FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Desfolha de acer
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 13, 2007 7:43 pm    Assunto: Desfolha de acer Responder com citação

Amigos, gostaria de saber dos mais experientes, se já estamos numa boa época para desfolha de ácer, ou devo esperar um pouco mais?
Grande abraço a todos!

edit: Uma precisão: trata-se de um acer buergerianum

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 12:29 am    Assunto: Responder com citação

Bom, acabei desfolhando hoje mesmo... Olha só como ficou:

Antes da desfolha:

Depois da desfolha:

Daí era só fazer uma nova aramação. Percebi também que seria preciso mudar a frente da planta...
Essa será a futura frente:

Essa é a atual:

Costas futura:

Costas atual:

Agora é só esperar enfolhar... Tô gostando muito dessa planta... Pelo movimento sutil no tronco e pela brotação forte e constante que apresentou desde o fim do inverno...
Grande abraço a todos!

Abraços,
Pedro Bessa
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Oi Pedro,

Porque você não aproveita e arama o tronco para dar movimento e formar um belo moyogi?

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Carlos Barrêto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 11:30 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Pedro, tenho um Acer que preciso desfolhar também e aramar...mas não estou enxergando o seu...o que será??

Abraços.
Carlos

Carlos Barrêto

E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 14, 2007 11:40 am    Assunto: Responder com citação

Como assim não está enxergando?

Abraços,
Pedro Bessa
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 01, 2008 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Para atualizar, foto tirada agorinha:

Adorei o processo e o retorno dele. Agora já começo a imaginar toda a brotação secundária que vai surgir... E um outono com folhas vermelhinhas, eu espero!!! Surprised Surprised

Abraços,
Pedro Bessa
brunodb

MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2008 5:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pedro!

Estou precisando desfolhar meu Acer também... o meu é o palmatum
deshojo!! Nunca fiz a desfolha nele.

Fiquei com uma duvida de principiante: Você desfolhou no dia 14/12 e
ele ja brotou novamente??? É rápido assim a brotação??!?!Shocked

Estou preocupado pois acho que se fizer a desfolha agora ele vai brotar
logo e ainda vai estar muito calor para as pequenas folhas.
O outono começa somente em 20 de março..... Será que até lá as folhas
não irão queimar e a coloração outonal não será a esperada?!?!

"Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
[Provérbio Chinês]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2008 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Bruno, o meu eu desfolhei no dia 13 de dezembro e já está assim mesmo! É muito rápido. Deixei três dias na sombra e depois no sol pleno! E a brotação veio forte. A planta precisa de sol, e muito para brotar assim. Também faço muita vaporização, seja de dia, de noite, várias vezes ao dia, se estiver muito quente. Essa história de queimar as folhas se molhá-las no sol, já caiu por terra depois que vi vários mestres regando em pleno sol. Claro que algumas espécies não gostam nada disso (nunca pense em algo parecido com um carvalho. Ele odeia!!! Mas também não gosta de vaporização nem de noite). Mas o ácer gosta sim e bastante. É preciso muito sol para que a fotossíntese seja eficaz o suficiente para que o ácer armazene açúcares no outono. Tudo isso está muito ligado à adubação, rega e calor, mas tem feito muito calor mesmo e não está queimando as folhas.
Bom, tudo isso foi com o Buergerianum. Não tenho palmatum, muito menos o maravilhoso Deshojo que ainda vou ter um dia, quando encontrar um... Então, pode ser que seja diferente. Fiz a desfolha no começo do verão, mas alguns fazem ainda mais uma em meados do verão. Eu não vou fazer isso, pelo menos este ano, mas no ano que vem, quem sabe?
AGora, será que você precisa mesmo da desfolha? precisa ramificar? Precisa diminuir as folhas da brotação atual? Tudo depende da necessidade. Se foi envasado este ano, não recomendo. Se estiver doente, não recomendo... As folhas são uma das bocas da árvore, servem para a produção de açúcar. Por isso, a desfolha só pode ser feita se a planta tiver reservas, e isso depende muito de adubação.
Segundo um artigo numa revista francesa, que estava lendo logo antes da sua resposta, o nitrogênio é responsável pelo crescimento da planta, o fósforo e o potássio são responsáveis pelo crescimento de raízes, ajudam na fotossíntese, na produção de flores e frutos e, principalmente o fósforo, no armazenamento de reservas. Assim, depende de como faz a adubação, mas isso talvez será melhor respondido num tópico que pretendo abrir hoje, com uma pré tradução desse artigo, que se estende por várias páginas foi escrito por uma bióloga como tese de doutorado. Muito interessante. Aguradem!
Opinião de quem não tem a espécie mas estuda muito: acho que pode desfolhar, mas espere a resposta de alguns mais experientes...

