|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
betolino
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 11:30 am Assunto: Ficus - Ajuda no 1º Bonsai |
|
|
Ola amigos...
Fico feliz em participar desta comunidade com vcs. Sou aprendiz de iniciante. Ganhei este bonsai da minha noiva porque ela sabe o tanto que já havia falado sobre ter um bonsai. Já tenho lido há uns 3 ou 4 meses a respeito. Estou aprendendo. Agora é hora da pratica paciente. Gostaria que opinassem a respeito desta pequena muda ou pré-bonsai, não sei distinguir, de ficus.
Inicialmente imaginei no final do outono trocar de vaso, passa-lo para o escorredor e mamadeira. Também do achando o solo que veio muito compactado. Mas vou aguardar a opinião dos mais velhos para complementar o meu entendimento sobre esta "belezinha" rsrsrss.
Bom.. é isto, espero que possam me auxiliar. Obrigado a todos e a todas!
Editado pela última vez por betolino em Dom Jan 13, 2008 5:32 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 11:47 am Assunto: |
|
|
Betolino, o seu Ficus benjamina variegata tem um bom potencial. Acho que deveria mesmo mudar para o escorredor e depois mamadeira nele. Eu não me preocuparia com estilização agora, mas deixaria crescer para engrossar mais rápido. Lembre-se, quanto mais folhas, mais rápido o crescimento. Essa espécie não gosta de podas muito radicais, então, se podar, não deixe um galho com menos de um par de folhas, ok?
Agora uma coisinha... Será que não dá para hospedar suas fotos em um site menos, digamos, quente? Hoje tive que ir trabalhar e abri aqui no escritório, mas a sorte é que não tem ninguém mais... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 11:53 am Assunto: |
|
|
Betolino
Acho que deveria passar sua muda pra um escorredor, pois o solo esta muito compacto como vc mesmo relatou, e desculpe a critica mas postar fotos em sites de s""" não é nada legal, post no www.megagaleria.com la é mais tranquilo, ok.............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 11:56 am Assunto: |
|
|
Ah, e uma outra dica. Tenta estimular o surgimento de raízes aéreas. Isso você poderia começar a fazer agora mesmo, logo após plantar no escorredor. Dependendo da altura do tronco, você pode cortar um rolo de papel higiênico (acabado, por favor) de papelão e colcar em volta. Enche com areia grossa e mantenha úmido. Um procedimento desses em vídeo, voc~e encontra aqui:
http://www.bonsaifarm.tv/demo/twob12fig%20-1.wmv
Está tudo em inglês com sotaque australiano, mas mesmo que não se compreenda a língua, o vídeo fala por si só. _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 12:03 pm Assunto: |
|
|
Pedro
Só nao entendi uma coisa porque ele faz somente um corte e coloca uma pedra, no corte, é mesmo uma pedra?............. _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 12:06 pm Assunto: |
|
|
É uma pedra sim... ela vai manter a ferida aberta para que nasça a raiz. Tenho obtido o mesmo resultado fando apenas um pequeno corte com o alicate bola, bem pequeno, dependendo do tamanho de raiz necessário para a composição...
O Cara tem algumas loucuras... Não teria sido mais fácil cortar o rolo e depois prender com filme pvc? _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 1:20 pm Assunto: |
|
|
Betolino , segue a sugestão dos amigos , planta em um vaso maior ou se tiver espaço no chão , para ele "engordar"
Legal o video , demora muito para formar um nova raiz?
PS: O cara do video é meio maluco , aqui em SC diriam que ele é meio "agoniado"
Abraços
Joel _________________ "Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam.
Confúcio |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 1:25 pm Assunto: |
|
|
Joel, não demora muito não... É até bem rápido. O Lindsay Farr parece meio doido, mas é muito bom e muito contribui com a arte com um site didático e recheado de pérolas como essa. Quem não conhece ainda, deve ir correndo para http://www.bonsaifarm.tv
recomendo clicar e baixar TODOS os vídeos e estudá-los com muito cuidado. Os da série World of Bonsai são dignos de nota por resgatar a cultura verdadeira que originou a arte. _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
betolino
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 5:35 pm Assunto: |
|
|
Amigos..
