Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jun 02, 2005 3:17 pm Assunto: Uro? |
|
|
beleza pessoal!
Estou pedindo outra vez a ajuda de voces.
Tenho duvidas sobre o URO, ja vi alguma coiusa sobre mas queria saber como fazer, qual os coidados a serem tomados e se a restrisao a alguma espesie?Valeu pesssoal!  |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 9:51 am Assunto: |
|
|
Ótima pergunta Alvaro.
Eu também estou querendo saber mais sobre uro.
Ainda não encontrei um texto com bastante conteúdo sobre esse assunto.
Só já li que é melhor fazer na época da dormência da árvore.
Um abraço
E também vou ficar aguardando respostas dos outros foristas. _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 3:47 pm Assunto: |
|
|
Alvaro, Claudio, tudo bem?
Aí vai um mistura de leitura e prática que tenho sobre urôs....
Acho que dessa mistura... saiu uma salada-mista... Espero qu não esteja muito indigesta!....
Os urôs que se formam naturalmente nas árvores devem-se, quase que na totalidade, a galhos que, por qualquer motivo, morreram.
Depois de morto, porém ainda na árvore, o galho começa a entrar em decomposição, ao mesmo tempo em que a casca do tronco começa a cicatrizar em torno do galho morto, uma vez que parou de lhe fornecer seiva.
Quando o galho finalmente se desprende da árvore, este local do tronco, apresenta a madeira enfraquecida, situação ideal para que aves, insetos ou roedores façam aí suas tocas, quando então o urô adquire seu aspecto final, um buraco no tronco, emoldurado pelo calo da casca cicatrizada.
No bonsai, esta mesma condição pode acontecer naturalmente, porém, sempre a longo prazo.
Ao tentar reproduzir um urô artificialmente, é preciso conhecer as características da planta para se conseguir o efeito desejado. Há também, plantas em que dificilmente se conseguiria criar um urô com aparência natural.
Para criar um urô eu utilizo o alicate "bola" para conseguir o corte arredondado e se aprofundando no cerne do tronco.
Para as plantas de cicatrização rapida, é necessário definir o desenho desejado no urô e aprofundar bastante o "buraco". O uso da mini-retífica Dremmel ou similar é ideal para este trabalho.
Se isto não for feito, corre-se o risco da cicatrização fechar totalmente o local, deixando ainda uma cicatriz pouco natural. Estando aprofundado o buraco, inicia-se a formação do calo, contornando o buraco, porém, sem fechá-lo.
É conveniente ainda, fazer um buraco um pouco maior que o desejado, uma vez o calo se fecha em torno do buraco, reduzindo um pouco seu diametro. Além disso, com o desenvolvimento da árvore, o urô se tornará proporcinalmente menor.
Algumas árvores de cicatrização rápida: pitangueira, jaboticabeira, acer tridente, ficus.
Algumas de cicatrização moderada ou lenta: buxinho, acerola, calliandra, serissa, ulmus, acer palmatum.
Ambas as listas gostaria que os colegas corrigissem ou complementassem...
Eu sempre uso pasta selante ao fazer urôs pois acelera a formação do calo.
Foi o que me ocorreu de momento, mas tendo mais duvidas, coloquem que as respostas virão...
Abraço e boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 6:35 pm Assunto: |
|
|
UAU !!!!!!!!!!!! CHARLES !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! DIVINA SUA AULA !!!!!!!!!!!! GRANDE MESTRE !!!!!!!!!!!!!!!
Que que eu - aprendiz - posso dizer ???? Aprendi mais um pouco com você amigo. Tenho um pequeno texto, não sei onde, vou procurar.
Parabéns e abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 8:01 pm Assunto: |
|
|
Olá Charles,
Faço minhas as Palavras de "Angela", muito bom,
Com umas fotos a ilustrar já se pode mandar colocar no tópico fixo da Matérias
Gostei
[]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jun 03, 2005 10:01 pm Assunto: Valeu pessual |
|
|
Iai galera tuto bem.
Olhe muito obrido pela ajuda, mais uma vez, valeu amigos do bonsai!  |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 12:42 am Assunto: |
|
|
Charles, Também acho que poderia ficar fixo por lá... seria de grande valia para quem procura sobre o assunto.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 10:32 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal... Angela, Castro, Alvaro, Felipe...
Confesso que as vezes perco o "fio da meada" nestes foruns e deixo um assunto de lado, simplesmente por não me lembrar mais dele...
... e aí, acabo não lendo algumas respostas.
Agradeço os comentários e, evidente que, desde o assunto seja de interesse, fica a disposição do forum.
Claro que se vier a se tornar matéria fixa, seria muito legal os colegas complementarem corrigirem... enfim... enriquecerem o texto.
Abarços,
Charles |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

Registrado: 20/06/05 Mensagens: 266 Localização: Santarém - PORTUGAL
|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 11:24 am Assunto: |
|
|
O meu contributo:
Uro é um buraco na planta onde geralmente vivem pássaros, esquilos. Geralmente esse buraco indica que ali existia um galho. Por algum motivo ele aprodreceu e fez-se um buraco onde podem viver pequenos animais. O Uro também dá ao tronco característca de velhice, de antigüidade e é muito mais natural do que ver uma planta totalmente lisa.
Como fazer: O Uro se faz com formão ou qualquer outra ferramenta que seja suficientemente afiada para poder cavar dentro do tronco. Esses buracos não têm que assustar ninguém, ou seja, naturalmente a planta vai encontrar outros caminhos para obter a seiva.(esse processo deve ser feito na época de dormência da árvore)
http://www.geocities.com/RainForest/Vines/1274/pag6.htm#Uro _________________
http://www.bonsaimilenar.com
http://aufauf.blogs.sapo.pt |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Jun 21, 2005 9:33 pm Assunto: Uro |
|
|
Charles,
Faço coro a Ângela e Castro. Obrigado pela grande contribuição que tem dado ao fórum! Estou aprendendo muito com suas colocações.
Nuvem,
É bom ver que está desinibida e ajudando também. Obrigado!  |
|
|
 |
Nuvem_Branca 2.o PASSO

Registrado: 20/06/05 Mensagens: 266 Localização: Santarém - PORTUGAL
|
|
|
 |
|