Abraços,
Pedro Bessa
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2008 9:32 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pedrotv

pedrotv escreveu:
Também faço muita vaporização, seja de dia, de noite, várias vezes ao dia, se estiver muito quente. Essa história de queimar as folhas se molhá-las no sol, já caiu por terra depois que vi vários mestres regando em pleno sol.

A vaporização tanto pode ser benéfica como prejudicial...
Na minha opinião convem não o habituar a isso, porque quando não tiver possibilidades de o fazer, se isso acontecer, vai passar um mau bocado, num palmatum é quase garantido, eu vejo pelos meus, o vento quente é mais do que suficiente para os queimar.

Para lhes proporcionar alguma humidade extra, é preferivel colocá-lo em cima de um recipiente com Leca molhada, mesmo assim com peso e medida porque existência de humidade é uma bom veiculo para aparecimento fundos, por isso se recomenda que não sejam regados, nem borrifados à noite, as folhas estão frescas logos mais apeteciveis para tudo quanto seja insectos.

O que segundo consta queimar as folhas não é a água própriamente dita, mas sim a água proveniente de uma rega com Adubo foliar.

A administração de adubo foliar por vezes é necessária, alguns estudos efectuados apontam até, que para absorção de determidados nutrientes e em determinadas circunstâncias é/será até mais eficaz que a aplicação na rega do solo...principalmente quando estes são anulados por outros em excesso no solo.
Acontece é que as folhas não têm a capacidade de processar esses nutrientes como acontece com o sistema radicular, logo quando alguém procede como você (borrifando-as) vai fazer que o adubo que estava espalhado pela folha se concentre em determinados locais da mesma (pontas e etc)...segundo informação que li, será esta a razão de tais manchas, são provocadas pelo adubo quando exposto ao sol do dia/s seguinte/s e não pela simples água como é comum ouvir.

No caso do seu acer, passando a fase de calor Verão...pode administrar-lhe adubos mais ricos em "PK"...para ganhar energia sim, mas esqueça que é para criar reservas para o Inverno, porque isso já o Caro acabou de descartar com a prática da desfoliação, sobretudo a "total" , a energia que ele tinha para isso, uso-a agora para o desenvolvimento das novas folhas...que por sinal estão bem bonitas Wink

Criar "reservas" agora só na próxima temporada, se não tiver que fazer intervenções de maior/de fundo "tipo" transplantes/ modelações estruturais etc.
Sempre que lhes mexemos estamos a debilitá-lo, no entanto por vezes torna-se necessário para que responda com mais força, como é o caso da desfoliação, mas para tal é importante ser acompanhado com um programa equilibrado de nutrição (antes e depois), já que o que fazemos agora nesse capitulo, só se vê resultados mais para a frente, inclusive na época seguinte.

Agora é ficar de olho nos entrenós para não se alongarem Wink

Ficamos então aguardar esse tópico sobre nutricção Wink

Boa sorte

Cptos.

Castro

pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 02, 2008 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
No caso do seu acer, passando a fase de calor Verão...pode administrar-lhe adubos mais ricos em "PK"...para ganhar energia sim, mas esqueça que é para criar reservas para o Inverno, porque isso já o Caro acabou de descartar com a prática da desfoliação, sobretudo a "total" , a energia que ele tinha para isso, uso-a agora para o desenvolvimento das novas folhas...que por sinal estão bem bonitas

Amigo Castro, com certeza tem razão, agora que desfolhei o meu acer, não existirão mais reservas. Eu disse isso me referindo a uma planta antes da desfolha:

Citação:
As folhas são uma das bocas da árvore, servem para a produção de açúcar. Por isso, a desfolha só pode ser feita se a planta tiver reservas, e isso depende muito de adubação.

Como o amigo bem explicou no parágrafo seguinte:

Citação:
Sempre que lhes mexemos estamos a debilitá-lo, no entanto por vezes torna-se necessário para que responda com mais força, como é o caso da desfoliação, mas para tal é importante ser acompanhado com um programa equilibrado de nutrição (antes e depois), já que o que fazemos agora nesse capitulo, só se vê resultados mais para a frente, inclusive na época seguinte.

