FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Paineira bem antiga.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 7:53 pm    Assunto: Paineira bem antiga. Responder com citação

Colegas foristas,

essa paineira foi de semente, ela tinha uma irmã, mas de tanto tentar diminuir o tamanho dela acabei fazendo poda em uma altura que não deu mais brotação. Ela ficou viva, verdinha por quase um ano, aí desisti e joguei fora.

Essa aí foi trabalhada por muitos anos tentando um hokidachi, mas não daria mesmo. Sempre brotou apenas de um lado para formar o leque. A primeira foto que tenho é essa abaixo quando desisti do estilo e iniciei outro. Como shakan achei melhor.

Aqui ela respondeu bem às podas e ficou com boa copa. Ainda não achava interessante pois as folhas poderiam ser diminuídas com maior ramificação de galhos...

Pensando numa maior ramificação fiz podas e podas e por fim desfolha completa. Ela não gostou e secaram os galhos baixos.

Após uma poda radical, no toco, ela respondeu com boa brotação.

Ainda não tem profundidade, mas acho que está indo muito bem.

Ela está fora de posição no vaso, não coube. As raízes são um pouco estranhas, mas ainda dá para melhorar.

T+
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

está bonita, como shakan ficou bom

os espinhos nao nasceram ou tu retirou??

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 12:32 am    Assunto: Responder com citação

Aula de paciencia.

Secou o galho de baixo e agora?
Poda drástica e começa tudo de novo Very Happy

Darkaso valeu por postar,como voçe também o Ferreira,Nicky entre outros ajudam tanto a gente que tá começando,respondem tudo que a gente coloca,e na correria escondem suas presiosidades Cool

Grande abraço
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

Marcos,

os espinhos são poucos e bem pequenos. É assim mesmo, mas até prefiro pois os espinhos grandes parecem que a planta é nova, já que os espinhos aparecem apenas em galhos mais novos e somem no tronco e galhos baixos antigos.

Aberto,

não é que escondemos o que temos, mas preferimos mostrar quanto temos algo de bom. Pelo menos eu penso assim. Quando estou todos os dias ajudando, dando dicas ou opiniões acaba que a espectativa em minhas próprias plantas é muito alta, sendo assim não mostro muito fácil, até que ache que está algo apresntável. Sei que até os erros ajudam, mas acaba ficando na espera mesmo.

T+
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 11:47 am    Assunto: Responder com citação

Oi Dark...

Parabéns pela paineira Exclamation O bom desta arte é isto, vamos aprendento e evoluindo juntamente com nossas árvores Exclamation

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 6:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Dark,

Como voce, venho sistematicamente apanhando ao longo dos anos com duas paineiras, descobrindo então, que seu cultivo e formação estrutural rende melhor quanto maior e mais profundo for o vaso de cultivo. Sad

Assim, para formar um bonsai estilo hokidashi, teremos de dispor de um vaso estreito, porém mais profundo, para permitir o desenvolvimento de uma forte raiz pivotante, que por sua vez irá emitir as raízes capilares necessárias ao crescimento da planta. Ao obter a copa desejada, deveremos então proceder com essa planta da mesma forma que se usa com uma outra, similiar, o baobá: corta-se a raiz grossa, deixa-se a planta na sombra, ao abrigo do sol direto, SEM PLANTAR, até o dia seguinte, quando então iremos enterrá-la em um substrato mais para arenoso, que retenha pouca umidade, mas que não seja muito drenante. O ideal, que descobri, é o caco de telha puro. Shocked

Quanto à aramagem: o caule aceita bem, quando pouco lenhoso, num primeiro período de crescimento. Os galhos, geralmente vêm em numero de tres ou dois, e devem ser aramados com cautela, sem imprimir muita força (mas tambem sem deixar muito soltos), cortando-os tão logo perceba que possam estar marcando ligeiramente. Não os desenrole, para evitar perda do galho aramado. Shocked

São plantas de sol pleno, com rega diária (sempre ao final do dia), e adubação orgânica diferenciada (a cada 45 dias, alterna-se o adubo). Eu intercalo a dobradinha TM+FO com adubo de gado, bem curtido. Retire todo o adubo ou o que restar dele, antes de aplicar novamente. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jan 07, 2008 9:51 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre,

valeu amigo. Com certeza nossos erros nos fazem crescer.

Grande Nickyfury,

com dicas assim vai dar para direcionar as novas que tenho na casa de minha mãe sem ter que apanhar de novo delas. Vou até tentar um hokidachi quando for iniciar os trabalhos.

Abraços.
guifercon
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 11:02 am    Assunto: Responder com citação

darkaso

Primeiramente, parabens pela planta, muito bonita e muito bem conduzida.

Ultimamente tenho me interessado muito por paineiras, pela linda floraçao que estao dando na minha regiao.

Pode nos mostrar uma foto atual da sua?

Obrigado!

Guilherme
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: