|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 8:42 am Assunto: |
|
|
Charles, excelente a solução inicial. Com certeza iremos ver uma árvore muito interessante daqui a pouco. Muitas vezes são vespas que fazem o ninho na primavera nos pontos secos. Você irá perceber a presença logo no início pois a serragem começa aparecer no solo. A proteção é importante! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 10:45 am Assunto: |
|
|
Oi Angela... tudo bem?
Menina... seu comentários me colocaram lá no céu !!!
Não tira a escada senão o tombo vai ser grande viu?...
Sério, agradeço muito seus elogios e sabe de uma coisa?... Este hobby nos obriga mesmo a fazer algumas viagens, antes até de comprar a "matéria-prima"...
Com essa foi assim... imaginar o que ou gostaria eu imaginei ... se vou chegar lá... são outros quinhentos, ou melhor, outra viagem....
E sobre o trabalho que eu tive... bem, é exatamente aí que reside o prazer que a gente tem na arte bonsai, não é mesmo?....
De novo, muito obrigado por seus elogios...e um grande abraço,
Charles |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 10:49 am Assunto: |
|
|
Oi Alexandre, tudo bem?
Valeu... obrigado...
Isso mesmo, a princípio a frente é a ultima foto...
Acho pouco provável que as novas brotações me digam o contrário, mas a gente nunca sabe.
Achei que esta frente enfatiza um pouco melhor o movimento do tronco e, particularmente, eu gosto dos urôs desse lado...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 10:53 am Assunto: |
|
|
Oi Mário, tudo bem?
Legal que voce tenha gostado....
Eu achei que seria uma boa solução de partida... Onde vou chegar ainda é uma incógnita!
Onde eu gostaria de chegar, tenho uma idéia....
Vou trabalhar.. e torcer...
Sobre esses furinhos, o Ratto me sugeriu aplicar Malathion e selar o furo em seguida.. Vou fazer isso.
Abraço,
Charles |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 12:11 pm Assunto: |
|
|
Charles, tenho orientado os amigos para usarem um produto piretróide tipo DECIS pois, o Malathion, Organo Fosforado tem as suas contra-indicações por ser muito perigoso. Se você tiver crianças ou animais domésticos, desaconselho. O efeito no final é o mesmo. Sem o risco, claro! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 1:19 pm Assunto: |
|
|
Oi Mario,
Eu encontro o Decis com facilidade nas lojas de plantas, ou apenas nas casas voltadas à agricultura mesmo? Sabe qual o tamanho da menor embalagem?
Se for dificil talvez eu use um produto que tenho, a base de Malathion, mas com uma diluição grande, para uso na jardinagem doméstica. É um frasco de apenas 50ml e eu usaria uma seringa com agulha. Imagino que não seja necessário mais que "uma gota" em cada furinho.
Aqui também não há risco para crianças ou animais...
Ainda assim, vou procurar o Decis ...
Valeu pelo alerta!... Abraço,
Charles |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 4:27 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles !!!!!!!!!!!
Fiquei envergonhada ( ) com o menina!!!!!!!!! Amanhã dia primeiro a menina fará 6PONTO2. AH!AH!AH!AH!
Brincadeirinha a parte.
Leva-se horas pensando o que fazer e outras tantas horas fazendo... fica-se exausto, mas ao acabar o trabalho e olharmos a planta, temos certeza de que alguém nos guiou. A natureza nos dá cada material fantástico ! É questão de achar e aproveitar.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 6:54 pm Assunto: |
|
|
Charles, nas lojas de produtos agrícolas ou lojas de jardinagem sortidas. Não sei as medidas que você pode encontrar porque, incrível, ainda tenho o Malathion e, embora informando dos seus riscos a maioria dos amigos, pretendo terminar o meu visto que não tenho riscos (Crianças e animais) a volta. Em seguida usarei somente os piretróides.
Charles escreveu: | Oi Mario,
Eu encontro o Decis com facilidade nas lojas de plantas, ou apenas nas casas voltadas à agricultura mesmo? Sabe qual o tamanho da menor embalagem?
Se for dificil talvez eu use um produto que tenho, a base de Malathion, mas com uma diluição grande, para uso na jardinagem doméstica. É um frasco de apenas 50ml e eu usaria uma seringa com agulha. Imagino que não seja necessário mais que "uma gota" em cada furinho.
Aqui também não há risco para crianças ou animais...
Ainda assim, vou procurar o Decis ...
Valeu pelo alerta!... Abraço,
Charles |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 7:45 pm Assunto: |
|
|
charles,
no primeiro substrato coloquei areia, pedrisco e um pouco de carvão (+/-20%) as folhas eram poucas e pareciam queimadas, no segundo coloquei terra peneirada, pedrisco e carvão (+/- 1/3 cada elemento), suas folhas tornaram-se mais verdes e em maior qtde.
Qto à terra uso peneirar ela seca, entre 2 e 5 mm, a terra daqui é argilosa (vermelha), porém seus grãos têm grande dureza, por isso, de grande drenagem, estou começando a usar em alguns vasos, mas ainda não deu tempo p analisar os,resultados, pelo menos no vaso de crescimento mostrou-se um bom substrato.
[]s _________________ Jackson
"...Se errei, foi tentando acertar...." |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 8:12 pm Assunto: |
|
|
Oi Angela !!!
Antecipadamente, parabéns !!!
Desejo que algumas "coisinhas" como felicidade, saúde e harmonia te acompanhem sempre!
Talvez voce tenha descoberto a fonte que te mantém assim tão menina, transbordando de alegria e contagiando a todos nós !!!!!!
Um abraço bem grande !!!
Charles |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 8:16 pm Assunto: |
|
|
Mario,
Acho que, nas doses que te falei, vou usar a solução a base de Malathion... Meu cuidado com este produto, mesmo usando pouquíssimas vezes, é sempre muito grande!
Jackson,
Valeu pelas informações. Voce usa então apenas o carvão como matéria orgânica, certo?
Até o fim do ano, quando penso replantá-la, já terei tomado uma decisão. Mas tá me parecendo que a bougainvillea não exige um substrato específico.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Ter Maio 31, 2005 9:22 pm Assunto: |
|
|
Charles,
utilizo vários tipos de matéria orgânica, vivo fazendo experiências, além do carvão, tenho usado, substrato p/ floreiras, casca de pinus, turfa negra e em alguns casos est^rco de boi(Menos nos vasos definitivos no caso deste último).
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 5:49 am Assunto: |
|
|
Charles,
estou enviando a foto da bouganvilea depois de trocado o substrato mostrando folhas vigorosas. Na foto ela aparece depois de uma poda de redução. portanto são folhas antigas. Ela foi retirada do chão em 2003.
 _________________ Jackson
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 04, 2005 5:52 am Assunto: |
|
|
continuando,
esta acabei de retirar do chão.:
agora vou esperar a brotação p/ ver o q faço:
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 08, 2005 1:55 pm Assunto: |
|
|
Oi Jackson, tudo bem?
Muito legal!
Pelo visto voce é um apaixonado por bougainvilleas!
Bom saber a quem recorrer!!!
Gostei muito das opções de estrutura desta ultima!.. Vai ser um trabalho interessante explorar o potencial desta planta!
Quanto as suas experiências com substrato, voce notou se alguma delas se mostrou mais adequada?
A cada vez mais tenho acreditado (e praticado) que a boa drenagem é o ponto de partida fundamental, em paralelo a uma adubação correta.
Voce sabe se há algum componente que seja benéfico as bougainvilleas, se agregado ao substrato?
Parabéns pelas suas.....
Abraço,
Charles |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|