Realmente, fiz um programa de adubação constante e controlado para chegar nesta época (início de verão) com reservas suficientes para a desfolha. Agora, o que a planta irá fazer é se recuperar do estresse causada pelo procedimento.

Em relação à pulverização, talvez seja a diferença de clima um grande diferencial. Moro numa região fria no inverno (pelo menos para o Brasil), com temperaturas na casa do 5 a 10 graus. Isso garante a dormência necessária ao Acer, permitindo uma brotação de primavera bem generosa (para falar a verdade, a árvore explodiu, assim que as temperaturas começaram a subir um pouco em final de outubro). Mas, no verão, e neste em particular, estamos tendo temperaturas muito altas, muito acima do normal (moro na cidade há 31 anos), chegando facilmente aos 38-40ºC. Por isso a vaporização (apenas com água, não uso adubo foliar no acer) é recomendada. Ajuda muito a equilibrar a higrometria. Mas o faço todos os dias, sem falta, e de acordo com as temperaturas... Mas por via de regra, tenho feito isso sempre que tem folhas (no inverno é recomendado um extremo cuidado com a rega, pois o consumo, principalmente das caducas, é muito baixo).

Existe um mito de que as gotas de água podem queimar a folha, com um efeito de lente. Não acredito nisso, pois senão seria muito feio o verão no Brasil, que coincide período de mais chuva com período de mais sol e calor, o que não é exatamente o caso na Europa). Na verdade, estou desenvolvendo uma teoria que ponho como experiência: Algumas árvores possuem folhas que recebem a água e ficam molhadas um longo tempo, brilhando. Em outras, a água imediatamente escorrega pela folha e esta permanece praticamente seca. Acredito que essas últimas não gostam de água pulverizada, pois força a abertura dos estômatos pela ação da água e como suas folhas não retêm a água, causa uma deshidratação. No caso de chuvas, a água cai durante um tempo maior do que uma simples pulverização, enchendo os estômatos que voltam a fechar-se. Nas folhas que retém água suficientemente para a abertura de estômatos, a pulverização é bem vinda.
Repito: é uma teoria, mas que estou testando na minha prática diária. Até agora, os resultados têm sido bons e interessantes. E isso, pelo menos por enquanto, serve apenas para o clima de minha cidade, não sei se seria aplicado aos outros climas... Quem quiser testar, fique à vontade, apenas peço que divulguem os resultados depois.

Uma última consideração...

Citação:
Agora é ficar de olho nos entrenós para não se alongarem

Na verdade, agora não mexo mais na árvore até o final do inverno, vou adubando normalmente, com NPK equilibrado (seguindo as idéias do artigo - aguardem mesmo, é muito bom. Para os mais apressados e que lêem em françês, ele está aqui: http://www.edgbonsai-fr.com/index.php?option=com_content&task=view&id=18&Itemid=35 vale muito a pena). Mesmo que os entrenós se alonguem, deixarei acontecer para no final do inverno fazer, de qualquer forma uma poda mais radical. Mas aí ja se terá sido desenvolvida uma ramificação secundária bem interessante. E no início do verão seguinte, novamente a intervenção, para criar as ramificações terciárias... É tudo um grande jogo de paciência e respeito pela árvore, como bom o disse o Antônio Castro:
Citação:
já que o que fazemos agora nesse capitulo, só se vê resultados mais para a frente, inclusive na época seguinte.

Abraços,
Pedro Bessa
brunodb

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,

Que aula ein!!! Muito legal!!
Obrigado por compartilharem suas experiências!!

Também acho que a pulverização das folhas seja item fundamental
para o cultivo de Acer no Brasil, agora no verão tenho pulverizado
meu Acer de manhã e a tarde e mesmo assim algumas folhas estão
meio queimadas... Deve ser por que ele está a pleno sol!! Estou
pensando em colocar um sombrite 50% sobre eles, pelo menos agora
no verão...

Quanto à pergunta:
Citação:
AGora, será que você precisa mesmo da desfolha? precisa ramificar? Precisa diminuir as folhas da brotação atual? Tudo depende da necessidade.

A minha intenção com a desfolha é a tão desejada coloração outonal!!
o que ainda não consegui.... Principalmente pelo receio de fazer a
desfolha!! Acredito que minhas plantas estejam saudáveis!! Esse ano
vou tentar fazer a desfolha!!

Obrigado e Ficamos no aguardo do artigo de fertilização.

