FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Bonsai de Ipê Amarelo
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Karyne Gregorio

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 4:11 pm    Assunto: Bonsai de Ipê Amarelo Responder com citação

Preciso novamente de orientações. Meu Bonsai está agora com seis meses; fiz o escorredor e mamadeira como me indicaram e também aramação. Ele chegou ao tamanho que quero e não sei como fazer para ele parar de crescer, todos os dias aparecem galhos e folhas que tenho podado, mas não sei se isto é correto. Também, em relação a aramação, como o tronco foi crescendo encorpando, o arame está enterrando no tronco. Portanto, preciso tirar ele da mamadeira para para de crescer? Posso deixar o arame onde está ou tenho que fazer uma nova aramação? Desde já agradeço toda ajuda que tenho recebido.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
ARQPATRIK
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 5:06 pm    Assunto: Responder com citação

Karyne,
Enquanto as raizes tiverem espaço e nutrientes elas vão crescer e a copa tbém, principalmente nessa época que as plantas estão a todo vapor.
a aramação deve ser retirada da planta antes de começar a marcar, se deixar o arame enterrar vai ficar a marca dificio de sair, coloca a foto do ipê para podermos avaliar melhor, confesso que estou curioso, para ver, gosto muito de ipê, mas só tenho o branco.
"Não receie crescer devagar; só tenha medo de permanecer imóvel." (Ditado chinês)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 7:42 pm    Assunto: Contínuo Responder com citação

Karyne

Como sugerido pelo Arqpatrik, retire os arames, para não danificar o tronco.

Se você diminiur a rega e a adubação sua planta vai diminuir o ritmo de crescimento. Mas ela não vai parar de crescer, pois se uma planta parar de crescer ela morre. São as partes jovens que fornecem os hormônios para manter vivas as raízes e toda a planta.

Sua planta foi para a mamadeira para se desenvolver rapidamente. Como já aingiu o efeito desejado, pode retirar da mamadeira. Mas o crescimento contínuo não é um problema, pois você pode controlar o crescimento através das podas periódicas (cada 6 meses ou 1 ano, p. ex.), para manter ou aprimorar a forma.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 24, 2008 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

Karyne,

acho que seria melhor você postar uma foto de sua planta para podermos te ajudar melhor. Pode ser que ela esteja com o tamanho que você deseja para o final, mas não para o bonsai em formação com uma estética adequada. Poste uma foto para vermos.

T+
Karyne Gregorio

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 3:34 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada pela orientação que todos tem dado. O que gostaria de saber ainda é se tiro da mamadeira mesmo o ipê estando lá há apenas quatro meses?
Ah, tentei mandar a foto mas não sei como fazer...
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 01, 2008 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

karyne,

acho que seria melhor a foto. Nem sempre o tamanho que você pretende que seja o final é o que você vai "paralizar" o crescimento. Muitas vezes fazemos que a planta cresça muito mais que o tamanho pretendido para obter o tronco do calibre necessário. Deixe na mamadeira até que possamos ver como está sua planta em algumas fotos.

T+
Braulio

MensagemEnviada: Qui Fev 14, 2008 2:29 pm    Assunto: Responder com citação

Poxa...esse tópico me interessou muito. Tenho uma muda de Ipê há uns 4 ou 5 anos e estou pretendendo trabalhá-la. Gostaria muito de ver suas fotos...
Silvia Primo de Barros

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 5:46 pm    Assunto: Responder com citação

Também tenho Algumas mudinhas de Ipê Amarelo.
Mas acho que ainda estão pequenas pra qualquer coisa

Essa é uma muda sozinha

Essas são fotos de mais ou menos um mes atraz, ela esta com mais folhas, tem brotinhos, mas continua do mesmo tamanho.

Também tem essa com o que acredito ser uma jabuticabeira, Essa era a terra em que as duas brotaram, depois mudei para uma terra com mais material organico. Elas também estã com mais folhas mais o tamanho continua o mesmo.

O que voces acham das minhas mudinhas, sei que vai levar muto tempo pra elas se tornarem pré bonsai.
busco ajuda pra buscar diminuir esse tempo. mas sem perder a paciencia.
abraços!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: