FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calliandra depauperata (variedade cearense)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 5:14 pm    Assunto: Calliandra depauperata (variedade cearense) Responder com citação

Calliandra depauperata, vinda do Ceará, com aproximadamente 20cm de altura. O jin da esquerda e o superior são inteiramente naturais, bem como as veias tortuosas. A estilização, incluindo o pequeno jin e shari da frente, foi obra do nosso amigo Luiz Flor. As folhas não estão murchas, apenas fechadas, pois o trabalho foi feito na sombra.

Frente

Costas

Esquerda

Direita

O amigo Alex Coelho tem uma idéia para a copa e prometeu uma projeção. Mas outras sugestões também serão vem vindas. Como tudo foi feito sob as minhas imposições, as sugestões e críticas dirigidas a mim serão bem vindas!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 6:11 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, vi poucas plantas aqui no Brasil com esta textura de tronco, me lembra juníperos mexidos por Pall, linda, lindíssima planta, é só fazer uma copa, que o Alexandre projetará maravilhosamente bem, e vc terá um bonsai digno de qquer exposição e babação!

Parabéns
Fabiano.
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira!

Cara, que planta!!!!
Um dia espero ter uma dessa.
Como Fabiano disse, é só adensar a folhagem. Praticamente pronta.

Aquele abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 7:34 pm    Assunto: Responder com citação

Fabiano

Também me apaixonei por este exemplar, que possui naturalmente características de muito velho, mesmo sendo pequeno.

Elio

Esta espécie é ótima para bonsai pequeno, pois as folhas são minúsculas e as flores também. A variedade que ocorre no interior da Bahia praticamente não tem tronco, embora as copas rasteiras sejam muito belas, em semi-cascata. Já esta variedade com troncos bonitos vem do Ceará. Estou curioso para ver como é o hábito da espécie no interior de Pernambuco.

"Recife (PE)"
Paulo César Morais
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira, está ficando ótima, um excelente material em mãos!!!
Como o Fabiano disse o Alexandre ou outro forista experts em projeções vão postar algumas opções de copa.
é trabalhar a copa agora,
abraço a todos.
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Parabens pela caliandra

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 8:10 pm    Assunto: Responder com citação

Joel, Paulo, Elio, Fabiano

Muito obrigado pelos comentários!

"Recife (PE)"
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 11:07 am    Assunto: Responder com citação

Grande amigo ferreira Exclamation

Esta pequena árvore dispensa comentários Shocked Exclamation Laughing

Como te falei no sábado, seria uma coisa meio juníperos europeus e asiáticos Rolling Eyes ... mas as características desta espécie se enquadram neste contexto!

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 1:19 pm    Assunto: Responder com citação

Eu acho q o caminho é esse mesmo, na verdade o tronco tbm parece com junip. destas redondezas...

Só acho que pode ficar como outra opção de bandeja, uma mais rasa e maior um pouco, ovalada, para uma outra opção de cor, quem sabe um verde claro, daí depende da coloração desta folhagem que não conheço bem.

A depauperata é uma planta feminina, certo? Porém suas características de tronco, casca e tudo mais não indicam este tipo de escolha para vaso, inclusive pq existe floração colorida, o q vcs acham??? complicado, não??

Abraço
FAbiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 3:15 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Ferreira, parabens pelo lindo espécime que tens em mãos. Certamente, se seguir a projeção do Alexandre, irá ao final das contas ter um lindo bonsai. Very Happy

Agora uma dúvida: será simples educar a estrutura de galhos dessa espécie, formando patamares densificados? Pergunto por que tenho umas quantas plantas dessa variedade em meu viveiro e quero aprender a trabalhar com ela. Shocked

Algo que muito me atrai é a peculiaridade da emissão dos galhos, que brotam diretamente da madeira, que não possui casca. Estou tentando educar uma menor, apenas com podas, sem usar aramagem para formar a estrutura compactada e densificada da folhagem. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 4:31 pm    Assunto: Responder com citação

Alexandre

Muito obrigado pela projeção perfeita!

Vamos ver se eu tenho a competência necessária para desenvolvê-la na prática. Vou contar com sua boa vontade, para aplicar nela umas pequenas podas enquanto eu estiver de viagem.

Fabiano

Eu também tenho dúvida quanto à adequação da cor do vaso, mas acho que o modelo é adequado. De qualquer maneira, eu acho que esta planta é feminina de alto a baixo, pois quase não tem casca (como disse o Nicky), apenas mostra evidentes veios tortuosos no caule fino, e a flor é de um amarelo creme. Tudo bem discreto, exceto nas características que indicam a idade, ou seja, trata-se de uma "dama de idade venerável".

A outra espécie, C. spinosa, é que tem uma casca grossa pulverulenta, que se desmancha ao contato das mãos.

Nicky

Este é o único exemplar que eu tenho da espécie C. depauperata, por isso não sei ainda se será fácil densificar a folhagem. Sei que a variedade baiana, que me referi no início do tópico, mostra uma espantosa ramificação natural da copa. Vamos ver se esta variedade cearense da mesma espécie também densifica adequadamente.

Também estou trabalhando um exemplar da outra espécie cerense (C. spinosa) e já estou conseguindo uma densificação bem razoável.

"Recife (PE)"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: