|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 8:01 am Assunto: Goiabeira - P. guineense var. araça (Brazilian guava) |
|
|
Olá turma...
Essa é a mini-goiabeira do cerrado.
Ela possue folhas e frutos bem menores que a goiabeira comum.
Coletei esse troncquinho ontem a tarde aqui numa fazenda de um amigo.
Tem muita dessa por lá...
Ainda estou pesquisando, me me parece que é similar a esta espécie usada por Min Suan Lo: http://internetbonsaiclub.org/index.php?option=com_smf&Itemid=133&topic=22239.0
Reparem na ultima foto os frutos bem pequenos.
Editado pela última vez por vhobus em Seg Jan 21, 2008 9:12 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
ARQPATRIK 4.o PASSO

Registrado: 01/06/06 Mensagens: 647 Localização: CAMPO GRANDE -MS
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 8:55 am Assunto: |
|
|
Valdir está muito parecido com oque chamamos aqui em MS de Araça, é uma goiabinha de cerrado, a folha da sua e o fruto que mostrou no outro forum estão identicos, plantei ano passado umas sementes mas não germinou.
Pesquise por esse nome Araça. _________________ ABRAÇOS!!!!
PATRIK MACHADO
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 9:14 am Assunto: |
|
|
PAtrick,
Aqui também é chamado de araçá. Contudo araçá se refere a variedade.
Tanto goiaba quanto araçá são da mesma família. Na verdade são tudo Goiabas.
Essa aqui é P. guineense var. araça (Brazilian guava, goiaba brasileira). |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 1:05 pm Assunto: |
|
|
Que bonsai e esse!!!!!!!! FANTASTICO
Essas goiabas me fascinam quem tiver outras fotos de bonsai de goiaba,
se puder posta ai pra nois
Agradeço  _________________ Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto.
Ecl:09:04. |
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 57 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 1:28 pm Assunto: |
|
|
hoje almoçei na casa de minha sogra, ele estava com um soco cheio de araça, e pediu para mim fazer umas mudas dela, plantando a semente. realmente parece boiaba... vou plantar. hehe. abraços _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 42 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 2:02 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho uma mudinha que esta a crescer livremente, é um Araçá amarelo (P. cattlelianum) mas as folhas são bem diferente destas mostrada neste maravilhos tronco coletado,
 _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 21, 2008 4:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Valdir, esse araça que vc mostrou, com um excelente troncão, diga-se, é bem diferente do outro mostrado no site do Min Suan Lo. O bonsaista Francisco Lustosa possui, em seu viveiro, um lindo bonsai formado por uma planta dessa variedade do Min Suan Lo. A que voce mostra porem, é a mais comumente encontrada no cerrado. Tenho umas tres ou quatro variedades em minha chacara, além dessa, inclusive uma com casca tipo corticosa, e frutos diminutos.
São da mesma espécie e familia, mas de variedades diferentes, porém. O pessoal do nordeste, particularmente Luiz Galvão, Sergivaldo e Bergsom, possuem uma excelente variedade, coletadas ou de semente, que cultivam para formar excelentes bonsai.
http://farm1.static.flickr.com/148/354196024_607e54a2f9.jpg?v=0
http://farm1.static.flickr.com/148/354158068_bc4a4d517b.jpg?v=0
Repare que nessas fotos as folhas e a cor da madeira são bem mais parecidos com os do honorável Min Suan que com os da sua. Mas é facilmente encontrável em viveiros e no cerrado, tambem. Graças à desfolha, feita até duas vezes por ano, o bonsaista Francisco Lustosa tem conseguido reduzir bem o tamanho das folhas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 5:19 pm Assunto: acompanhando |
|
|
acompanhando _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Mar 14, 2011 5:30 pm Assunto: |
|
|
Amigo Guardião, este tópico é de 2008!!! E não tem sido movimentado. Inclusive seu autor passou a ser visitante no fórum, não está mais postando... vai ser difícil ter algum retorno..
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|