FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Meu primeiro bonsai!!!!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafa_vda

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 2:38 am    Assunto: Meu primeiro bonsai!!!! Responder com citação

Boa noite,

Sou admirador da arte do bonsai a mais de 2 anos, leio muito sobre o cultivo, pesquiso muito na internet, mas ainda não tenho total segurança na hora de cutival, e pretendo começar agora com meu primeiro bonsai, gostaria de iniciar da semente, para poder ver o bonsai desde da semente, porem dizem que é muito demorado, qual a opniao de voces, o resultado do bonsai desde a semente pode ser melhor? ou não ha diferença de pegar um pre-bonsai!

meu sonho é um dia conseguir ter um assim:

Que especie é essa, se adapta bem ao clima do sul, morro em santa catarina?

E consigo semente dessa especie?

desde já agradeço a ajuda!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 8:15 am    Assunto: Responder com citação

Rafa, seja bem vindo ao fórum e ao mundo viciante do bonsai.
Confesso que suas pretensões em ter um futuro bonsai são boas. Com certeza já sabes que para chegar a isso partindo de sementes ou mesmo mudas serão necessários vários anos. Mas tudo bem. É isso mesmo.
A planta que mostras é um ácer. Me parece um ácer palmatum. Com certeza é uma planta muito boa para a sua (nossa) região.
É relativamente fácil conseguir mudas desta planta em viveiros e floriculturas, acho que mesmo aí na sua cidade. Aconselho a comprar logo uma muda com certa grossura, para ganhar tempo.
O ácer é também de fácil reprodução por alporquia. Se encontrar alguém que tem a planta e que aceite sacrificar um galho, pode ser este também o caminho. Veja em Matérias que tem ótimos artigos sobre alporquia.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Rafa, acho que deveria começar com um pré, ou uma muda já bem desenvolvidada, ficus tem um desenvolvimento rápido e é uma planta que gosto muito para treinar e aprender, enquando vc vai malhando os ficus já pode ir plantando suas sementes, quando elas estiverem prontas para serem trabalhadas vc já tera alguma prática no seu manejo. tbém já pode ir treinando outras técnicas como yamadori e alporquia, vc conseguira plantas mais desenvolvidas. Não tenha medo de errar, fazer um alporque que não enraize ou um yamadori que não pegue, só a prática vai fazer vc ter um conhecimento amplo da arte, teoria é muito bom até certo ponto, vc não teve nunca parar de estudar, mas se não colocar a mão na massa nunca vai entender realmente o que os livros querem dizer.
Fiz faculdade de arquitetura, 5 anos, e só fui aprender arquitetura depois que sai da faculdade e comecei a trabalhar realmente com arquitetura, com o Bonsai foi assim tbém.
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 9:27 am    Assunto: Responder com citação

Quanto ao ficus foi só um exemplo hein, como o Elio mesmo disse o acer, é muito bom para sua região não sei como o ficus reage ao frio de vcs ai no Sul, como deve saber aqui em MS não tem frio não é calor de lascar, o negócio é arrumar plantas resistentes para se treinar, OK!!!
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rafa_vda

MensagemEnviada: Qui Jan 10, 2008 2:34 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei da ideia, acho que vou plantar minhas sementes de Acer, e ao mesmo tempo tentar umas mudas, assim posso acompanhar minha semente, e já ir aprendendo com as mudas, vai evitar alguns erros com a semente mais tarde!
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2008 6:29 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Rafa,

Concordo plenamente com o Patrik que ao se iniciar dar preferência a plantas jé bem desenvolvidas, associadas claro ,a semeadura de sementes e se falo isso hoje é o que eu deveria ter efetuado ao iniciar.

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2008 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

Rafa, estude muito, dedique-se e terá sucesso. Seu sonho pode se tornar real! E vai, dependendo apenas da sua determinação. faça o que os amigos lhe disseram. Rapidamente perceberá que tudo isso até cresce bastante rápido. E se aprende rápido também. o Patrik acertou em cheio ao lhe indicar as duas vias. Me parece ser também a melhor maneira de estudar. Apenas uam advertência: cuidado que isso vicia!!! Depois fica com a casa entulhada de mudas por todos os cantos e pensando o tempo todo nas suas plantinhas. É gostoso demais!!! Faz bem demais!!! E quero que tudo o que recebo com as minhas, você obtenha em dobro ou mais com as suas! Muitas alegrias e sonho a serem concretizados!
Um boa sorte e seja bem-vindo a essa nobre arte!

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Rafa_vda

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2008 2:28 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pessoa, tenho certeza que vou me viciar na arte do bonsai, já sou admirador a mais de 2 anos, leio sites, pesquiso muito, e admiro muitas fotos, mas ainda não consegui começar, minha cidade não e muito grande entaum acredito que vou ter dificuldades pra encontrar tudo de que preciso. Mas estou louco pra começar, hoje estive observando essas arvores que a prefeitura planta nas calçadas, que dão flores rosas e brancas, que por sinal nessa epoca estão todas floridas, e já andei estudando pra fazer uma alporquia, não sei se os jardineiros da prefeitura vao gostar hehe...

Por falar nisso, essa epoca agora de verão e uma boa epoca pra iniciar uma aporquia, e plantar umas sementes???
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: