|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
channel
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 9:28 pm Assunto: isso é um bonsai? |
|
|
comprei no mercado como bonsai .+ ta parecendo uma muda de planta.
é um bonsai?
que tipo de planta é ?
qual tipo de cuidado devo ter com essa planta?
ela ta com uma queimado isso é normal?to mostrando ai na foto .
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jan 09, 2008 3:02 pm Assunto: |
|
|
Channel,
seja bem vindo ao fórum.
Esperei que alguém respondesse de forma mais precisa as suas questões e também porque não queria eu ser o "algoz" de sua planta, mas como trabalhei uma planta extamente igual a sua há alguns dias, a título mais de treinamento do que exatamente com o fim de obter um bonsai de qualidade, permita-me fazer algumas considerações:
De fato o que você adquiriu ainda não pode ser chamado de bonsai. Este pessoal comercial pega plantinhas pequenas que custam barato (comprei uma extamente igual em saco plástico por 4,50), colocam numa bandeija de plástico que custa alguns centavos e vendem como bonsai por um preço bem mais alto.
Esta planta é uma mini criptoméria, não fica grande, então você vai conseguir com o tempo transformar ela em um simpático bonsai mame de 6-8 cm de altura, uma vez que seu tronco em vaso, dificilmente chegará a mais de 1 cm de diâmetro.
Mostro abaixo o que fiz com esta muda que era igual a sua, uma verdadeira bolinha verde.
Você terá com certeza de eliminar uns 70% dos galhos para abrir, clarear a planta.
Deixando o tronco principal, vá deixando um galho para esquerda, outro para direita, ou vice-versa, masi um de fundos e vai subindo no tronco, alternando os ramos.
Depois arame e coloque os de maneira a formar pequenos patamares, diminuindo o comprimento deles a medida que vai subindo, a fim de triangular o formato.
A poda das pontas deve ser feita por 0pinçagem, tirando com a ponta dos dedos e não cortando com tesoura (como eu fiz) que fica com aspecto de queimado. Note isso na foto.
O que fiz foi apenas um treinamento e vai necessitar várias intervenções até ficar bom, mas para um início dá para ter uma idéia.
O vaso, no futuro deverá ser de tamanho proporcional, mas com certeza muito menor do que o atual, mas enquanto a planta se recupera e está sendo formada, nada impede de deixá-la num vaso maior.
O aparecimento de galhos que secam parece ser meio normal nas criptomérias, ao menos é o que noto nas enormes criptoméria japonica elegans que tenho no meu sítio. Bem como a secagem de ramos que ficam por dentro da planta não pegando o sol, por isso mais um motivo para tirar bastante galhos clareando o conjunto.
Mas não podemos podar galhos muito próximo do tronco, onde as acículas (folhas) estão secas porque eles não brotam e acabam secando.
Se tiver galhos que ficam muito longos pode usar a técnica do guro-guro, isto é, depois de passado o arame vá retorcendo o galho trazendo-o para mais próximo do tronco.
Bem, espero ter ajudado.
Veja foto de minha brincadeira:
 _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Flavio Gigli

Registrado: 08/01/08 Mensagens: 8 Localização: Castelnuovo di Garfagnana
|
Enviada: Qua Jan 09, 2008 7:10 pm Assunto: |
|
|
Elio, você foi o " Algoz " da planata do Channel e da minha tambem.
Ganhei uma ontem de minha esposa, que comprou justamente em um mercado, mais vou tentar seguir o exemplo que vc mostrou aqui.
Obrigado pela dica ! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 10, 2008 8:06 am Assunto: |
|
|
Flavio, seja bem vindo ao fórum.
Sabe eu acho que nada que se faz é perdido. Em tudo sempre há uma lição, um aprendizado. às vezes mais caro, às vezes mais barato. Mas quem poderia avaliar monetariamente o valor de um aprendizado??!!!
Então tudo tem seu valor, seja monetário, seja outro valor qualquer. Aproveite e trabalhe sua planta que ela vai te reservar boas alegrias.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Jan 11, 2008 6:54 pm Assunto: |
|
|
Channel,
O Elio comentou muito bem ref. sua aquisição de uma pequena muda por Bonsai.A maioria dos bonsaistas são contra a compra de vasos em supermercados ou vendidos de porta em porta como Bonsai Isso ocorreu comigo também, mas mesmo sendo enganado serviu para minha iniciação nesse mundo fantástico. Claro que não aconselho ninguém que os adquiram, pois não existe nada de informações sôbre êles, muito menos dados de sua procedência.
Ivanil |
|
|
 |
Flavio Gigli

Registrado: 08/01/08 Mensagens: 8 Localização: Castelnuovo di Garfagnana
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 2:43 pm Assunto: |
|
|
Agradeço as boas vindas, e espero que esta seja uma de infinitas lições que espero aprender sobre essa arte fantastica que é o bonsai ! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|