Primeiramente.. me desculpem por ter postado neste outro site... o problema já foi consertado.
Vou seguir o conselho e vou plantar na mamadeira. Não vou mexer agora.. só daquihá uns dois anos...
para o substrato, vou colocar argila expandida triturada (40%), cascalho de rio (20%), e terra (20%) e humus de minhoca (20%)... esta bom ???
Obrigado a todos pelas dicas |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 5:44 pm Assunto: |
|
|
Betolino, eseuqça o humus de minhoca no escorredor. Não será necessário, uma vez que irá reter muita água, e o elementos anteriores já o fazem bem por capilaridade. Pessoalmente uso 50% de Rendmax Floreira + 50% de areia grossa de rio. O rendmax tem elementos como casca de pinus e vermiculita que garantem uma boa atividade biológica no solo. A areia impede qualquer possibilidade de compactação.
Daqui a 2 anos, o seu ficus estará enorme, com caule bem grosso. Espere as raízes saírem pelo fundo do escorredor antes de plantar o conjunto na mamadeira, ou melhor, não plante, deposite apenas em cima do substrato desta que aí sim, será hiper rico em adubo orgânico (50% terra, 50%esterco). Uma dica, se tiver a possibilidade, use esterco de codornas. É um dos mais fortes e potentes que existem.
No mais, boa sorte e procure uma planta de fácil cultivo e características mais avançadas para ir treinando.
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
betolino
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 9:55 pm Assunto: |
|
|
Amigo Pedro
Só mais uma duvida... que tipo de arvore aconselharia para treinamento ??? |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 10:09 pm Assunto: |
|
|
Betolino, eu deveria te dizer ficus, jabuticabeira, etc. Mas recentemente comecei a achar mais interessante sugerir uma delas e uma outra, digamos, clásssica, tipo um ulmus ou melhor ainda, uma zelkova. essas últimas têm crescimento rápido, aceitam bem a desfolha, ramificação fina e interessante e se prestam a estilos diversos, sobretudo no caso do ulmus. Também pode ser um ácer tridente. E aconselho treinar bastante com mudas, sem se preocupar realmente com o destino final delas (o negócio, como me disse o Valentini, é não se preocupar com a morte dela, porque vai aprender muito e em pouco tempo), usando-as para aplicar as diversas técnicas. Claro que também não é sair matando elas. Compre daquelas mais baratinhas. Uma boa também é azaléia ou bougainville. Dá para encontrar mudas baratas e você não perde muita coisa se der errado, mas terá aprendido bastante.
Fiz isso quando comecei com uma muda de azaléia e uma de bougaiville que logo foram seguidos de uma tuia nana e um fícus boni. Fui sem dó nem piedade. De cara botei num vaso de bonsai raso, aramei, fiz poda radical ou quase, quebrei vários galhos do ficus boni (cream-cracker) tentando aramar... Mas tudo está bem vivo e com muita saúde. Aprendi muito com elas e talvez tenha dado sorte, mas estão aí! No meu blog dá para vê-las todas incluindo acompanhamento.
Digo isso, porque se um iniciante começar logo como um mais avançado trabalha, não deverá comprar nenhum vaso de bonsai, na verdade, quase tudo irá para o escorredor, não aprenderá as técnicas de base por um longo tempo, quando os amigos visitarem para ver as plantinhas, não terá nada "bonito" para mostrar, nada com cara de bonsai ainda. Enfim, não terá "proibido o têrmo" com a arte, não terá prazer. E lá se vai mais um iniciante que ficou apenas nesse estágio.
Divirta-se com a arte, esse é meu conselho. Estude muito para crescer mais rápido.
Um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
betolino
|
Enviada: Seg Jan 14, 2008 12:47 pm Assunto: |
|
|
Muitíssimo obrigado Pedro pela atenção e pelas valiosas dicas. Sem dúvida são importantes conselhos. Só me ocorre mais uma, dúvida a ser sanada por vcs, atenciosos amigos.
Eu devo trocar já agora este Ficus para o escorredor ou aguardo o inverno ?? |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 14, 2008 1:43 pm Assunto: |
|
|
Acho que o fícus aguenta isso neste momento... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|