Abraço,

"Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda."
[Provérbio Chinês]
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pedrotv
pedrotv escreveu:

Em relação à pulverização, talvez seja a diferença de clima um grande diferencial. Moro numa região fria no inverno (pelo menos para o Brasil), com temperaturas na casa do 5 a 10 graus. Isso garante a dormência necessária ao Acer, permitindo uma brotação de primavera bem generosa (para falar a verdade, a árvore explodiu, assim que as temperaturas começaram a subir um pouco em final de outubro). Mas, no verão, e neste em particular, estamos tendo temperaturas muito altas, muito acima do normal (moro na cidade há 31 anos), chegando facilmente aos 38-40ºC. Por isso a vaporização (apenas com água, não uso adubo foliar no acer) é recomendada. Ajuda muito a equilibrar a higrometria. Mas o faço todos os dias, sem falta, e de acordo com as temperaturas... Mas por via de regra, tenho feito isso sempre que tem folhas (no inverno é recomendado um extremo cuidado com a rega, pois o consumo, principalmente das caducas, é muito baixo).

São bem parecidas com as minhas aqui, a minima de inverno por vezes chega aos 2 ou 3º Negativos (durante a noite), no verão tem vezes que chega aos 46ºc...coisas do "El ñino" que baralha o jogo todo.
As estações deixaram de ser estáveis...aliás se, se cumprir com o calendário do ano passado e do anterior, no final deste mês deverá nevar na Capital (coisa pouca, mas neve), coisa que fora estes dois anos anteriores, não acontecia à mais de 60 anos por cá.
Nos dois anos a neve teve um desfasamento de um dia Wink em relação ao ano anterior e segundo o meu planeamento de Bonsai, o frio que temos tido bate certinho com o mesmo que tivemos no ano passado...exactamente nas mesmas semanas.

Eu este ano o meu Acer Deshojo, nem rede de proteção levou com essas temperaturas, aliás nem ele nem nenhum...eles têm que começar a criar algumas defesas...se forem bem nutridos estarão à partida mais resistentes.
Tenho uma Sageretia à uns anos no mesmo espaço, exposta a tudo quanto os outros e por cá é considerada espécie de interior...até à data não se deu mal. Smile Very Happy
...comprei-a pelo desafio, estava mais que morta e a senhora do horto nem sabia o que me dizer, quando lhe disse que levava aquilo, paguei apenas um preço simbólico que nem o Vaso pagava, porque a Sr.ª como ser funcionária que era, não me podia oferece-lo...resistiu e agora afeiçoei-me a ela Cool.

Agora quanto ao acto de borrifar...apenas recomendava alguma prudência Wink, se notar que as folhas começam a aparecer com pontos negros espalhados...já se sabe do que foi.
É administrar-lhe um fungicida e colocá-lo num local mais alto (p/ arejar)...principalmente se estivermos a falar de um Acer Palmatum cuja resistência, nada tem a ver com um Tridente.

...mas se ele está bem assim, é continuar, afinal quem melhor para dizer se está bem ou mal para ele, senão o próprio Bonsai.

Boa sorte

Cptos.

Castro

pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Citação:
afinal quem melhor para dizer se está bem ou mal para ele, senão o próprio Bonsai.

Aqui está uma frase que certamente é uma das mais inteligentes que se pode formular sobre a nossa arte. O amigo Castro revela um pensamento que já me foi dito por uma japonesa cuja família foi a introdutora do bonsai no Estado do Rio: Não é o homem quem faz o bonsai, mas o bonsai quem faz o homem.
Minhas plantas tomaram conta da minha vida, da minha casa e sou grato a elas por isso!!! Shocked
Me retornam em dobro todo o crainho e apreço que tenho por elas. Por isso presto muita atenção ao que elas me dizem, aos sinais que me enviam. Quando chego em casa, parece que olham para mim dizendo: "quero um banho, estou com calor!" Very Happy Very Happy

Brincadeiras à parte, sigo realmente esta idéia. Meu apartamento fica no centro da cidade, é bastante seco em relação ao clima dos bairros mais afastados. Talvez por isso a pulverização funcione tão bem. As folhas estão de um verde saudável como eu nunca havia visto. E bom, como prevenir também não é nada mal, uma vez a cada dois meses, borrifo calda bordalesa sobre a folhagem... Só para garantir...
Mas prestem atenção à inteligência do pensamento acima e que reproduzo:

Citação:
afinal quem melhor para dizer se está bem ou mal para ele, senão o próprio Bonsai.

Abraços,
Pedro Bessa
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: