Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 5:21 pm Assunto: Shimpaku da Inês (Recife) |
|
|
Este pequeno shimpaku plantado em vaso Sami Khozam pertence à nossa colega Inês, que me pediu para modelar no estilo "varrido pelo vento", o preferido dela. Eu avisei que este estilo é um dos mais difíceis de tornar a aparência natural, por isso aceito sugestões para melhorá-lo na próxima estação. Os galhos grossos eram inicialmente cada um para um lado. A copa ainda está muito cheia para o estilo, mas o nosso verão intenso não é época de pinçar.
Frente
Costas
Lado
 _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 6:07 pm Assunto: |
|
|
Ferreira meu amigo, achei perfeito! Você viu se há nebari interessante do lado oposto da projeção da copa? Seria uma maravilha...
Logicamente a copa está muito densa, mas juníperos são muito chatos de se mexer no verão, concordo com vc de deixar as podas para o outono, ou até no inverno...
Grande abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 6:38 pm Assunto: |
|
|
Olá Ferreira!
A estilização dos ramos ficou perfeita.
O Shimpaku no estilo Fukinagashi é difícil de manter justamente porque as folhas são em forma de ramalhete. Assim tem que estar pinçando.
O que pode melhorar é, na época certa (não sei qual ai no nordeste.) fazer uma raleada nas folhagens deixando pouca parte ver, sem formar os tufos,pompons....
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 16, 2008 7:16 pm Assunto: |
|
|
Fabiano
O nebari dele é com na maioria dos shimpaku: perfeitamente radial. Na época certa poderá ser replantado para ficar aparente, compondo melhor o estilo.
Elio
Aqui no Nordeste costumamos podar e pinçar as coníferas (que sobrevivem) de junho a outubro, nosso período de clima mais ameno. Eu já avisei à Inês que serão necessárias manutenções periódicas da copa, para manter o estilo _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 12:02 pm Assunto: |
|
|
Meu amigo,
parabéns pela estilização e principalmente pela preocupação em manter a saúde da planta  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 5:19 pm Assunto: |
|
|
Alexandre
Obrigado. O respeito aos seres vivos vem em primeiro lugar, afinal, sou Biólogo! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 5:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ferreira, parabens pelo ótimo trabalho nesse shimpaku. Certamente, conquanto seja um estilo algo dificil, principalmente no que concerne ao uso dessa espécie, sua técnica demonstra que está no caminho certo.
Ressalto apenas quanto ao vaso, vez que terá que optar por algo mais rustico, como uma laje ou um vaso de bordas mais baixas, em vez de deixar onde está. Tirante isso, tem futuro essa plantinha.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 17, 2008 5:57 pm Assunto: |
|
|
Nicky
Obrigado pelos comentários gentis. Também concordo que o vaso não é o adequado ao estilo, mas estamos em pleno verão e a planta necessitava de transplante urgente devido ao substrato compacto. Mas na época adequada vou indicar à proprietária um vaso orgânico, como você sugeriu. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|