FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

acer palmatum
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
eva costa

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2005 7:30 am    Assunto: acer palmatum Responder com citação

tenho um acer palmatum que as folhas passaram de avermelhadas para verdes. a minha dúvida é se já estamos no tempo desta passagem ou se ele "amadureceu" cedo de mais.
outra questão é que quando mo ofereceram, não sabiam a idade dele o que me deixa alguma dúvidas no que diz respeito ao transplante pois as suas raízes já estão a sair para fora. será melhor transplanta-lo?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2005 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Eva, como vai?

Se possível completa no seu perfil o nome da sua cidade/país... assim será mais fácil responder alguma pergunta relacionada ao clima, ok. No brasil existe uma diferença meio louca de região para região. Recentemente reparei que pessoas que moram à menos de 200km de distância entre elas tem uma diferença significativa no clima... o Ácer de um deles estava perdendo as folhas ainda e o do outro já estava com as novas.

No caso, essa sua planta está em un vaso tipo bandeja, ou em algum vaso de treinamento/escorredor?

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
eva costa

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2005 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

ESTA NUM VASO ESCORREDOR SUPONHO JÁ QUE TEM 2 BURACOS NO FUNDO, MAS COM ELE NÃO VEIO BANDEJA
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jun 03, 2005 8:55 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Eva

Bem vinda ao Forum Very Happy

Com uma foto seria bem melhor para se tentar ajudar, de qualquer forma vou tentar.
Shocked atenção que será sempre uma o pinião, neste caso a minha ok
.
citação:
"tenho um acer palmatum que as folhas passaram de avermelhadas para verdes. a minha dúvida é se já estamos no tempo desta passagem ou se ele "amadureceu" cedo de mais".

Depende do Palmatum que for, existem por volta de 200 espécies "cultivares" e alguns deles muito idênticos, tanto nas formas como nos comportamentos.
É o que dá serem constantemente "clonados" e depois "cruzados" entre eles.

Pelo que descreve, parece ter um comportamento = ao Deshojo ( folhagem Vermelha) que nesta altura do ano está a passar totalmente para folhagem verde para proteção do Verão, voltar ás cores de origem no Outono, embora num tom mais pálido.

citação:
"outra questão é que quando mo ofereceram, não sabiam a idade dele o que me deixa alguma dúvidas no que diz respeito ao transplante pois as suas raízes já estão a sair para fora. será melhor transplanta-lo? "

Bem o problema da idade se é que assim se pode chamar, ela poderá ser estimada, mas será sempre uma incógnita, e não deve ser considerada como factor prioritário.
Por cá os bonsai, são postos á venda no minimo com "5 anos.
É muito dificil mesmo saber, porque se ele se manteve sempre nesse vaso pequeno, vai ter mais idade e não parecer, com um desenvolvimento muito lento, até porque os adubos por cá tambem têm uma força bastante moderada precisamente para não os desenvolver de uma forma acelerada.

Quanto ao possivel transplante, as raizes que se refere é por baixo do vaso não é???
Já vamos muito avançados na altura deles, mas se for um caso mesmo grave, que possa ter consequências para ele, pode sempre efectuae um de "emergência".
Eles devem ser transplantados de 2 em 2 anos aprox. e mais espaçadamente com o avançar da idade.

A questão que o nosso colega "Felipe Zappala" se estaria a referir (penso eu) é que em que vaso ele está é um raso dos comuns (comerciais) ou dos mais altos de treino??
Já agora aproveito para informar, já que é um erro muito comum.
É que existem umas bandejas de plástico ( e que eu uso ) para colocar debaixo do vaso, são bastante úteis para reter a água da rega, mas não devem ficar com ela de maneira nenhuma.
Ao ficar alagada não permite a respiração das raizes precisamente pelos buracos de drenagem, e vai provocar o apodrecimento das mesmas, por isso eles têm aquela elevação dos cantos.

Vi que é da Zona de Braga, podia mandar um mail ao Carlos Brandão "Dragãosai" e aproveitar um fim de semana, que eles tratam do problema certamente e além disso ficaria a saber muito mais acerca desse amiguinho.

Boa sorte

Cptos.

Castro

Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jun 04, 2005 12:41 am    Assunto: Responder com citação

Grande Castro,

Eva, ninguém melhor do que o nosso amigo Castro para lhe dar essas informações...
Achei excelente a idéia dele quanto ao Carlos Brandão... acho que seria muito útil para você, tendo um colega como ele por perto.

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: