|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 5:23 pm Assunto: Buscando o equilibrio de um bonsai |
|
|
Olá amigos...
Quero compartilhar com vocês uma planta que está comigo a um bom tempo, e que sempre me incomodou um pouco.
Trata-se de um ficus retusa que eu já mostrei aqui em outra ocasião.
Na primeira foto vemos ele com folhas. Observem que a copa está monótona e muito simétrica. Quase não se percebe diferença entre o galho da esquerda e o da direita.
Já napróxima foto, sem folhas, aparecem alguns problemas na estrutura.
Observem o gráfico da 3ª foto (abaixo):
1. O tronco aparenta ter apenas uma curva, sendo que o tashiagari (primeiro terço do tronco) sai em um ângulo de 90º do solo, e somente depois se movimenta para a direita. Isso causa uma sensação de desequilibrio, dando a impressão de que a planta está querendo "fugir" do vaso. (linha vermelha)
2. Este fator é ainda mais aparente porque o ápice está fora do eixo do nebari (linha azul).
3. Os galhos igualmente não estão com a angulação igual. O 2º galho está dentro da curva. Falta galho de fundo.
4. Tem um vão entre a raíz da esquerda e o tronco. Causa a impressão de instabilidade na planta.
5. A triangulação está muito acentuada. Árvores mais antigas tendem a ser levemente aredondadas.
Na próxima foto vemos o gráfico da planta alterada:
1. Mudando levemente a frente da planta para a esquerda, e aramando o 2º galho para tráz, resolvemos o problema da falta de fundo, do galho dentro da curva e da raíz exposta.
2. Inclinando a planta para a esquerda ganhamos mais movimento (linha vermelha), e o ápice passa a ficar perpendicular com o nebari (linha azul).
Com alhumas podas e aramação de ramos secundários, aredondamos a silhueta do bonsai (linha verde).
Observem o trabalho final:
Uma planta mais harmonica, equilibrada e estável. Apresenta um movimento que a deixa interessante sem tirar-lhe o aspecto de idade avançada.
Aguardo comentários, criticas, sugestões e perguntas.
Creio que podemos melhorar ainda mais este trabalho com a cooperação de todos!
O objetivo deste tópico é despertar uma discução a respeito da estilização de um bonsai... por isso, todos os comentários são importantes! |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 5:55 pm Assunto: |
|
|
Que aula hem muito legal suas projeções, meus parabens.................. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 7:24 pm Assunto: Ficus |
|
|
Olá Valdir quantos anos tem esse Ficus????
Marcos. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 7:42 pm Assunto: |
|
|
Primeiramente está uma matéria que poderia ir para a revista Como Cultivar Bonsai
Segundo Valdir show de bola,que aula e de gratis
Interessante essa dica da copa levemente arrendondada,vou passar a observar mais isso.
Agora vamos a pergunta:
Voçe não chegou a retirar a raíz que tinha o vão né,só cobriu o nebari? _________________
 |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 7:59 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos...
MArcos: Esse ficus deve ter uns 10 anos aprox.
Alberto: Obrigado pelas palavras...
A Raíz não foi tirada... coma inclinação do tronco ela ficou mais enterrada, e com a nova frente ele não deixa transparecer o vasio, pois o buraco fica na frente do tronco.
Agora vou estimular novas raízes para conseguir um nebari mais radial. |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 8:02 pm Assunto: |
|
|
Aqui dá pra ver melhor a inclinação... porém, depois ainda acabei diminuindo um pouco essa inclinação.
 |
|
|
 |
cascao

|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 9:06 am Assunto: |
|
|
palmas para o professor..
qe aula em?
acho qe depois dessa aula vou rever como minhas plantas estaum..
parabens vhobus _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 4:11 pm Assunto: |
|
|
Valeu Valdir com a novo foto percebi melhor.
Esse ficus ficou 10!
No caso como voçe vai estimular mais raízes?
Usando enraizador?
Via alporquia?
Ps:Abriu pra perguntas lá vai eu...  _________________
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 4:26 pm Assunto: bonsai |
|
|
Certamente, após essa demonstração do Valdir, muitos foristas terão vezo em tentar reverter o quadro de suas plantas, corrigindo defeitos ou imprimentando mais seus trabalhos, com vistas a angariar beleza e correção a seus ficus.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 5:00 pm Assunto: |
|
|
Alberto...
Eu faço furos na base, e cubro o tronco com esfagno molhado em enraizante e fecho com um plástico (tipo alporquia). |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 5:11 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica Valdir  _________________
 |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 8:06 pm Assunto: |
|
|
Valdir,
Excelente demonstração!! Nota 1000!!!
Não tenho dúvidas que postagens dessa magnitude elevam (e muito!) o nível das discussões. Carecemos, de fato, de ensinamentos práticos que nos ajudem a compreender a estética no bonsai. Parabéns pela iniciativa.
Me arisco apenas a sugerir que o nebari seja estimulado a partir daqueles dois nódulos, provavelmente de galhos ou raízes podadas, seria algo assim:
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse]
Editado pela última vez por Sergivaldo em Ter Jan 08, 2008 8:22 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 8:18 pm Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo!
Fico feliz em ler tua resposta! Fico honrado com tua postagem!
Muito boa mesmo a tua dica... coisa de mestre! Como é importante outras visões do nosso trabalho!
Vou fazer uma alporquia logo!
Domo arigato!!!
Ele está com 26cm desde a borda... mas com folhas deve chegar a 28. Com uma alporquia consigo classificar ele como shohim!!!
Ah... vc tem flickr.... te adicionei!!! |
|
|
 |
Léo ( Pépe ) 1.o PASSO

Registrado: 02/01/08 Mensagens: 108 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Jan 08, 2008 8:22 pm Assunto: Ficus |
|
|
Ola amigos sou novo no Forum mas não podia deixar de expressar- me ainda mais sendo um apreciador desta especie!! Me maravilhei com as dicas !!!
Muito bom mesmo!!!
Abraço a todos!! _________________ Leonardo
"Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER" |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qua Jan 09, 2008 7:49 am Assunto: |
|
|
Ok, seja bem vindo ao forum...
Se alguém tiver sugestões de vasos... podem mandar! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|