FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Serissa Han-Kengai Mame
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2008 12:18 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, em relação à estética do bonsai, propus um artigo sobre a percepção da forma e gostaria de saber a opinião de vocês.
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=8327&highlight=

No mais, O François Jeker também realiza estágios durante o ano muito interessantes. As fotos e outras informações sobre esses estágios estão no site Parlons Bonsai:
http://www.parlonsbonsai.com/

É só botar jeker no box "Recherche"

Valdir, excelente o projeto e a harmonia. Gostei muito da maneira como o galho inicia a queda para a cascata, com uma pequena elevação antes. Deu um movimento muito legal. Parabéns!

Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 7:06 am    Assunto: Responder com citação

Pedro, Obrigado pelo comentário.
Quanto ao teu texto, é interessante. Na verdade, é outra forma de falar sobre as regras existentes no bonsai. Elas tem o mesmo objetivo.
O que acontece é que muitas vezes não se busca saber porque existe determinada regra no bonsai, e passa-se a penasr que isso foi coisa inventada pelos japoneses e que não serve pro Brasil.
Questões estéticas na arte são universais.
Obrigado por postar teu texto! Tenho certeza que mutos vão passar a olhar com outros olhos para as regras agora.
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 9:46 am    Assunto: Responder com citação

Vhobus, entendo perfeitamente a importãncia das regras no bonsai. São elas que definem a arte de acordo com cada cultura, com cada pensamento estético, com os objetivos desejados dentro de cada estilo. Estéticas na arte são universais, sem dúvida. Apenas quero dizer que elas são feitas e decididas em relação à estética da ÁRVORE. A teoria da Gestalt, se refere ao nosso SISTEMA NERVOSO, e como tal não constitui regra de estilo ou estética. É muito usada em psicologia de forma a compreender os sistemas de auto-organização do corpo, como equilíbrio, fala, etc. As regras servem para TODOS os estilos, ANTIGOS e NOVOS. A qualquer idéia nova se aplicarão algumas das regras e se criarão outras (um exemplo disso ocorreu com os literati).
O que quero mostrar com o meu texto, é que tanto por trás das regras, mas mesmo antes de se apreciar ou analisar um bonsai, ou qualquer outra arte, existem fatores internos ao homem, regras próprias à sua fisiologia, que interferem antes do cérebro "captar a mensagem". Não são, assim, propriamente regras que definem uma arte, ou mesmo definí-la. Acredito que permitam analisar o bonsai como forma percebida pelo sistema nervoso, livre de julgamentos ou subjetividade ou, até mesmo, de senso artístico.
Quanto a regras servirem para uns e não para outros (japoneses ou brasileiros), isso é realmente falácia. Existem algumas variações de cunho culturais (por exemplo, os tais bonsai masculinos e femininos e o número 4, símbolo de morte para os japoneses, que não são os mesmos em todas as culturas), mas outras são universais, sem nenhuma dúvida.

Abraços,
Pedro Bessa
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Pedro, Eu compreendi...
Apenas quis mostrar que as regras tem o mesmo objetivo: despertar e aprimorar aquilo que já existe dentro do ser humano: um senso estético.
As regras foram certamente criadas pensando nisso.
Por exemplo:
Regra do bonsai: Não deixar galhos na mesma altura.
Objetivo: Evitar a formação de padrões típicos do olho humano. Esses padrões (repetições) tornam o bonsai estático e simétrico, o que tira a naturalidade.
O problema é que pouco disso é analizado e muitas vezes temos uma repulsa por alguma regra por não sabermos seu objetivo.
Eu também faço ikebana (aranjos florais). Os três elementos principais são: Shin, Tai, Soe. Eles são representados por 3 elementos do arranjo:
O shin pode ser um galho seco bem no alto, o Tai pode ser uma flor ou grupo de flores na altura mediana do arranjo, e o Soé pode ser uma folha ou grupo de folhas na parte baixa do arranjo.
Depois de colocar esses elementos na ordem, passa-se a distribuir muitos outros, secundários (pequenas flores, folhas e ramos) para completar os espaços.
Um observador leigo não vê o Shin, Tai, Soé. Mas ele sente o equilibrio do conjunto (por causa de seu senso estético inerente). Se tirar um deles, o observador sentirá que está desequilibrado, mas não saberá porque.
Um ikebana só com os tres elementos ficará vazio e sem sentido. precisa dos complementos.

É assim no bonsai. Os observadores leigos não sabem porque o bonsai está tão bonito e equilibrado, mas ele sente isso.
As regras ajudam o artista a despertar isso nos seus observadores.
Os elementos secundários (pequenos galhos, copas secundárias, boas curvas) preenchem esse esqueleto (regras) com carne (liberdade artistica). Assim ele cria um trabalho original e artisticamente bem elaborado, e consegue transmitir sua mensagem ao observador.

Creio que o Gestalt tem algo de semelhante, não?
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 10:47 am    Assunto: Responder com citação

Mais...
Ao criar um bonsai, o artista tem em mente um objetivo. Algo que quer despertar no obserbador.
Muitos mestre dão nomes aos seus trabalhos, exatamente pra expressar o sentimento que lhes foi despertado.
Tenho em mãos o livro de Salvatore Liporace, onde ele apresenta diversos trabalhos desde o início até a finalização. Todos eles tem nomes.
Ele chega a criar poemas e histórias que lhe vem a mente ao observar e trabalhar a planta. É fascinante.
O nome do livro é: "Bonsai, Espiritu Y Esencia".
Esse bonsai de Liporace chama-se "La bailarina":
Creio que no início fica difícil pensar nessas coisas, e o objetivo principal é criar uma pequena arvore num vaso. Mas na medida em que desenvolvemos, passamos a nos tornar mais exigentes, aí entra essa questão de estética.

Agora, Uma atualização da serissa: Primeiros Brotos

pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Valdir, acho que eu não tinha compreendido o que queria dizer... Agora sim... Concordo com tudo o que disse. Gostaria muito de ver os seus trabalhos com ikebana. Apesar de não fazer e nem ter realmente a vontade pesoal de fazê-lo, porque total limitação de espaço, aprecio muito a arte. E agradeço o comentário do livro, vou procurá-lo, porque me interessou muito. Sabe onde posso encontrá-lo?
A propósito da serissa, muito boa sorte no Certre Award!

Abraços,
Pedro Bessa
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Creio que na mistralbonsai vc encontra o livro.
Sobre a serissa... ainda não é a foto definitiva no certré. Apenas coloquei pra não ficar em branco. Nesse concurso é possivel substituir a foto da planta quantas vezes quiser. Por isso, ainda vou trocar de foto.
Obrigado pelos votos de sorte.
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 9:02 pm    Assunto: Responder com citação

Perfeito Valdir, muito bom.
agradeço a bibliografia e sobretudo a indicação simples e verdadeira de um principio estético que na maioria das vezes, justo por ser simples, nem pensamos, ou nem falamos....

De fato é um princípio que me parece verdadeiro mas que para mim ainda permanecia inconsciente. Sabe como é... ignorado seria mais correto.
Pequenas coisas que por vezes nos fazem dar saltos na profundidade do olhar.

não deixe de dar-nos estas dicas.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Estava na pagina anterior, me referia a seu projeto. Bela foto da bailarina.
Bela foto da serissa.
E boa sorte no concurso,

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 7:55 am    Assunto: Responder com citação

Pensando um pouco no que estamos discutindo no tópico "buscando o equilibrio de um bonsai", gosto muito dessa serissa pois ela é bem expressiva.
Na ultima foto ela literalmente faz uma reverência ao Suiseki. É como se ela estivesse agradecendo a montanha por ser seu lar.
pedrotv
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 16, 2008 9:22 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom o seu pensamento Valdir. Profundo e verdadeiro.

Abraços,
Pedro Bessa
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qui Jan 17, 2008 8:04 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Pedro!
Bom saber que esse sentimento é despertado em mais pessoas...
Assim sabemos que o objetivo foi alcançado!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: