|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Dez 11, 2007 8:41 pm Assunto: Fícus benjamina 03 |
|
|
Amigos do fórum,
eu sei que é sacanagem postar um fícus desmiringuido como este depois daquela maravilha de Fícus retusa postado pelo Valdir, mas vamos lá:
Este é um Fícus benjamina variegata que comprei no Extra em São Carlos-SP, numa viagem que fiz em janeiro/2007. Infelizmente não tenho a foto desta ocasião pois ainda não possuia uma máquina digital...
Transplantei-o para um escorredor com um substrato 50% areia lavada, 50% humus+terra vegetal...
Antes da poda de refinamento
Depois da poda
Detalhes do tronco
À época da compra, o tronco era bem fino e sem nenhuma conicidade. Estas marcas que aparecem são de uma experiência que fiz com arame para engrossamento.
Críticas e sugestões são bem-vindas...
Abraço a todos.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Sáb Abr 30, 2011 10:15 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 8:51 am Assunto: |
|
|
Oi edson,
Ao meu ver, vc retirou galhos demais... poderia ter deixado um galho de fundo (atrás) entre o 1º e o 2º ou entre o 2º e 3º...
Lembre-se que se possível, a distância entre os galhos devem ir diminuindo de baixo para cima, então acima do 3º galho poderia ter mais ramificações no tronco...
A parte de cima ainda vai ser trabalhada, certo??? Mesmo assim eu podaria todos os galhos para incentivar brotações e ver se conseguiria novos galhos Deixe sempre alguma folhagem, pois esta espécie tende a perder galhos quando desfolhada completamente
Desculpe se falei demais... _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 9:37 am Assunto: |
|
|
Tbém concordo que tirou calhos demais, porém o ficus tem boa brotação e acho que vai recuperar, e vai uma sugestão se quiser fazer um tronco mais sinuoso essa é a hora, os outros galhos estão certinhos nas curvas, acho que vai ficar bacana. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qua Dez 12, 2007 10:04 am Assunto: |
|
|
Cara... Bom trabalho de iniciação nesta planta....
Mas tenho 2 colocações:
1. Use arames mais grossos e de preferÊncia de aluminio nos ficus. Evita que machuque a casca, e ajuda a dar mais movimento. Com o arame que vc usou, vc não cosegue dar o devido movimento aos galhos.
2. Evite fazer aqueles "Arcos" nos galhos. Ele devem ter curvas mais naturais e de preferência em todos os sentidos.
No mais tá bom d+! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Dez 18, 2007 1:05 pm Assunto: Aramação |
|
|
Agradeço aos amigos do fórum pelas colocações.
Alexandre, realmente o tronco ficou pelado sem galhos na parte de trás, mas a minha intenção foi forçar a brotação de galhos melhor posicionados e no futuro vou trabalhar este ápice, possivelmente deixando-o como um galho de sacrifício...
Valdir, obrigado pelas dicas na aramação. Dei uma mexida, não sei se melhorou...
No mais, grande abraço a todos...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
betolino
|
Enviada: Seg Jan 14, 2008 2:55 pm Assunto: |
|
|
Edson...
acho que seu bonsai vai ser promissor.. tenho um ficus da mesma variedade e aprendi algumas coisas analisando o seu.
ARQPATRICK:
Citação: | ... e vai uma sugestão se quiser fazer um tronco mais sinuoso essa é a hora, os outros galhos estão certinhos nas curvas, acho que vai ficar bacana |
Cara, nos ensine como fazer um TRONCO MAIS SINUOSO porque não entendi direito isto..
vlw |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 14, 2008 3:17 pm Assunto: |
|
|
Betolino. oque sugeri foi deixar o tronco um pouco mais siuoso, bom, eu uso ir angorando nas laterias, e o tronco vai ficando com curvas mais acentuadas, porém pode ser feito aramando o tronco principal e depois fazer as curvas, porém depende da grossura que o tronco estivar.
Olha um exemplo de angoragem, tosco, heheheh.
 _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Ter Jan 15, 2008 7:25 am Assunto: |
|
|
O problema da ancoragem nos galhos, é que vc consegue dar movimento apenas em um sentido.
A aramação é fundamental para que se consiga uma boa finalização.
Ao aramar um galho, evite fazer aquela curva como um "arco" para baixo e depois subir. Procure fazer curvas mais iregulares e em todas as direções.
O tronco é a mesma coisa. Se temos apenas curvas laterais, o tronco fica sem profundidade.
Dicas de aramação vc encontra aqui: http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=49366&grupo=236216&topico=2917070&nrpag=2 |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 15, 2008 8:31 am Assunto: |
|
|
Valdir
Tens toda a razão, a angoragem não dá um efeito natuaral como uma boa aramação.Justamente o que me encomoda nela é esse arco que forma nos calhos. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 15, 2008 8:34 am Assunto: |
|
|
Há!, Esta muito boa aquela sua matéria sobre aramação, todos deviam dar uma olhada. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Jan 15, 2008 8:55 am Assunto: |
|
|
ARQPATRIK
Sei que o tropico nao é pra falar da sua planta mas como ja falaram sobre ela vamos la.
Desculpe a simplicidade do projeto mas axo que os dois primeiros galhos estão muito baixo e a copa muito grande em relação a grossura do tronco, deixando a copa mais alta vc pode trabalhar com raizes aereas, ficara muito bom nesta planta, alem do mais da uma escondida nesta trança que fazem normalmente em supermercados, que nao tem um estetica muito boa...........
 _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
betolino
|
Enviada: Ter Jan 15, 2008 1:58 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Patrick sobre os esclarecimentos... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Jan 15, 2008 2:39 pm Assunto: bonsai |
|
|
A ancoragem de um galho é interessante quando, após aramar determinado galho, e dar-lhe um movimento levemente sinuoso, queremos auxiliar o trabalho da aramagem, baixando-o. Podemos usar uma raiz mais grossa da própria planta, a borda do vaso, ou passar um vergalhão de ferro, preso nas laterais e sob o fundo do vaso, à guisa de uma raiz grossa, onde iremos então prender a ancora.
Ancorar o caule creio ser desnecessário, nos trabalhos acima, vez que o mais indicado é como disse o Valdir: usar um arame mais grosso. Na falta, use ferro de construção, moldando-o com as mãos, e depois prendendo contra o caule, com barbante. Sobre o ferro e o caule, proceda então com a aramagem, moldando o caule dessa forma.
Quanto à posição dos galhos, concordo que se deve evitar essa curvatura para baixo. Na excelente demonstração do Valdir no outro forum, há um desenho que mostra com precisão qual o melhor posicionamento para movimentar levemente o galho:
No desenho, vê-se um galho totalmente reto, que após aramado, é conduzido à melhor posição, com um movimento levemente sinuoso. Creio que não há, realmente, outra opção melhor que essa, para educar os galhos do seu ficus. Ou de qualquer outra planta.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 9:53 am Assunto: ATUALIZAÇÃO |
|
|
Amigos aí está uma foto do estado atual desse Ficus:
Abraços.
Pedro Morales |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 02, 2009 10:15 am Assunto: |
|
|
Que bela evolução , Parabens!!! _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|