|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 9:59 am Assunto: |
|
|
Carlos Barreto,
Muito obrigado pela resposta, mas vc poderia me ajudar com mais uma duvida.
Aqui na minha região não existe uma estação fria, posso adubar minhas plantas durante toos os meses do ano?
Abraços. |
|
|
 |
Carlos Barrêto 2.o PASSO

Registrado: 04/10/07 Mensagens: 226 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 11:51 am Assunto: |
|
|
Olá a todos,
Ferreira, resumindo, era exatamente o que eu queria esclarecer, pois vi algumas informações de Adubos 10-10-10 como sendo orgânicos, mas como podem ser diluídos em água e se sabe exatamente a quantidade de cada elemento, é um adubo químico.
Mais uma vez, muito grato.
el1041,
Creio que não haja o dubo Químico mais completo, mas o que é melhor para a sua planta.
O adubo químico vai apresentar em sua embalagem os valores desse adubo (04-14-08 - 10-10-10 - 15-15-15) , sendo essa a relação de 3 substâncias que o compõe:
"N" - corresponde ao Nitrogénio - responsável pelo desenvolvimento dos rebentos/folhagem
"P" - ao Fósforo - responsável pelo desenvolvimento e funcionamento das raizes
"K" - Potássio - responsável pelo desenvolvimento das flores e frutos
Fazem parte dos Macronutientes.
Se você possui uma muda em crescimento, é mais como utilizar-se o 10-10-10 em pó para diluição em água.
Se você já possui o Bonsai (definitivo) há um bom tempo e só está fazendo manutenção, eu sugiro o 04-14-08 pois nesse momento você não quer um crescimento vigoroso, mas manter seu Bonsai dentro das delimitações do vaso, ok?.
Quanto aos líquidos, existe uma gama de produtos, mas particularmente só uso quando quero fortalecer ou estimular determinada parte da planta:
Ex: Quero folhas - uso o 15-00-00, pois o elemento em atividade será o ´´N´´ = Nitrogênio que estimula as folhas.
Quero estimular o desenvolvimento de raízes em um escorredor - Hormônio pronto (pode ser Biofert) ou Tiamina (vitamina B1) ou um adubo líquido 04-14-08, ou seja, o elemento ressaltado é o ´´P´´ = Fósforo que age nas raízes.
Espero ter sido claro...esses últimos dependem das necessidades do momento.
Almir,
Claro que pode e deve participar, somos todos companheiros e acho que temos mesmo é que ajudar um ao outro, quem sou eu para te impedir e parabéns mais uma vez pela iniciativa do encontro.
Obrigado pelo seu tópico.
Estou acostumado a utilizar partes iguais de Torta de Mamona e Farinha de osso, mas a dimuição da farinha de osso, em condições de plena saúde pode ser interessante para não causar queima das raízes, vamos ver o que o pessoal sugere.
´´Jefferson´´
Excelente a sua pergunta e difícil a minha resposta...rs
Usando a lógica, não seria interessante adubar todos os meses para evitar saturação na planta...como tudo o que comemos a mais nos torna gordos, o excesso de adubo pode gerar efeitos indesejáveis como acidentes (queima das raízes), formas desproporcionais (folhas enormes) e até mesmo a morte da planta.
Não tenho experiência prática, mas deduzo que, mesmo não havendo estações muito distintas, você pode adotar o mesmo procedimento que adotamos aqui no sul, mesmo porque vai coincidir com ´´Tarefas Anuais´´ que todo pré-bonsai e Bonsai exigem.
A teoria é que você não adube a planta em meses de frio porque nestes o metabolismo da planta é mais lento, logo, não precisa de tantos nutrientes.Se sua região não apresenta tal tipo de clima, eu aconselho utilizar os meses de Junho, Julho e Agosto para fazer Podas, Desfolha e aramação para que no início de Setembro volte a adubar pois será início da Primavera e sua Planta já estará rebrotando e, se for o caso, apresentando floração.
É apenas uma sugestão.Qualquer dúvida, pode escrever novamente, não tenha receio, postei esse tópico e ficaria muito contente se todos saíssem daqui plenamente esclarecidos.
Temos o Geraldo Inocêncio e o Valdir Hobus que são do mesmo estado e também poderão lhe ajudar.
Acho que o Tópico rendeu mais do que esperava e ainda há muita coisa a ser discutida...espero que surjam novas dúvidas.
Aprendi muito e agradeço a colaboração de todos!!
Um grande abraço, _________________ JESUS, ALEGRIA DOS HOMENS!
Carlos Barrêto
E-mail: carlos_barreto_junior@yahoo.com.br
MSN: carbarretojr@hotmail.com
Editado pela última vez por Carlos Barrêto em Seg Jan 07, 2008 12:29 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 12:04 pm Assunto: |
|
|
Carlos Barrêto,
Mais uma vez lhe agradeço pela ajuda, com certeza é de grande auxilio esse topico, principalmente pra quem esta começando, assim como eu.
Vou agaurdar pra vê se o Geraldo e o Valdir tenham algo a acrescentar sobre sua colocação, pois como vc disse somos da mesma região.
Abraços...
Jefferson. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|