação, poderá apenas diminuí-la. Atualmente o maior uso de Zeolitas é na agricultura e remediação de solos, seguido pelo tratamento de água e nutrição animal.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento.

Abraços
Sergio Olivieri
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 02, 2007 8:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sergio, como disse antes, estou experimentando seu produto (Celgarden) em minhas plantas. Ainda que seja um pouco cedo para omitir uma opinião a respeito, ao fazer a referencia em termos de que tal uso poderia ser uma "bomba", em relação a seus efeitos, não quis dizer com isso que iria "explodir" ou "implodir" nossos bonsai. Shocked

O que nós temos hoje, no país, é uma diversidade muito grande de compostos sendo usados pelos bonsaistas para formar o substrato que mais se adeque às suas necessidades, que possa ser usado continuamente, sem acarretar maiores danos ou prejuízos. Very Happy

Como citei, tive a oportunidade de ver os resultados mostrados pela aplicação sistemática de Celgarden na agricultura e na floricultura. Como voce colocou, certamente é um excelente material, ao possibilitar um maior aproveitamento por parte das raízes dos compostos de adubação adicionados às plantas. Very Happy

O que chama a atenção, porém, é o fato de que nós bonsaistas não temos uma plantação extensiva de bonsai. Nossas plantas estão limitadas em seu crescimento pelo meio onde estão inseridas, isto é, os vasos ou bandejas. Logo, ao adicionarmos adubos e similares, a perda dos nutrientes via rega diária é constante, porém não tão intensa, havendo um continuo e bom aproveitamento das raizes da planta, observado em sua saude e vigor de crescimento. Com o Celgarden inserido entre o substrato, certamente teríamos que fazer uma observação mais acurada, para que fosse verificado se os resultados obtidos no solo, seriam repetidos dentro do vaso e se isso não iria, com o tempo, desenvolver nossas plantas além do planejado. Very Happy

Esse o efeito bombástico que inicialmente observei com a primeira vez em que fiz uso do Celgarden. Ao plantar uma muda de Guetarda viburnoide (veludo do campo) nesse substrato, observei que a planta emitia forte brotação em período de tempo inferior ao que normalmente ocorreria, se tivesse feito uso do substrato que usualmente emprego. Shocked

Isso é algo interessante e que fez com que eu levasse em consideração a possibilidade de estar adquirindo mais desse composto, ainda que o preço, mais o frete, não seja muito atrativo, principalmente ao comparar com o preço requerido para adquirir o composto do amigo Gerson Araldi, o Qualitá, como ele o denomina. Very Happy

Charles, ao comparar os dois substratos, o Celgarden e o Qualytá, eu citei que o primeito teria um efeito bombástico pela rápida resposta da planta, emitindo brotação vigorosa em tempo mais curto que a mesma planta inserida em substrato mais simples. O Qualytá, com propriedades atrativas tambem, e muito bom, afirmo sem dúvida, não responde desse modo, por isso não o considerei sob esse prisma de "bombástico". Rolling Eyes

Como colocou o Sergio, temos que observar ainda se, ao fazermos a troca do substrato por ocasião do reenvase de um bonsai, se houver opção por compor outra mistura, sem Celgarden, não irá ocorrer o efeito descrito por ele, qual seja, a diminuição da absorção de nutrientes e se isso, com o tempo, não irá resultar em algum tipo de prejuízo para o bonsai. Rolling Eyes

Sérgio, é natural que, num primeiro momento, estejamos preocupados com os resultados a longo prazo em relação a aplicação desse substrato ou seu uso continuo em nossos bonsai. Como voce citou e eu tambem, a aplicação no solo é sem dúvida nenhuma um grande atrativo. Mas há que considerar que uma planta no solo responde de maneira diversa da mesma planta em um vaso de bonsai. Wink

Sergio Olivieri

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 1:29 pm    Assunto: Re: bonsai Responder com citação

Prezado Nick,
Boa tarde!

Agradeço sua colocação e me coloco a seu inteiro dispor para qualquer esclarecimento. Gostaria que na próxima visita sua a São Paulo, viesse conhecer a Celta Brasil (Centro Latino Americano de Zeolita) em Cotia, será um prazer recebê-lo.

Abraços
Sergio
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2007 7:27 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Sergio, agradeço sua oferta. Tão logo possa, espero poder ir até Cotia e conhecer de perto sua empresa. Very Happy

Sergio Olivieri

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 1:47 pm    Assunto: Re: Celgarden Bonsai Responder com citação

Prezados Amigos,
Boa tarde!!

Informo que estarei no Bonsai 2007, e se acaso algum amigo esteja interessado em adquirir o Celgarden Bonsai poderei levar, assim otimizaremos o custo do Frete. Será um prazer participar do Bonsai, onde poderei estar esclarecendo dúvidas sobre o nosso produto.

Abraços a todos.

Sergio Olivieri
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 3:54 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Sergio,

Recebi sua amostra de Celgarden......e já utilizei numa caliandra...e em outra fiz uma mistura com o qualitá substrat....por enquanto não tive nenhum resultado, ou seja ainda não posso opinar se é bom mesmo...vou esperar mais uns 30 dias para fazer minhas considerações finais.
http://pedique.blogspot.com.br/
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 11:48 pm    Assunto: Responder com citação

Alô crianças !!!!!!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Sérgio, ainda não utilizei o celgarden...ganhei menos de 1 kg....gostaria de obter uma maior quantidade para testar...só que não poderei trazer de Ribeirão Preto... é muito peso para uma anciã....

Vou ver com o representante no Rio de Janeiro e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 31, 2007 11:27 am    Assunto: Responder com citação

Gostaria de obter o relato de experiências com o CELGARDEN, principalmente daqueles que o tenham utilizado como o componente único ou o de maior proporção do substrato.

Obrigado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: