|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jan 07, 2008 9:32 pm Assunto: |
|
|
Pedro,
achei muito boa a projeção do Alexandre muito boa. Ela acaba com o defeito que a planta tem com aquele olho no tronco na parte alta. A projeção vai deixá-loainda menor e mais proporcional à largura do tronco.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
cascao

|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 10:41 am Assunto: |
|
|
desfolhei o meu ficus boni a uma semana atras
porem num tirei photo ainda por falta de maquina pois a minha se encontra qebrada..
qnd eu arrumar alguma amquina ew tiro e posto num forum.
para sugestões de colegas. _________________ Thiago Jose Albergaria Souza |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 11:19 am Assunto: |
|
|
Alexandre!
Excelente projeto.
Aproveitou o 1º e o 3º terço da planta e descartou a parte ruim.
Legal!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 7:16 pm Assunto: |
|
|
Adorei também os projetos,
Não teria coragem de seguir o de baixo, por medo de não nascer os ramos nos locais pretendidos mas, a idéia me pareceu a melhor, muito boa. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

Registrado: 12/04/07 Mensagens: 264 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Sex Jan 18, 2008 8:02 pm Assunto: |
|
|
Caramba, esqueci de ver esse tópico (não sei porque não estava me notificando, acho que desmarquei sem querer...).
Alexandre! Show a projeção, muito interessante. Resolve mesmo os problemas na parte aérea. Tenho que concordar com o Duprat, tenho um pouco de medo de ousar ainda, por não saber se vai nascer o necessário...
Entretanto, antes de ver a sua projeção, e vendo um dvd francês sobre áceres, vi uma técnica muito interessante para corrigir algumas imperfeições: criando outras... Mas que pareçam mais naturais. Acabei fazendo no ficus, e acho que deixará uma cicatriz muito interessante naqueles olhos... Por enquanto está tudo coberto com massa cicatrizante. A planta está se desenvolvendo muito bem. As folhas voltando com força e muita nova ramificação vai surgir. Encontrei uma nova frente que me parece muito interessante, e que, se a intervenção der certo, vai valorizar muito a linha do tronco, que gosto muito... Uma copa bem densa, bem ramificada e com uma frente interessante...
Uma foto da nova frente escolhida:
Gostaria de saber o que acha assim... Ao vivo fica melhor... Também penso, com essa nova frente, em deixar os galhos mais baixos crescerem bem mais, triangulando a copa com uma base mais poderosa e com o primeiro galho que sai da esquerda descendo para quebrar a linha da estrutura introduzindo um maior dinamismo... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
http://pedrobonsai.wordpress.com |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 5:06 pm Assunto: |
|
|
Pedro,
um dos objetivos deste fórum são as dicas e sugestões que recebemos dos amigos, mas no final quem deve decidir o que fazer é o dono da árvore... pois em primeiro lugar o trabalho deve agradar ao mesmo
Esta nova frente também é um belo caminho... particularmente eu eliminaria alguns galhos que nascem de dentro das curvas ou na mesma altura do oposto...
outro projeto:
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 5:35 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, MARAVILHOSO!!!
Estava na dúvida sobre a retirada de alguns galhos... Excelente a projeção...
Concordo com você. O fórum é realmente uma excelente ferramenta para o estudo de nossos bonsai através do olhar e experiência dos amigos. Muitas vezes conseguem enxergar uma coisa que a gente não vê! Sua projeção anterior tinha ficado muito bacana, mas ao mesmo tempo em que eu ainda tenho um pouco de medo com ações mais radicais, na planta ao vivo, existe realemente um movimento interessante que eu não queria perder e que a foto não mostrava com a mesma intensidade!
Valeu pelas dicas e um grande abraço! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 5:46 pm Assunto: |
|
|
AH! E o vaso também! Excelente dica! _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 5:58 pm Assunto: |
|
|
Grande alexandre, sempre encontrando o melhor caminho.
Tinha ja obsrvado esta arvore e ficado sem ideia do que sujerir para retiras aquele X no meio da planta.
Excelente projeção amigo. Também achei o vaso perfeito. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
pedrotv 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 6:02 pm Assunto: |
|
|
Engraçado... Eu não estava vendo o x direto, talvez porque não olho tanto a foto mas a planta, mas agora que o duprat falou e que vi na foto, só vejo isso!!!
Ainda bem que tem uma solução... _________________ Um amigo é uma estrada, um inimigo é um muro - provérbio chinês.
Abraços,
Pedro Bessa
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Jan 20, 2008 6:04 pm Assunto: |
|
|
Olá Alexandre!
Nessa última projeção você colocou em prática uma coisa que eu custei muito a aceitar, por medo: Deixar uma planta com poucos galhos!
Eu sempre deixava muits galhos o que, se não forem bem aramados e bem direcionados, aparenta uma verdadeira confusão.
Claro, nem sempre é possivél, mas o fato é que ao visualizar um projeto devemos olhar a planta por essa ótica, também.
Um abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|